Ciência e religião: busca por uma conciliação sob a filosofia pragmática de William James e algumas considerações para o Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2845

Palavras-chave:

Ciência e Religião, William James, Filosofia da Religião, Ensino de Ciências

Resumo

Nosso estudo discute algumas possibilidades de lidar com ciência e religião na educação científica a partir da filosofia pragmática de William James, com base em sua compreensão do que constitui uma perspectiva religiosa. Para abordar esse tema, assumimos uma perspectiva de diálogo entre ciência e religião e articulamos esse modelo à filosofia de James. Tentamos articular essa perspectiva com o ensino de ciências, o que possivelmente pode melhorar a compreensão pública da ciência. Para isso, buscamos apresentar a filosofia da religião de William James e relacionar certos aspectos à visão de cientistas importantes no contexto da Física, em particular alguns cientistas mais conhecidos do público em geral, relacionados ao surgimento da Física Quântica. A pesquisa é de natureza qualitativa e baseia-se principalmente na análise de uma obra de James e da visão de cientistas reconhecidos no processo de desenvolvimento da Física Quântica, destacando que a dicotomia ciência e religião, e ciência e sociedade pode ser não benéfica para a ciência. Ao final, apresentamos alguns dados levantados através de um questionário aplicado a um grupo de alunos do ensino médio, para enriquecer a discussão. Nosso estudo sugere algumas possibilidades para o Ensino de Física, no que diz respeito à potencialidade de lidar com a religiosidade em sala de aula.

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Biografia do Autor

André Felipe Hoernig, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e Mestrado em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da mesma instituição (2020). Graduando do curso de Bacharelado em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Neusa Teresinha Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2000), Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), na área de concentração: Ensino de Física. Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS.

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Publicado

2022-06-10

Como Citar

Hoernig, A. F., & Massoni, N. T. (2022). Ciência e religião: busca por uma conciliação sob a filosofia pragmática de William James e algumas considerações para o Ensino de Ciências. Revista Educar Mais, 6, 587–608. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2845

Edição

Seção

Artigos