Desempenho estudantil no Ensino Superior: um olhar para as perspectivas discentes e docentes

Valesca Brasil Irala, Natália Nara Janner, Elenilson Freitas Alves, Alexandre Denes Arruda, Cristiano Ribeiro Martins

Resumo


Considerando que o número de reprovações em disciplinas cursadas pode acarretar em evasão no Ensino Superior, este trabalho objetivou elencar as disciplinas apresentam piores índices de desempenho estudantil no campus Bagé da instituição multicampi Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), bem como as causas apontadas tanto pelos discentes quanto pelos docentes em relação a esse tópico. Para tal, foram analisados dados extraídos do sistema de gestão acadêmica, compreendido por um período de sete anos, para o levantamento longitudinal das disciplinas com maiores índices de reprovação no campus em questão. Em uma segunda etapa, foram aplicados questionários respondidos anonimamente pelos discentes e docentes, a fim de identificar suas percepções sobre o assunto. A maioria das disciplinas com maior índices de reprovação pertence à área das Ciências Exatas e são ofertadas ao longo dos primeiros semestres dos cursos de graduação. Concluiu-se que a melhoria do desempenho estudantil pode ser realizada através da implementação de algumas ações conjuntas e interdependentes, ou seja, pela esfera institucional, no campo da docência e, também, no âmbito da ampliação do engajamento discente.

Palavras-chave


Desempenho estudantil; Educação Superior; Avaliação; Universidade Federal do Pampa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.277-293.1796

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