Ciência(s) e Pesquisa no Contexto Escolar: Concepções e Limitações

Autores

  • Diógenes Gewehr Universidade Vale do Taquari - Univates
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Universidade Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.219-236.755

Palavras-chave:

ENSINO DE CIÊNCIAS

Resumo

Este artigo problematiza a visão de ciência e pesquisa de alunos e professores da Educação Básica. Buscou-se compreender como tem sido realizada a pesquisa no contexto escolar, partindo do pressuposto de que, para alunos e professores, este processo parece não estar claro, limitando as possibilidades pedagógicas de ensino e aprendizagem. Também, a definição do que é ciência pode estar sendo concebida de maneira equivocada e restrita, produzindo uma distorção da realidade. Nesta pesquisa, empírica e qualitativa, aplicou-se um questionário semiestruturado com 18 professores e 31 alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os dados foram categorizados e interpretados mediante Análise de Conteúdo. Observou-se que muitos alunos e professores não têm compreensão clara do que seja ciência, confundindo-a com a disciplina Ciências. Quanto a prática da pesquisa, constatou-se que ocorre de modo incipiente: alunos relatam que é realizada principalmente por meio de exercícios em aula; professores, em sua maioria, não se consideram pesquisadores. Percebeu-se um modo de pesquisar baseado em cópias de conteúdos, com poucos (ou nenhum) elementos que favoreçam a emancipação dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diógenes Gewehr, Universidade Vale do Taquari - Univates

Biólogo, Mestre em Ensino e Doutorando em Ensino, ambos pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Universidade Vale do Taquari - Univates

Professora dos Programas de Pós graduação: Doutorado e Mestrado em Ensino e  Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. Pesquisadora em Ensino de Ciências e Biologia, Iniciação à Pesquisa, Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem.
Universidade Vale do Taquari - Univates

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

GEWEHR, D.; STROHSCHOEN, A. A. G. Ciência(s) e Pesquisa no Contexto Escolar: Concepções e Limitações. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 4, p. 219–236, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.219-236.755. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/755. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.