Formación continua de profesores en Educación Básica en Brasil: más allá de los límites de la titulación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2241

Palabras clave:

Educación básica, Educación continua, Enseñanza

Resumen

Este artículo tiene como objetivo identificar los desafíos y promover reflexiones sobre la formación de docentes en servicio, específicamente en los cursos de maestría y doctorado, en las modalidades profesionales y académicas. Por lo tanto, el estudio se desarrolla desde un enfoque cualitativo, utilizando la investigación documental y el cuestionario con preguntas objetivas y subjetivas para un grupo de maestros de Educación Básica como una herramienta para la recopilación de datos. Como contribución teórica, dialogamos con Gatti (2008), Lima (2001); (2005) y Alvarado-Prada et all (2010). La investigación destaca la importancia primordial de la educación continua en la vida docente académica y profesional, permitiendo el ejercicio de las esferas políticas y sociales en las que se pretende el papel del profesor.

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Biografía del autor/a

Biatriz de Souza Monteiro, Instituto Federal de ciência e tecnologia do Ceará

Professora da rede municipal de Fortaleza-CE (SME), graduada em Pedagogia pela Faculdade Cearense (FaC), especialista em Ensino na Educação Básica pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), especialista em Alfabetização e Multiletramentos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestranda em Ensino e Formação Docente pela Universidade Internacional da Lusofonia Afro-brasileira em parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (Unilab/IFCE).

Camila Mesquita Félix , Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Professora da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE (SME). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em gestão escolar pela UNINTER e mestranda em Ensino e Formação Docente pela Universidade Internacional da Lusofonia Afro-brasileira em parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (Unilab/IFCE).

Paula Trajano de Araujo Alves, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Professora da rede de ensino estadual do Ceará (SEDUC/CE), graduada Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e mestranda em Ensino e Formação Docente pela Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/IFCE).

Andrea Moura da Costa Souza, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Vice-Coordenadora da Pós-Graduação - Mestrado profissional em Ensino (IFCE/ UNILAB). Professora efetiva do Instituto Federal do Ceará, Colaboradora dos projetos UFC- virtual; Universidade Aberta do Brasil-UAB; Parfor. Coordenadora do Grupo de Pesquisa IFCE/CNPQ Estudo Organizacionais, empreendedorismo, inovação e ensino. Avaliadora capacitada do SINAES/INEP-MEC. Coordenadora e orientadora de projetos de IC- iniciação científica e Extensão. Pós- Doutoramento em Educação Profissional – (IFCE), doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Administração; mestre em Educação pela Université de Nancy 2, Especialista em Gestão e Planejamento Estratégico-pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Administração de Empresas; Bacharelado em Filosofia.

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Publicado

2021-05-19

Cómo citar

Monteiro, B. de S., Félix , C. M., Alves, P. T. de A. ., & Souza, A. M. da C. . (2021). Formación continua de profesores en Educación Básica en Brasil: más allá de los límites de la titulación. Educar Mais, 5(3), 650–661. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2241

Número

Sección

Artículos