Um estudo sobre as propostas curriculares dos cursos de licenciatura e bacharelado de Educação Física em universidades públicas da região central, alto Jequitinhonha e norte de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3014

Palavras-chave:

Currículo;, Licenciatura;, Bacharelado;, Educação Física.

Resumo

Como as demais áreas de conhecimento, o currículo do curso de Educação Física, sofre e sofreu com as modificações sociais e culturais do seu entorno. Neste sentido, a resolução 058/2004, determinou que a Educação Física teria duas áreas de formação distintas, já se passando, portanto, 15 (quinze) anos dessa resolução. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar as propostas curriculares dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física de cinco universidades públicas da Região Central, Alto Jequitinhonha e Norte do estado de Minas Gerais, com o intuito de apontar pontos congruentes e divergentes das propostas formativas para ambas as habilitações. Alcançamos este objetivo via pesquisa documental e concluímos que a fragmentação do curso não deve reduzir o conhecimento específico, e sim permitir o aprendizado amplo para possibilitar a escolha em um cenário vasto. Desta forma, acreditamos que a unificação seria o caminho mais coerente com a realidade vivenciada pelos(as) acadêmicos(as) e profissionais da área, já que encontramos nas matrizes curriculares analisadas diversas disciplinas obrigatórias semelhantes, o que refuta a ideia de fragmentação do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrielle Barbosa Rodrigues, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Licenciada em Educação Física - UNIMONTES

Carla Chagas Ramalho, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduada em Educação Física (UERJ); Especialista em Gênero e Sexualidade (UERJ); Mestre em Educação (UFRJ); Professora do Departamento de Educação Física e Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros.

Rafaela Vitória Gomes Cardoso, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Licenciada em Educação Física - UNIMONTES

Fernanda de Souza Cardoso, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES); Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Doutora em Ciências da Religião pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Professora efetiva do Departamento de Educação Física da UNIMONTES.

Referências

BENITES, Larissa Cerignoni; SOUZA NETO, Samuel de; HUNGER, Dagmar. O processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação de professores de Educação Física. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 34, n. 2, p. 343-360, ago. 2008 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151797022008000200009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 29 jun. 2020. https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000200009.

BETTI, Mauro. Perspectivas na Formação Profissional. In: MOREIRA, Wagner Wey. Educação física & esportes: Perspectivas para o século XXI (org.). Coleção Corpo & Motricidade. 17ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES 058/2004, de 18 de fevereiro de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física. Brasília, 2004a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/pces058_04.pdf>. Acesso em: 10 fev 2020.

______. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução no 7/2004, de 31 de março de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Brasília, 2004b. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces0704edfisica.pdf> Acesso em 10 fev 2020.

DE PAULA, Alisson Slider do Nascimento; OLIVEIRA, Rogério Paes de; TESTA, Saulo; COSTA, Frederico Jorge Ferreira. Formação em Educação Física e a regulamentação da profissão: sistema CONFEF/CREFS e a divisão curricular. Debates em Educação, Maceió, v. 10, n. 21, p. 279-292, ago. 2018. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4272>. Acesso em: 12 set. 2020. doi:https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p279-292.

FARIA JÚNIOR, Alfredo Gomes de. Perspectivas na Formação Profissional em Educação Física. In: MOREIRA, Wagner Wey. Educação física & esportes: Perspectivas para o século XXI (org.). Coleção Corpo & Motricidade. 17ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

FURTADO, Roberto Pereira. Novas Diretrizes e antigos debates: uma análise das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Educação Física - Resolução CNE/CES 06/2018. In: SOARES, Marta Genú; ATHAYDE, Pedro Fernando Avalone; LARA, Larissa (org.). Formação profissional e mundo do trabalho. 4. v. Natal: EDUFRN, 2020. cap. 7, pág. 115-135.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social /Antonio Carlos Gil. – 6° ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

IORA, Jacob Alfredo; SOUZA, Maristela da Silva; PRIETTO, Adelina Lorensi. A divisão licenciatura/bacharelado no curso de educação física: o olhar dos egressos. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. 461-474, jun. 2017. ISSN 1982-8918. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/63979>. Acesso em: 08 jul. 2020. doi:https://doi.org/10.22456/1982-8918.63979.

LORENA, Fernanda Beraldo; FILGUEIRAS, Isabel Porto; PECHLIYE, Magda Medhat. Relações entre biologia e educação física: o olhar de especialistas sobre uma proposta de sequência didática. Revista Acadêmica de Educação do ISE, Vera Cruz, v.3, n.1, 2013.

MELO, Victor Andrade de. Porque devemos estudar história da educação física/esportes nos cursos de graduação?. Motriz, Rio de Janeiro, v.3, n.1, junho/1997.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

OLIVEIRA, Rosane Machado de. Currículo Escolar: Um Conjunto de Conhecimentos para a Concretização de Objetivos Educacionais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 8°. Ano 02, vol. 05, p. 52-73, novembro de 2017.

PRONI, Marcelo Weishaupt. Universidade, profissão Educação Física e o mercado de trabalho. Motriz: rev. educ. fis. (Online), Rio Claro , v. 16, n. 3, p. 788-798, set. 2010 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-65742010000300027&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 ago. 2020. http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n3p788.

RAMOS, Renata; ISAYAMA, Hélder Ferreira. Lazer e esporte: olhar dos professores de disciplinas esportivas do curso de educação física. Rev. bras. educ. fís. esporte (Impr.), São Paulo, v. 23, n. 4, p. 379-391, Dec. 2009 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092009000400007&lng=en&nrm=iso>. access on 27 Feb. 2021. https://doi.org/10.1590/S1807-55092009000400007.

ROCHA, Bruna Beatriz da; COELHO, Fernanda Cristina dos Santos; TOLEDO, Flaviana Alves. Licenciatura e Bacharelado em Educação Física: impactos na formação profissional no estado de minas gerais. REVES - Revista Relações Sociais, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 0103-0118, 2019. DOI: 10.18540/revesvl2iss1pp0103-0118. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3216. Acesso em: 18 fev. 2021.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

WEBER, Jacir Vicente. A interdisciplinaridade entre as ciências e a educação física na visão de alunos do ensino fundamental e médio. 2013. 111 p. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.

YOUNG, Michael. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 44, n. 151, p. 190-202, Mar. 2014 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010015742014000100010&lng=en&nrm=iso>. access on 07 Apr. 2020. https://doi.org/10.1590/198053142851.

Downloads

Publicado

2023-01-24

Como Citar

Barbosa Rodrigues, . A. ., Ramalho, C. C., Gomes Cardoso, R. V. ., & de Souza Cardoso, F. . (2023). Um estudo sobre as propostas curriculares dos cursos de licenciatura e bacharelado de Educação Física em universidades públicas da região central, alto Jequitinhonha e norte de Minas Gerais. Revista Educar Mais, 7, 176–189. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3014

Edição

Seção

Artigos