Continuing training of teachers in Basic Education in Brazil: beyond the limits of titulation

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2241

Keywords:

Basic Education, Continuous Training, Teaching

Abstract

This article aims to identify the challenges and promote reflections about the training of in-service teachers, specifically in master's and doctoral courses, in professional and academic modalities. Thus, the study is developed from a qualitative approach, using as an instrument for data collection a documentary research and a questionnaire with objective and subjective questions aimed at a group of teachers of Basic Education. As a theoretical contribution, we dialogued with Gatti (2008), Lima (2001); (2005) and Alvarado-Prada et al. (2010). The research highlights the primary importance of continuous training in academic and professional teaching life, enabling the exercise of the political and social spheres in which the role of the teacher is intended.

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Author Biographies

Biatriz de Souza Monteiro, Instituto Federal de ciência e tecnologia do Ceará

Professora da rede municipal de Fortaleza-CE (SME), graduada em Pedagogia pela Faculdade Cearense (FaC), especialista em Ensino na Educação Básica pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), especialista em Alfabetização e Multiletramentos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestranda em Ensino e Formação Docente pela Universidade Internacional da Lusofonia Afro-brasileira em parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (Unilab/IFCE).

Camila Mesquita Félix , Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Professora da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE (SME). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em gestão escolar pela UNINTER e mestranda em Ensino e Formação Docente pela Universidade Internacional da Lusofonia Afro-brasileira em parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (Unilab/IFCE).

Paula Trajano de Araujo Alves, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Professora da rede de ensino estadual do Ceará (SEDUC/CE), graduada Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e mestranda em Ensino e Formação Docente pela Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/IFCE).

Andrea Moura da Costa Souza, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Vice-Coordenadora da Pós-Graduação - Mestrado profissional em Ensino (IFCE/ UNILAB). Professora efetiva do Instituto Federal do Ceará, Colaboradora dos projetos UFC- virtual; Universidade Aberta do Brasil-UAB; Parfor. Coordenadora do Grupo de Pesquisa IFCE/CNPQ Estudo Organizacionais, empreendedorismo, inovação e ensino. Avaliadora capacitada do SINAES/INEP-MEC. Coordenadora e orientadora de projetos de IC- iniciação científica e Extensão. Pós- Doutoramento em Educação Profissional – (IFCE), doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Administração; mestre em Educação pela Université de Nancy 2, Especialista em Gestão e Planejamento Estratégico-pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Administração de Empresas; Bacharelado em Filosofia.

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Published

2021-05-19

How to Cite

Monteiro, B. de S., Félix , C. M., Alves, P. T. de A. ., & Souza, A. M. da C. . (2021). Continuing training of teachers in Basic Education in Brazil: beyond the limits of titulation . Educar Mais, 5(3), 650–661. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2241

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Articles