Formação continuada de professores na Educação Básica no Brasil: para além dos limites da titulação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2241

Palavras-chave:

Educação Básica, Formação Continuada, Docência

Resumo

Este artigo objetiva identificar os desafios e promover reflexões a respeito da formação de professores em serviço, especificamente nos cursos de mestrado e doutorado, nas modalidades profissional e acadêmico. Assim, o estudo se desenvolve a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumento para coleta de dados a pesquisa documental e questionário com perguntas objetivas e subjetivas destinadas a um grupo de professores da Educação Básica. Como aporte teórico, dialogamos com Gatti (2008), Lima (2001); (2005) e Alvarado-Prada et al. (2010). A investigação destaca a importância primária da formação continuada na vida acadêmica e profissional docente, possibilitando o exercício das esferas política e social a que se destina o papel do professor.

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Biografia do Autor

Biatriz de Souza Monteiro, Instituto Federal de ciência e tecnologia do Ceará

Professora da rede municipal de Fortaleza-CE (SME), graduada em Pedagogia pela Faculdade Cearense (FaC), especialista em Ensino na Educação Básica pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), especialista em Alfabetização e Multiletramentos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestranda em Ensino e Formação Docente pela Universidade Internacional da Lusofonia Afro-brasileira em parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (Unilab/IFCE).

Camila Mesquita Félix , Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Professora da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE (SME). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em gestão escolar pela UNINTER e mestranda em Ensino e Formação Docente pela Universidade Internacional da Lusofonia Afro-brasileira em parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (Unilab/IFCE).

Paula Trajano de Araujo Alves, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Professora da rede de ensino estadual do Ceará (SEDUC/CE), graduada Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e mestranda em Ensino e Formação Docente pela Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/IFCE).

Andrea Moura da Costa Souza, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Vice-Coordenadora da Pós-Graduação - Mestrado profissional em Ensino (IFCE/ UNILAB). Professora efetiva do Instituto Federal do Ceará, Colaboradora dos projetos UFC- virtual; Universidade Aberta do Brasil-UAB; Parfor. Coordenadora do Grupo de Pesquisa IFCE/CNPQ Estudo Organizacionais, empreendedorismo, inovação e ensino. Avaliadora capacitada do SINAES/INEP-MEC. Coordenadora e orientadora de projetos de IC- iniciação científica e Extensão. Pós- Doutoramento em Educação Profissional – (IFCE), doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Administração; mestre em Educação pela Université de Nancy 2, Especialista em Gestão e Planejamento Estratégico-pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Administração de Empresas; Bacharelado em Filosofia.

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Publicado

2021-05-19

Como Citar

Monteiro, B. de S., Félix , C. M., Alves, P. T. de A. ., & Souza, A. M. da C. . (2021). Formação continuada de professores na Educação Básica no Brasil: para além dos limites da titulação. Revista Educar Mais, 5(3), 650–661. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2241

Edição

Seção

Artigos