Tendências atuais sobre o Ensino de Física Moderna: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3668

Palavras-chave:

Física Moderna, Ensino Médio, Teoria da Relatividade

Resumo

Este artigo é uma revisão de literatura que explora tópicos de Física Moderna (FM) no contexto do Ensino de Física, como parte de um estudo de doutoramento que tem como objetivo introduzir FM no Ensino Médio (EM) com uma visão histórica e epistemológica da Ciência, fazendo uso da argumentação científica. Dessa forma, este artigo buscou responder: Com base na literatura da área, quais são as principais temáticas da FM trabalhadas, com um olhar histórico e epistemológico? Que conceitos, estratégias e tendências aponta a literatura para serem explorados na Educação Básica? A análise qualitativa revelou que os artigos tratam de várias temáticas de FM, com uma linguagem robusta ao EM. A Teoria da Relatividade se destaca na pesquisa, embora não haja uma indicação conclusiva sobre qual aspecto da teoria deve ser abordado. Mas, por meio da análise de conteúdo foi possível identificar quatro categorias de como os conceitos da teoria são discutidos na área. Ainda que não se tenha chegado a uma estratégia definitiva para o ensino em sala de aula, a revisão fornece base e fundamentação para entendermos que trabalhar Relatividade no EM é uma via útil para propor uma abordagem interdisciplinar e histórica, e construir nos alunos habilidades e pensamento crítico, como também permite compreender algumas tecnologias presentes na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Maria Derlandia de Araújo Januário, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Mestrado Nacional em Pesquisa e Ensino de Física, polo 31 -URCA. Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Regional do Cariri (2013). Especialista em Matemática e Física pela Faculdade de Juazeiro do Norte. Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Juazeiro do Norte. Técnica de enfermagem pela Estácio- FMJ. Trabalhou como professora de Física pela Secretaria da Educação Básica do Ceará, Colégio Sossego e professora substituta da Universidade Regional do Cariri.

André Felipe Hoernig, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e Mestrado em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da mesma instituição (2020). Graduando do curso de Bacharelado em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Neusa Teresinha Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2000); mestre em Física (área de concentração: Ensino de Física) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005); doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) na área de concentração de Ensino de Física. Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS; é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS, atuando como professora e orientadora (dissertações e teses); foi Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Física (período 2017-2020). Atuou na gestão do Departamento como Coordenadora Substituta da Comissão de Graduação da Licenciatura em Física (2019-2021) e (2021-2023). Desenvolve pesquisas nas áreas de Epistemologia da Ciência (e suas implicações no Ensino de Física), Formação de Professores e interação Universidade-Escola Básica.

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Publicado

2024-01-04

Como Citar

Januário, M. D. de A., Hoernig, A. F., & Massoni, N. T. (2024). Tendências atuais sobre o Ensino de Física Moderna: uma revisão de literatura . Revista Educar Mais, 8, 1–22. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3668

Edição

Seção

Artigos