Um estudo sobre as propostas curriculares dos cursos de licenciatura e bacharelado de Educação Física em universidades públicas da região central, alto Jequitinhonha e norte de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3014Palavras-chave:
Currículo;, Licenciatura;, Bacharelado;, Educação Física.Resumo
Como as demais áreas de conhecimento, o currículo do curso de Educação Física, sofre e sofreu com as modificações sociais e culturais do seu entorno. Neste sentido, a resolução 058/2004, determinou que a Educação Física teria duas áreas de formação distintas, já se passando, portanto, 15 (quinze) anos dessa resolução. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar as propostas curriculares dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física de cinco universidades públicas da Região Central, Alto Jequitinhonha e Norte do estado de Minas Gerais, com o intuito de apontar pontos congruentes e divergentes das propostas formativas para ambas as habilitações. Alcançamos este objetivo via pesquisa documental e concluímos que a fragmentação do curso não deve reduzir o conhecimento específico, e sim permitir o aprendizado amplo para possibilitar a escolha em um cenário vasto. Desta forma, acreditamos que a unificação seria o caminho mais coerente com a realidade vivenciada pelos(as) acadêmicos(as) e profissionais da área, já que encontramos nas matrizes curriculares analisadas diversas disciplinas obrigatórias semelhantes, o que refuta a ideia de fragmentação do curso.
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