Caminhos possíveis para o Novo Ensino Médio na percepção de professores
transversalidade e docência compartilhada
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.97-116.3055Palavras-chave:
Novo Ensino Médio, percepções dos docentes, docência compartilhada, transversalidade, ensinoResumo
A proposta do Novo Ensino Médio no Brasil pode oportunizar a quebra de alguns paradigmas educacionais, promovendo uma educação construída numa proposta transversal e por meio de uma docência compartilhada. Este artigo objetiva compreender as percepções dos docentes sobre a implantação do Novo Ensino Médio na dinamicidade de uma parceria entre Escola e Universidade, considerando os primeiros movimentos de planejamento do primeiro semestre letivo de 2022 para o 1º Ano do Ensino Médio. Com abordagem descritiva, a produção de dados se deu por meio da gravação de um grupo de discussão composto por professores, cujas falas foram analisadas com base na técnica de Análise Textual Discursiva, de onde emergiram três categorias. Os resultados evidenciaram que a docência compartilhada promovida numa parceria escola e universidade oportuniza aos professores quebrar paradigmas - “quebrar as próprias caixas” -, construindo uma nova identidade docente que intenciona criar soluções por meio de colaboração e trabalho em equipe. Evidencia-se nas falas dos professores uma motivação que alcança professores, alunos e pais, no contexto de um projeto estratégico que coloca a educação de qualidade como foco no ambiente escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.