Contribuições da Filosofia da Ciência ao Ensino, aspectos da visão epistemológica de Michel Paty: os momentos conceituais e momentos na prática
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.134-153.1431Palavras-chave:
Construção de teorias científicas, Filosofia da ciência, Mecânica Quântica, Matemática.Resumo
Este texto apresenta uma introdução a uma visão epistemológica contemporânea, a de Michel Paty. Frente à vasta produção de Paty na área da filosofia da ciência, são aqui destacadas apenas aquelas ideias sobre a Mecânica Quântica e sobre o papel da Matemática na construção das teorias científicas. Segundo ele, a Mecânica Quântica é uma teoria legitimada e constitui um núcleo teórico, por seus algoritmos, formulação e linguagem, de todas as teorias da Química, Física, Estrutura da Matéria e até de certos estados da matéria que aparecem na Astrofísica. Mas a Mecânica Quântica não se apresenta como uma teoria da matéria, não explica propriedades dinâmicas dos sistemas, pois se coloca como um quadro teórico, conceitual e formal no interior do qual são desenvolvidos modelos dinâmicos suscetíveis de se constituírem como teoria. A Matemática, por sua vez, na visão de Paty, é cada vez mais concebida como inerente aos conceitos científicos, constitutiva desses conceitos, isto é, serve para construí-los. Na Física, por exemplo, a Matemática impôs sua marca na construção das teorias físicas. Para abordar objetos que escapam à apreensão direta através dos sentidos humanos a Matemática provê à Física um aparato formal que marca o grau de abstração e complexidade envolvidos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.