Grupo de estudos e pesquisa tecendo redes cognitivas de aprendizagem: o que dizem os TERCOANOS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4242

Palavras-chave:

Formação docente, Ações formativas, G-TERCOA, Grupo de estudo, Interdisciplinaridade

Resumo

O Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq/UFC) atua de forma interdisciplinar na formação inicial e continuada de pedagogos, matemáticos e licenciados e geral, articulando ensino, pesquisa e extensão. Objetiva-se analisar as percepções dos integrantes do G-TERCOA/CNPq/UFC acerca das ações formativas desenvolvidas e suas contribuições para a trajetória acadêmica e profissional dos professores e participantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de natureza básica. Os dados foram analisados com base na Sequência Fedathi como Metodologia de Análise de Dados(SFMAD). Os resultados indicam que a participação no grupo potencializa o desenvolvimento acadêmico, o aprimoramento das práticas docentes e a ampliação das redes colaborativas, fortalecendo a formação reflexiva e investigativa dos professores. Em contrapartida, os principais desafios apontados relacionam-se à gestão do tempo, à escrita acadêmica e à limitação de recursos para participação em eventos. Conclui-se que o G-TERCOA/CNPq/UFC constitui-se como um espaço formativo dinâmico e inovador, que integra saberes científicos e culturais, promovendo uma educação inclusiva, transdisciplinar e socialmente comprometida.

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Biografia do Autor

Felismina Neta, Universidade Federal dos Ceará - UFC

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora efetiva da Rede Municipal de Fortaleza, Ceará (SME). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem(G-TERCOA/CNPq-UFC). 

Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora efetiva da Rede Municipal de Fortaleza, Ceará (SME). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem(G-TERCOA/CNPq-UFC). 

Italândia Ferreira de Azevedo, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Doutoranda em Ensino pelo RENOEN/IFCE. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFCE. Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA. Professora de Matemática da rede estadual do Ceará. É membro do grupo de estudos e pesquisa G-Tercoa.

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ). Coordenadora da formação presencial e on-line de professores da rede municipal de Fortaleza e da rede estadual, por meio do grupo de estudos (GTERCOA/CNPq-UFC), via cursos de extensão na UFC. Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2025-11-15

Como Citar

Neta, F., Scipião, L. R. de N. P., Azevedo, I. F. de, & Santos, M. J. C. dos. (2025). Grupo de estudos e pesquisa tecendo redes cognitivas de aprendizagem: o que dizem os TERCOANOS? . Revista Educar Mais, 9, 1–15. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4242

Edição

Seção

Artigos