Concepções implícitas de pibidianos de Ciências da Natureza sobre ensino-aprendizagem a partir de reflexões sobre a BNCC

Autores

  • Cristiane Gobbi Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Lisiane Calheiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Carla Spohr Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3812

Palavras-chave:

formação inicial, pesquisa-ação, teorias implícitas

Resumo

O estudo aborda a formação inicial de professores no âmbito da participação de acadêmicos do curso de Ciências da Natureza no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Objetivou analisar as concepções implícitas acerca de ensino-aprendizagem a partir do conhecimento sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) através de uma abordagem qualitativa, de natureza básica e objetivo exploratório, com procedimento de pesquisa-ação. Ocorreu em uma escola da Rede Pública Municipal de Educação Básica de Uruguaiana. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionário composto por questões abertas, analisadas através da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que as concepções implícitas acerca de ensino-aprendizagem transitam entre Contextualização, compreensão e aplicação do conhecimento de ciências, Estratégias metodológicas para o ensino de ciências, Papel docente no processo de ensino-aprendizagem: uma atitude reflexiva e Consciência e mudança de hábitos a partir da aprendizagem de conceitos científicos e indicaram um perfil construtivo, o que revela uma formação inicial pautada na construção de novos conceitos do ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Gobbi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde e Especialista em Educação em Ciências – Unipampa/Uruguaiana. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional - Uninter - Pólo Uruguaiana. Bióloga formada pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Professora de Ciências e Professora Orientadora Pedagógica no Ensino Fundamental no Município de Uruguaiana-RS.

Lisiane Calheiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorado em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Linha de Pesquisa: A Construção do Conhecimento em Ciências e A Formação de Professores de Ciências.

Carla Spohr, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutorado em Educação em Ciências pelo PPG em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria. Docente do curso de Ciências da Natureza - Licenciatura na Unipampa/Uruguaiana. Orientadora do núcleo de Ciências da Natureza/Uruguaiana. Faz parte do corpo docente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa/Uruguaiana.

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

GOBBI, C.; CALHEIRO, L.; SPOHR, C. Concepções implícitas de pibidianos de Ciências da Natureza sobre ensino-aprendizagem a partir de reflexões sobre a BNCC . Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–22, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3812. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3812. Acesso em: 8 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas