Caminhos possíveis para o Novo Ensino Médio na percepção de professores

transversalidade e docência compartilhada

Autores

  • Kári Lúcia Forneck Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Lajeado/RS - Brasil
  • Lucimara Fiorese Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS – Brasil
  • Taísa Reginatto Defendi Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS – Brasil
  • Jane Herber Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS – Brasil
  • Rosilene Inês König Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS – Brasil
  • Deliene Lopes Leite Kotz Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS – Brasil
  • Mara Betina Forneck Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.97-116.3055

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, percepções dos docentes, docência compartilhada, transversalidade, ensino

Resumo

A proposta do Novo Ensino Médio no Brasil pode oportunizar a quebra de alguns paradigmas educacionais, promovendo uma educação construída numa proposta transversal e por meio de uma docência compartilhada. Este artigo objetiva compreender as percepções dos docentes sobre a implantação do Novo Ensino Médio na dinamicidade de uma parceria entre Escola e Universidade, considerando os primeiros movimentos de planejamento do primeiro semestre letivo de 2022 para o 1º Ano do Ensino Médio. Com abordagem descritiva, a produção de dados se deu por meio da gravação de um grupo de discussão composto por professores, cujas falas foram analisadas com base na técnica de Análise Textual Discursiva, de onde emergiram três categorias. Os resultados evidenciaram que a docência compartilhada promovida numa parceria escola e universidade oportuniza aos professores quebrar paradigmas - “quebrar as próprias caixas” -, construindo uma nova identidade docente que intenciona criar soluções por meio de colaboração e trabalho em equipe. Evidencia-se nas falas dos professores uma motivação que alcança professores, alunos e pais, no contexto de um projeto estratégico que coloca a educação de qualidade como foco no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kári Lúcia Forneck, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Lajeado/RS - Brasil

Possui graduação em Letras pela Univates (2002), mestrado em Letras pela PUCRS (2006) e doutorado em Letras pela PUCRS (2016). Cursou duas especializações: Ensino de Língua Portuguesa (Univates) e Gestão do Ensino Superior (UCS). Atualmente é professora titular na Universidade do Vale do Taquari - Univates, onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e dos Cursos de Letras e de Pedagogia. Integrou a Comissão Assessora de Área (CCA), Português e Espanhol junto ao INEP/MEC (2020-2022). Tem experiência nos seguintes temas: ensino da leitura e da escrita, processamento da compreensão leitora e processos inferenciais pragmáticos. Desenvolve, ainda, pesquisas sobre o ensino de línguas mediado por tecnologias digitais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1363740115770957

Lucimara Fiorese, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS – Brasil

Docente. Mestranda em Ensino (Univates). Graduação em Secretariado Executivo (Univates). Especialização em Gestão de Pessoas, MBA em Gestão Financeira, Especialização em Gestão Administrativa, Especialização em Docência do Ensino Superior e Especialização em Tecnologias Educacionais e Prática em Sala de Aula. Bolsista CAPES.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3987206029782366

Taísa Reginatto Defendi, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS – Brasil

Graduanda de Psicologia (UNIVATES). Bolsista de Iniciação Tecnológica (CNPq).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9159143895206176

Jane Herber, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS – Brasil

Possui Graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (1999). Especialização em Ensino de Química na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2004). Especialização em Docência Universitária na Contemporaneidade - Universidade de Caxias do Sul - UCS (2020). Especialização em Gestão Escolar Integradora (Administração, Inspeção, Orientação, Coordenação Pedagógica - Faculdade Batista de Minas Gerais (em andamento). Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS (2007). Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2018). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e nos cursos de Engenharias de Produção (EAD), Biologia - Licenciatura Plena (EAD), Biomedicina e Farmácia na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Coordenadora de Feira Estadual de Ciências da Univates. Coordenadora Pedagógica da Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros - Estrela/RS. Atua com formação continuada pela APE - Assessoria Pedagógica Educacional da Univates com oficinas voltadas para a formação de professores de ciências bem como metodologias ativas e Investigação no Ensino. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: experimentação no ensino de química, contextualização no ensino de química, formação docente , políticas públicas e currículo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1293410066869605

Rosilene Inês König, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS – Brasil

ossui Mestrado em Ensino de Ciências Exatas (2013) e graduação em Ciências Exatas com habilitação em Matemática, Física e Química pelo Centro Universitário Univates (2009). Atualmente é coordenadora pedagógica no Colégio Sinodal Gustavo Adolfo - Lajeado/RS. Atuou na rede pública estadual com turmas de séries finais do Ensino Fundamental nas disciplinas de Ciências e Matemática e Ensino Médio nas disciplinas de Matemática, Física e Química. Realiza oficinas e ministra cursos de extensão para professores de Educação Básica, especialmente a professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, por meio da Universidade do Vale do Taquari - Univates. É integrante do Grupo de Pesquisa "Despertando a vocação científica e criatividade por meio da modelagem matemática em alunos do Ensino Médio no interior do Rio Grande do Sul" (CNPq/Univates).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6690274799896178

Deliene Lopes Leite Kotz, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS – Brasil

Pedagoga, Neuropsicopedagoga Clínica, Especialista em Educação a Distância e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Atuou como Coordenadora Pedagógica no Colégio Sinodal Gustavo Adolfo (Lajeado/RS), de 2017 a 2022. Foi Orientadora Pedagógica do SESI Lajeado. Atuou como Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Núcleo de Apoio ao Acadêmico, da Faculdade La Salle em Estrela - RS (2014 a 2016). Foi Professora Universitária (Curso de Pedagogia) e Coordenadora do Programa de Formação de Professores da Universidade Católica de Brasília (2005 a 2013). Atua principalmente nos seguintes temas: Alfabetização. Ed. Bilíngue. Aprendizagem. Funções Executivas. Didática. Metodologias Ativas de Ensino. Educação a Distância. Supervisão Pedagógica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3547018947212087

Mara Betina Forneck, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS – Brasil

Possui graduação em História pela Universidade Luterana do Brasil (2005), especialização em História do Brasil pela UNISC (2006) e mestrado em Ensino do História pela UFRGS (2017). Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, onde já lecionou História para turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Por muitos anos foi professora de História da rede municipal de ensino de Arroio do Meio - RS onde exerceu o cargo de Secretária de Educação e Cultura de 2017 a 2020. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História e também em Gestão Escolar. Atua principalmente nos seguintes temas: Tempo, Temporalidade, Arroio do Meio, geografia, história, ensino de História e gestão Escolar.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1661586692942542

Downloads

Publicado

2024-03-01

Como Citar

FORNECK, K. L.; FIORESE, L.; DEFENDI, T. R.; HERBER, J.; KÖNIG, R. I.; KOTZ, D. L. L.; FORNECK, M. B. Caminhos possíveis para o Novo Ensino Médio na percepção de professores: transversalidade e docência compartilhada. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 1, p. 97–116, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.97-116.3055. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3055. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas