Concepções implícitas de pibidianos de Ciências da Natureza sobre ensino-aprendizagem a partir de reflexões sobre a BNCC
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3812Palavras-chave:
formação inicial, pesquisa-ação, teorias implícitasResumo
O estudo aborda a formação inicial de professores no âmbito da participação de acadêmicos do curso de Ciências da Natureza no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Objetivou analisar as concepções implícitas acerca de ensino-aprendizagem a partir do conhecimento sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) através de uma abordagem qualitativa, de natureza básica e objetivo exploratório, com procedimento de pesquisa-ação. Ocorreu em uma escola da Rede Pública Municipal de Educação Básica de Uruguaiana. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionário composto por questões abertas, analisadas através da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que as concepções implícitas acerca de ensino-aprendizagem transitam entre Contextualização, compreensão e aplicação do conhecimento de ciências, Estratégias metodológicas para o ensino de ciências, Papel docente no processo de ensino-aprendizagem: uma atitude reflexiva e Consciência e mudança de hábitos a partir da aprendizagem de conceitos científicos e indicaram um perfil construtivo, o que revela uma formação inicial pautada na construção de novos conceitos do ensino-aprendizagem.
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