Corporeidade nas aulas de Educação Física de uma escola no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.428-441.1833

Palavras-chave:

Educação Física, Corporeidade, Corpo.

Resumo

A Educação Física é um componente curricular obrigatório durante a Educação Básica, neste período a percepção da corporeidade deveria ser um fator importante para a compreensão do corpo de forma ampla. Desta forma, este trabalho tem como objetivo central analisar como alunos(as) e professoras do Ensino Médio, de uma escola estadual do Vale do Jequetinhonha (Minas Gerais) identificam a vivência da corporeidade durante as aulas de Educação Física e como conceituam corporeidade. Este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Utilizando dois questionários, um para cada grupo investigado, um grupo de 13 (treze) alunos(as) do 3º ano do Ensino Médio, e outro com 2 (duas) professoras de Educação Física que atuam na escola pesquisada. A partir da análise do conteúdo, concluímos que a corporeidade ainda tem o seu conceito e a sua compreensão não totalmente definidos pelos(as) alunos(as) pesquisados(as), apesar das professoras salientarem a importância de trabalhar visando a corporeidade.

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Biografia do Autor

Heide Pereira Costa, Universidade Estadual de Montes Claros

Licenciada em Educação Física (Universidade Estadual de Montes Claros)

Carla Chagas Ramalho, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Educação Física (UERJ)

Especialista em Gênero e Sexualidade (UERJ)

Mestre em Educação (UFRJ)

Professora do Departamento de Educação Física e Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros

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Publicado

2020-09-08

Como Citar

Costa, H. P., & Ramalho, C. C. (2020). Corporeidade nas aulas de Educação Física de uma escola no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. Revista Educar Mais, 4(2), 428–441. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.428-441.1833

Edição

Seção

Artigos