Ensino híbrido e sua integração às políticas públicas para o Ensino Médio no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3084

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Ensino pós-pandemia, Tecnologias Digitais da Educação e Comunicação

Resumo

Analisou-se as políticas públicas vigentes e traçou-se cenários para a integração do ensino híbrido (EH) ao Ensino Médio no período pós-pandêmico. Partiu-se de pesquisa documental sobre as políticas públicas para o Ensino Médio, a partir da qual se fundamentou a base argumentativa e dialogou-se com autores que já publicaram sobre o tema. Nenhuma das políticas públicas analisadas menciona o EH como forma alternativa ao ensino presencial. No entanto, o Ministério da Educação já estabeleceu o EH como estratégia concreta para a recuperação de perdas de aprendizado ocorridas durante a pandemia da covid-19. Conclui-se que a luta pela melhoria da qualidade da educação passa pela modernização tecnológica das escolas públicas, a formação inicial e continuada de qualidade de seus profissionais e o estímulo ao protagonismo de seus alunos. Tudo isso pode ser facilitado tendo o EH como um aliado.

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Biografia do Autor

Andreia Ambrósio-Accordi, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Técnica em Assuntos Educacionais, IFRS Campus Viamão, Especialista em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica (IFSC), Especialista em Pesquisa e Prática Pedagógica (IFSC) e Mestranda em Informática na Educação (IFRS).

Iury de Almeida Accordi, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Viamão. Licenciado em Ciências Biológicas, Mestre em Ecologia e Doutor em Ciências.

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Publicado

2023-02-14

Como Citar

Ambrósio-Accordi, A., & Accordi, I. de A. (2023). Ensino híbrido e sua integração às políticas públicas para o Ensino Médio no Brasil. Revista Educar Mais, 7, 276–293. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3084

Edição

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Artigos