Grupo de estudos e pesquisa tecendo redes cognitivas de aprendizagem: o que dizem os TERCOANOS?
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4242Palavras-chave:
Formação docente, Ações formativas, G-TERCOA, Grupo de estudo, InterdisciplinaridadeResumo
O Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq/UFC) atua de forma interdisciplinar na formação inicial e continuada de pedagogos, matemáticos e licenciados e geral, articulando ensino, pesquisa e extensão. Objetiva-se analisar as percepções dos integrantes do G-TERCOA/CNPq/UFC acerca das ações formativas desenvolvidas e suas contribuições para a trajetória acadêmica e profissional dos professores e participantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de natureza básica. Os dados foram analisados com base na Sequência Fedathi como Metodologia de Análise de Dados(SFMAD). Os resultados indicam que a participação no grupo potencializa o desenvolvimento acadêmico, o aprimoramento das práticas docentes e a ampliação das redes colaborativas, fortalecendo a formação reflexiva e investigativa dos professores. Em contrapartida, os principais desafios apontados relacionam-se à gestão do tempo, à escrita acadêmica e à limitação de recursos para participação em eventos. Conclui-se que o G-TERCOA/CNPq/UFC constitui-se como um espaço formativo dinâmico e inovador, que integra saberes científicos e culturais, promovendo uma educação inclusiva, transdisciplinar e socialmente comprometida.
Downloads
Referências
CARNEIRO, Reginaldo Fernando. Insubordinação criativa na formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: LOPES, Celi Espasandin; GRANDO, Regina Célia (organizadoras). Subversão Responsável e Formação de Professores. Campinas, SP: Mercado de letras, 2022. p. 129-151.
CARNEIRO, Francisco Valdey; SOARES, Fredson Rodrigues; LEMOS, Liane Garcia Pinheiro; MEDEIROS, Dlanio Lima. As implicações do Curso de Extensão Matemática do Zero na formação do/da professor/ra com números racionais: um relato de experiência à luz da Teoria da Objetivação. In:SANTOS, Maria José C. dos; PRATA, Glessiane C. F. B.; ANDRADE, Wendel M.; BEZERRA, Antônio M. A (orgs). Teoria e prática: a inovação das metodologias e teorias. Fortaleza: Objetivo educacional, 2024. (Coleção Publicações Gtercoa; 6)
CARVALHO, G. de A.; PRATA, G. C. F. B.; SANTANA, T. A. S. O I Ciclo de Lives do G-TERCOA e a formação docente: uma experiência exitosa. In: SANTOS, M. J. C; MENEZES, D. B.; BEZERRA, L. A. (Org). Educação na pandemia: vivências, perspectivas e desafios. Campinas-SP: Pontes Editores, 2022. p. 34-48.
GATTI, Bernardete Angelina. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação. v. 13, n. 37, p. 57-70, 2008.
G-TERCOA. Sobre o G-TERCOA. Universidade Federal do Ceará, 2025. Disponível em: https://gtercoa.ufc.br/pt/sobre-o-g-tercoa/. Acesso em: 05 mar. 2025.
MENEZES, Eliziete Nascimento de; AZEVEDO, Italândia Ferreira de; MARQUES, Kelly Cristina Vaz de Carvalho; SCIPIÃO, Lara Ronise de Negreiros Pinto; SANTOS, Cleidivan Alves dos; SANTOS, Maria José Costa dos. A Sequência Fedathi como metodologia de análise de dados. Caderno Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 9, p. e7994, 2024. DOI: 10.54033/cadpedv21n9-195. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/7994. Acesso em: 12 jul. 2025.
MIRANDA, Roberto da Rocha; VIANA, Marcília Cavalcante; AZEVEDO, Italândia Ferreira de; CASTRO, Manuele Fernanda Rocha de; SANTOS, Maria José Costa dos. Grupo de Estudo e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA). In: MELO, Carlos Ian Bezerra (org.). Grupos de estudo e pesquisa em Educação Matemática no Ceará: histórias, marcos teórico-metodológicos e produções [livro eletrônico]. Brasília, DF: SBEM Nacional: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2025. p. 105–122.
PRATA, G. C. F.; MENEZES, E. N.; SCIPIÃO, L. R. N. P. COVID-19 e pesquisa científica: experiências do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem. In: SANTOS, M. J. C; MENEZES, D. B.; BEZERRA, L. A. (Org). Educação na pandemia: vivências, perspectivas e desafios. Campinas-SP: Pontes Editores, 2022. p. 21–34.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico (2nd ed.). Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
PINHO, Fatiana Ferreira de; AZEVEDO, Italândia Ferreira de; FONTELES, João Victor de Freitas; SANTOS, Maria José Costa dos. Diálogos da Matemática com a Pedagogia (DIMA): uma apresentação do GT Educação Matemática. In: SANTOS, Maria José Costa dos et al. (org.). Educação e diversidade: políticas e formação de professores inclusivos. Fortaleza-CE: Objetivo Educacional, 2024. (Coleção Publicações G-TERCOA; 7). p. 29-42.
RADFORD, Luís. Teoria da objetivação: uma perspectiva vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática. Tradução: Bernadete B. Morey e Shirley T. Gobara. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.
SANTOS, Maria José Costa dos. Ensino de matemática: discussões teóricas e experiências formativas exitosas para professores do Ensino Fundamental. Curitiba: CRV, 2022. 148.
SANTOS, Maria José Costa dos Santos. G-TERCOA: Uma década de formação e debate sobre a Educação Básica no Brasil. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 2, p. e2024002, 2024.
SCIPIÃO, Lara Ronise de Negreiros Pinto. A inovação pedagógica: elo entre a sequência Fedathi, a teoria da objetivação e a insubordinação criativa para uma mudança da prática docente / Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião. – 2024. Tese (Doutorado em Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino, Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
SCIPIÃO, Lara Ronise de Negreiros Pinto; SOARES, F. R.; SANTOS, Maria José Costa dos. Contribuições do curso de extensão “Matemática do Zero” para o ensino de geometria: uma visão de professor aprendiz. In: SANTOS, M. J. C; MENEZES, D. B.; BEZERRA, L. A. (Org). Educação na pandemia: vivências, perspectivas e desafios. Campinas-SP. Pontes Editores, 2022. p. 93-106.
SOUSA NETA, Felismina de. A insubordinação criativa e o desenho universal pedagógico: reflexões sobre as práticas docentes dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais. 2024. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
SILVA, Renata Sorah de Sousa e; MATIAS, Antonio Marcos Justino; FORMIGA, Franciliane Albuquerque; DOURADO, Lídia Alves do Nascimento Paulo. G-TERCOA: tecendo redes cognitivas de aprendizagem por 10 anos. In: SANTOS, Maria José Costa dos; et al. (org.). Educação e diversidade: políticas e formação de professores inclusivos. Fortaleza, CE: Objetivo Educacional, 2024. (Coleção Publicações G-TERCOA, v. 7). p. 12-28.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Felismina Neta, Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Italândia Ferreira de Azevedo, Maria José Costa dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.












