A prática do futebol e futsal para acadêmicas do curso de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3696Palavras-chave:
Mulher, Futebol, Futsal, Educação FísicaResumo
O objetivo geral do estudo foi investigar como ser mulher interfere na prática do conteúdo de futebol e futsal no curso de graduação em Educação Física (EF) licenciatura, na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Utilizou-se como método o materialismo histórico-dialético e o instrumento metodológico foi o questionário passado de forma virtual. O questionário continha questões abertas e fechadas e foi distribuído online, via Google Forms, obtendo 12 respondentes. Ao final da pesquisa, foi possível analisar que os desafios, de natureza multifacetada, podem restringir a participação feminina nessas práticas esportivas, prejudicando a capacidade de desenvolvimento pessoal, social e físico que esses esportes oferecem. O resultado permitiu concluir que, nas aulas das disciplinas de futebol/futsal da referida universidade, é possível observar diferenças que incluem oportunidades limitadas, baseadas em estereótipos sobre a falta de habilidades e experiência corporal das mulheres, além de exclusão social e dificuldades na comunicação.
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