Tendências atuais sobre o Ensino de Física Moderna: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3668

Palavras-chave:

Física Moderna, Ensino Médio, Teoria da Relatividade

Resumo

Este artigo é uma revisão de literatura que explora tópicos de Física Moderna (FM) no contexto do Ensino de Física, como parte de um estudo de doutoramento que tem como objetivo introduzir FM no Ensino Médio (EM) com uma visão histórica e epistemológica da Ciência, fazendo uso da argumentação científica. Dessa forma, este artigo buscou responder: Com base na literatura da área, quais são as principais temáticas da FM trabalhadas, com um olhar histórico e epistemológico? Que conceitos, estratégias e tendências aponta a literatura para serem explorados na Educação Básica? A análise qualitativa revelou que os artigos tratam de várias temáticas de FM, com uma linguagem robusta ao EM. A Teoria da Relatividade se destaca na pesquisa, embora não haja uma indicação conclusiva sobre qual aspecto da teoria deve ser abordado. Mas, por meio da análise de conteúdo foi possível identificar quatro categorias de como os conceitos da teoria são discutidos na área. Ainda que não se tenha chegado a uma estratégia definitiva para o ensino em sala de aula, a revisão fornece base e fundamentação para entendermos que trabalhar Relatividade no EM é uma via útil para propor uma abordagem interdisciplinar e histórica, e construir nos alunos habilidades e pensamento crítico, como também permite compreender algumas tecnologias presentes na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Derlandia de Araújo Januário, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Mestrado Nacional em Pesquisa e Ensino de Física, polo 31 -URCA. Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Regional do Cariri (2013). Especialista em Matemática e Física pela Faculdade de Juazeiro do Norte. Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Juazeiro do Norte. Técnica de enfermagem pela Estácio- FMJ. Trabalhou como professora de Física pela Secretaria da Educação Básica do Ceará, Colégio Sossego e professora substituta da Universidade Regional do Cariri.

André Felipe Hoernig, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e Mestrado em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da mesma instituição (2020). Graduando do curso de Bacharelado em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Neusa Teresinha Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2000); mestre em Física (área de concentração: Ensino de Física) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005); doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) na área de concentração de Ensino de Física. Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS; é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS, atuando como professora e orientadora (dissertações e teses); foi Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura em Física (período 2017-2020). Atuou na gestão do Departamento como Coordenadora Substituta da Comissão de Graduação da Licenciatura em Física (2019-2021) e (2021-2023). Desenvolve pesquisas nas áreas de Epistemologia da Ciência (e suas implicações no Ensino de Física), Formação de Professores e interação Universidade-Escola Básica. neusa.massoni@if.ufrgs.br

Referências

AINSWORTH, Peter Mark. What is ontic structural realism?. Studies in History and Philosophy of Science Part B: Studies in History and Philosophy of Modern Physics, v. 41, n. 1, p. 50-57, 2010. https://doi.org/10.1016/j.shpsb.2009.11.001

ALVES-BRITO, Alan; CORTESI, Ariane. Complexidade em Astronomia e Astrofísica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, 2021. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0418

ALSTEIN, Paul; KRIJTENBURG-LEWERISSA, Kim; VAN JOOLINGEN, Wouter R. Teaching and learning special relativity theory in secondary and lower undergraduate education: A literature review. Physical Review Physics Education Research, v. 17, n. 2, p. 023101, 2021.

AMBROZY, Marián; LOKAJÍ?EK, Miloš; VAL?O, Michal. Classical Mechanics and Contemporary Fundamental Physical Research. Philosophia: International Journal of Philosophy, v. 20, n. 2, p. 212-237, 2019. https://doi.org/10.46992/pijp.20.2.a.5

ARRIASSECQ, Irene; CAYUL, Esther; GRECA, Ileana. Enseñanza de la teoría general de la relatividad en la escuela secundaria: por qué, qué y cómo. 2017.

BARBOSA, Patrynie Garcia; AQUINO, Arthur Marques; CALHEIRO, Lisiane Barcellos. Representações sociais de alunos da educação básica sobre buracos negros. Revista de Enseñanza de la Física, v. 32, p. 135-142, 2020.

Bardin, Laurenci. Análise de conteúdo. 70. ed. São Paulo: [s. n.], 2011.

BAMBI, Cosimo. Testing General Relativity with black hole X-ray data: a progress report. Arabian Journal of Mathematics, v. 11, n. 1, p. 81-90, 2022. https://doi.org/10.1007/s40065-021-00336-y

BARCELLOS, Marcília; GUERRA, Andreia. INNOVACIÓN CURRICULAR Y FÍSICA MODERNA: DE LA PRESCRIPCIÓN A LA PRÁCTICA. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, p. 329-350, 2015. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172015170203

BARROS, Brendon SM; DE SOUZA, Emanuel V. Study of gravitational waves in high school: a theoretical and experimental approach. arXiv preprint arXiv:2003.08543, 2020.

BATISTA, Carlos Alexandre; SIQUEIRA, Maxwell. Análise didática de uma atividade lúdica sobre a" instabilidade nuclear". Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias: Góndola, Ens Aprend Cienc, v. 14, n. 1, p. 126-142, 2019. https://doi.org/http://doi.org/10.14483/23464712.13242

BERLAND, Leema K. et al. Epistemologies in practice: Making scientific practices meaningful for students. Journal of Research in Science Teaching, v. 53, n. 7, p. 1082-1112, 2016. DOI: 10.1002/tea.21257.

BEVERS, Brett Maynard. Everett's “many-worlds” proposal. Studies in History and Philosophy of Science Part B: Studies in History and Philosophy of Modern Physics, v. 42, n. 1, p. 3-12, 2011. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.shpsb.2010.11.002

BORRELLI, Arianna. The case of the composite Higgs: The model as a “Rosetta stone” in contemporary high-energy physics. Studies in History and Philosophy of Science Part B: Studies in History and Philosophy of Modern Physics, v. 43, n. 3, p. 195-214, 2012. https://doi.org/10.1016/j.shpsb.2012.04.003

Brasil. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN+ – Ensino Médio – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

Brasil. Conselho Nacional da Educação/Conselho Pleno. Resolução n. 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC). Disponível em: .

CARUSO, Francesco; DE FREITAS, Nilton. Física moderna no ensino médio: o espaço-tempo de Einstein em tirinhas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 2, p. 355-366, 2009.

COLES, Peter. A revolution in science: the eclipse expeditions of 1919. Contemporary Physics, v. 60, n. 1, p. 45-59, 2019. https://doi.org/10.1080/00107514.2019.1624000

DA SILVA LOPES, Pedro Henrique et al. Os postulados da relatividade: variações temporal, espacial e massiva. Conjecturas, v. 22, n. 16, p. 140-156, 2022. DOI: 10.53660/CONJ-2071-MP08A

DE BIANCHI, Silvia; CATREN, Gabriel. Introduction to the special issue Hermann Weyl and the philosophy of the ‘New Physics’. Studies in History and Philosophy of Science Part B: Studies in History and Philosophy of Modern Physics, v. 61, p. 1-5, 2018.https://doi.org/10.1016/j.shpsb.2017.06.005

DISALLE, Robert. Absolute space and Newton's theory of relativity. Studies in History and Philosophy of Science Part B: Studies in History and Philosophy of Modern Physics, v. 71, p. 232-244, 2020. https://doi.org/10.1016/j.shpsb.2020.04.003

DOS SANTOS GODOI, Willian. O problema das ideias de natureza simples para a geometria não-euclidiana e para a física não-newtoniana a partir da análise de Gaston Bachelard. Griot: Revista de Filosofia, v. 11, n. 1, p. 268-288, 2015. https://doi.org/10.31977/grirfi.v11i1.629

EL-HANI, Charbel Niño; TAVARES, Eraldo José Madureira; DA ROCHA, Pedro Luís Bernardo. Concepções epistemológicas de estudantes de biologia e sua transformação por uma proposta explícita de ensino sobre história e filosofia das ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 9, n. 3, p. 265-313, 2004.

FEITOSA, José Felipe Guedes; DOS SANTOS, José Eduardo Melo; DE OLIVEIRA VIEIRA, Antônio Nunes. Uma revisão de literatura sobre a inserção de tópicos de relatividade no ensino básico: um estudo envolvendo publicações especializadas em língua portuguesa, inglesa e espanhola. ScientiaTec, v. 10, n. 1, 2023.

FRENCH, Steven. Toying with the toolbox: How metaphysics can still make a contribution. Journal for General Philosophy of Science, v. 49, p. 211-230, 2018. https://doi.org/10.1007/s10838-018-9401-8

LOCH, Juliana; GARCIA, Nilson Marcos Dias. Física Moderna E Contemporânea na sala de aula do Ensino Médio Modern And Contemporary Physics In The High School Classroom. Disponível em:http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/1335.pdf Acesso em 26/12/2020

GOMES, Gerson G.; PIETROCOLA, Maurício. O experimento de Stern-Gerlach e o spin do elétron: um exemplo de quasi-história. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, 2011. https://doi.org/10.1590/S1806-11172011000200019

GUIMARÃES, Ricardo Rangel; MASSONI, Neusa Teresinha. Argumentação e pensamento crítico na educação científica: análise de estudos de casos e problematizações conceituais. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 13, n. 2 (maio/ago. 2020) p. 320-344, 2020.

GURGEL, Ivã; PIETROCOLA, Mauricio; WATANABE, Graciella. The role of cultural identity as a learning factor in physics: a discussion through the role of science in Brazil. Cultural Studies of Science Education, v. 11, p. 349-370, 2016. https://doi.org/10.1007/s11422-014-9580-5

GRUNER, Stefan; BARTELMANN, Mathias. The notion of “aether”: Hegel versus contemporary physics. Cosmos and History, v.11(1), p. 41–68, 2015.

HOERNIG, André Felipe; MASSONI, Neusa Teresinha; HADJIMICHEF, Dimiter. Física Quântica na Escola Básica: investigações para a promoção de uma Aprendizagem Conceitual, Histórica e Epistemológica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, 2021. https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2021-0044.

HOERNIG, André Felipe; MASSONI, Neusa Teresinha; HADJIMICHEF, Dimiter. Quantum Physics Teaching and the Theory of Social Representations: investigating the presence of Quantum Mysticism concepts among high school students in the south of Brazil+. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 40, n. 1, p. 57-83, 2023. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2023.e86616

HOERNIG, André Felipe; MASSONI, Neusa Teresinha; HADJIMICHEF, Dimiter. Ciência e Religião: possibilidades para o Ensino de Física com um viés Histórico e Epistemológico em um contexto de Introdução de Física Quântica no Ensino Médio. Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 39, n. 2 (ago. 2022) p. 551-583, 2022.

HOERNIG, André Felipe; MASSONI, Neusa Teresinha; LIMA, Nathan Willig. As visões sobre a ciência e sobre a realidade nos enunciados de Richard P. Feynman: Uma análise metalinguística de alguns de seus textos didáticos e de divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, 2020. https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2020-0019

SERHII, Horokhov; GALINA, Zhukova. Contemporary cosmological paradigms and their impact on educational research. ????????? ? ??????????, v. 21, p. 14-20, 2018.https://doi.org/10.29202/phil-cosm/21/2

KARPENKO, Ivan. The Concept of the Space Interpretation Problem in Some of the Modern Physics Multiverse Hypotheses. SSRN, 2015. https://doi.org/10.2139/ssrn.2594287

KRAGH, Helge; NIELSEN, Kristian Hvidtfelt. Spreading the gospel: A popular book on the Bohr atom in its historical context. Annals of science, v. 70, n. 2, p. 257-283, 2013. https://doi.org/10.1080/00033790.2012.695024

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo, Perspectiva, 6ª ed., 2003.

IUPPA, Roberto; NICOLAIDIS, Ricardo.; NOZZOLI, Francesco; RICCI, Leonardo. Development of a Muon detector for educational purposes. En 8th International Conference on Higher Education Advances (HEAd'22). Editorial Universitat Politècnica de València. 559-566. https://doi.org/10.4995/HEAd22.2022.14258

JARDIM, Wagner T.; OTOYA, Victor J. Vasquez; OLIVEIRA, Cristiane Garcia S. A teoria da relatividade restrita e os livros didáticos do Ensino Médio: Discordâncas sobre o conceito de massa. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, p. 2506-1-2506-7, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11173721768

LAUTESSE, Philippe et al. Teaching Quantum Physics in Upper Secondary School in France: ‘Quanton’Versus ‘Wave–Particle’Duality, Two Approaches of the Problem of Reference. Science & Education, v. 24, p. 937-955, 2015. https://doi.org/10.1007/s11191-015-9755-9

LIMA, José Ademir Sales de; SANTOS, R. C. 100 Anos da Cosmologia Relativística (1917–2017). Parte I: Das Origens à Descoberta da Expansão Universal (1929). Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, 2017. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2017-0196

LIMA, Nathan; CAVALCANTI, Cláudio; OSTERMANN, Fernanda. Concepções de Dualidade Onda-Partícula: Uma proposta didática construída a partir de trechos de fontes primárias da Teoria Quântica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20200270, 2020. https://doi.org/https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0270

MARQUES, Lucas Vinicius; SOLTAU, Samuel Bueno. Relatividade geral no Ensino Médio: uma revisão de literatura. Research, Society and Development, v. 11, n. 8, p. e40611831247-e40611831247, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i8.31247.

MASSONI, Neusa Teresinha; CARVALHO, Felipe de Araújo. Caminhos para a inserção da Natureza da Ciência na Educação Básica: alguns resultados de pesquisa a partir de uma disciplina na Licenciatura de Física. REXE: revista de estudios y experiencias en educación. Concepción. Vol. 21, n. 45 (abr. 2022), p. 183-208, 2022. https://doi.org/10.21703/0718-5162.v21.n45.2022.010

MAMCHUR, Elena. The Destiny of Atomism in the Modern Science and the Structural Realism. Social Epistemology, v. 31, n. 1, p. 93-104, 2017. https://doi.org/10.1080/02691728.2016.1227396

MEUCCI, Shiva. PHYSICS HAS EVOLVED BEYOND THE PHYSICAL: A REPLY TO VALID CRITICISMS OF THE CRISIS IN PHYSICS. Cosmos & History, v. 16, n. 1, 2020.

MONTEIRO, Maria Amélia; NARDI, Roberto; BASTOS FILHO, Jenner Barretto. Física Moderna e Contemporânea no ensino médio ea formação de professores: desencontros com a ação comunicativa ea ação dialógica emancipatória. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, v. 8, n. 1, p. 1-13, 2013.

MONTON, Bradley. McTaggart and modern physics. Philosophia, v. 38, p. 257-264, 2010. https://doi.org/10.1007/s11406-009-9212-6

OSTERMANN, Fernanda.; MOREIRA, Marco Antonio. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “física moderna e contemporânea no ensino médio”. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, p. 23–48, 2000.

OSTERMANN, Fernanda; RICCI, Trieste dos Santos Freire. Relatividade restrita no ensino médio: contração de Lorentz-Fitzgerald e aparência visual de objetos relativísticos em livros didáticos de Física. Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 19, n. 2 (ago. 2002), p. 176-190, 2002.

O’RAIFEARTAIGH, Cormac et al. One hundred years of the cosmological constant: from “superfluous stunt” to dark energy. The European Physical Journal H, v. 43, p. 73-117, 2018. https://doi.org/10.1140/epjh/e2017-80061-7

PAGLIARINI, Cassiano Rezende; DE ALMEIDA, Maria José PM. Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica. Ciência & Educação (Bauru), v. 22, p. 299-317, 2016. https://doi.org/10.1590/1516-731320160020003

PARK, Wonyong; YANG, Seungran; SONG, Jinwoong. When modern physics meets nature of science: The representation of nature of science in general relativity in new Korean physics textbooks. Science & Education, v. 28, p. 1055-1083, 2019. https://doi.org/10.1007/s11191-019-00075-9

PETRÔNIO, Rodolfo. Epistemologia da matéria: algumas reflexões sobre sua representação e estatuto ontológico. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, 2014.

PENA, Fábio Luís Alves. Por que, nós professores de Física do Ensino Médio, devemos inserir tópicos e ideias de física moderna e contemporânea na sala de aula?. Revista brasileira de Ensino de Física, v. 28, p. 1-2, 2006.

PINHEIRO, Lisiane Araujo; MASSONI, Neusa Teresinha. Traçando um perfil para o professor de Física da Educação Básica: o que preconiza a legislação brasileira?. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, 2021. https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i1.10897

PITTS, J. Brian. Cosmological constant ? vs. massive gravitons: A case study in General Relativity exceptionalism vs. particle physics egalitarianism. The renaissance of general relativity in context, p. 189-219, 2020.https://doi.org/10.1007/978-3-030-50754-1_6

RAICIK, Anabel Cardoso. Nos embalos da HFC: discussões sobre a experimentação e aspectos relativos à NdC em UEPS. Experiências em Ensino de Ciências, v. 15, n. 02, p. 164-197, 2020. https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID719/v15_n2_a2020.pdfAcessado em 26/12/2020.

RAMOS, João Eduardo Fernandes; PIASSI, Luís Paulo. O insólito e a física moderna: interfaces didáticas do conto fantástico. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, p. 163-180, 2017. https://doi.org/https://doi.org/10.1590/1516-731320170010010

RODRIGUES, Carla Moraes; SAUERWEIN, Inés Prieto Schmidt; SAUERWEIN, Ricardo Andreas. Uma proposta de inserção da teoria da relatividade restrita no Ensino Médio via estudo do GPS. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, 2014.https://doi.org/10.1590/s1806-11172014000100016

DA ROSA, Cleci Teresinha Werner et al. Acidente nuclear de Goiânia nos libros didáticos de física. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 14, n. 1, p. 51-62, 2019. https://doi.org/10.14483/23464712.12578

SAKURAI, Jun John; NAPOLITANO, Jim. Mecânica quântica moderna. bookman, 2013.

SAMPSON, Kristin. Conceptions of temporality: reconsidering time in an age of impending emergency. Theoria, v. 86, n. 6, p. 769-782, 2020. https://doi.org/10.1111/theo.12265

SEPULVEDA, Claudia; MORTIMER, Eduardo Fleury; EL-HANI, Charbel N. Construção de um perfil conceitual de adaptação: implicações metodológicas para o programa de pesquisa sobre perfis conceituais e o ensino de evolução. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 2, p. 439-479, 2013.

SIEROKA, Norman; MIELKE, Eckehard W. Holography as a principle in quantum gravity?—some historical and systematic observations. Studies in History and Philosophy of Science Part B: Studies in History and Philosophy of Modern Physics, v. 46, p. 170-178, 2014. https://doi.org/10.1016/j.shpsb.2013.12.003

SILVA, André Coelho et al. Um questionário conceitual sobre radiações: processo de elaboração e análise dos distratores. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 14, n. 1, p. 63-79, 2019.https://doi.org/http://doi.org/10.14483/23464712.13113

SMEENK, Chris. Some reflections on the structure of cosmological knowledge. Studies in History and Philosophy of Science Part B: Studies in History and Philosophy of Modern Physics, v. 71, p. 220-231, 2020. https://doi.org/10.1016/j.shpsb.2020.05.004

SOUZA, Adão José de; ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de. A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio. Educar em Revista, p. 191-209, 2010. https://doi.org/10.1590/s0104-40602010000200012

TOULMIN, Stephen E. Os usos do Argumento. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

TERRAZZAN, Eduardo Adolfo; MENEZES, Luiz Carlos de. Perspectivas para a inserção da física moderna na escola média. 1994.

TEREKHOVICH, Vladislav. Metaphysics of the principle of least action. Studies in History and Philosophy of Science Part B: Studies in History and Philosophy of Modern Physics, v. 62, p. 189-201, 2018. https://doi.org/10.1016/j.shpsb.2017.09.004

FONTES, Daniel Trugillo Martins; RODRIGUES, André Machado. A Física Moderna e Contemporânea nas perspectivas CTSA e História da Ciência nos livros didáticos de Física. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 11, n. 25, p. 390-412, 2019.

VAN LUNTEREN, Frans H.; HOLLESTELLE, Marijn J. Paul Ehrenfest and the dilemmas of modernity. Isis, v. 104, n. 3, p. 504-536, 2013. https://doi.org/10.1086/673271

ZOLLMAN, Dean. Oersted Lecture 2014: Physics education research and teaching modern Modern Physics. 2016. https://doi.org/10.1119/1.4953824

????????, ?. ?. ??????? ?????????? ? ????????? ???????????? ???????. ????????? ????? ? ???????, v. 26, n. 1, p. 78-90, 2021.

Downloads

Publicado

2024-01-04

Como Citar

Januário, M. D. de A., Hoernig, A. F., & Massoni, N. T. (2024). Tendências atuais sobre o Ensino de Física Moderna: uma revisão de literatura . Revista Educar Mais, 8, 1–22. https://doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3668

Edição

Seção

Artigos