Avaliações externas
implicações no trabalho pedagógico no ensino de Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3447Palavras-chave:
Avaliações externas, Avaliação da aprendizagem, Trabalho pedagógico, Ensino de CiênciasResumo
As avaliações externas tem ocupado a centralidade nas agendas das redes de ensino do país, nessas primeiras décadas do século XXI. A pesquisa de abordagem qualitativa objetiva investigar as implicações das avaliações externas no trabalho pedagógico de professores do Ensino de Ciências da Natureza para refletir a avaliação da aprendizagem e o processo ensino-aprendizagem. Desse modo, os dados foram obtidos a partir de uma entrevista semiestruturada com professores do Ensino Médio de quatro escolas públicas de educação básica, do município de Pelotas-RS. A análise de conteúdo indicou quatro categorias, a saber: i) avaliações externas e as práticas pedagógicas no Ensino de Ciências; ii) avaliações externas e o Ensino de Ciências; iii) avaliações externas e a avaliação da aprendizagem; e, iv) avaliações externas e os professores. Os resultados apontam que essas avaliações são onipresentes nas escolas, servindo para guiar a ações do trabalho pedagógico, podendo provocar um reducionismo curricular. A partir da análise nota-se que essas avaliações assumem uma dimensão política pautada na responsabilização, fiscalização e controle.
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