Avaliações externas

implicações no trabalho pedagógico no ensino de Ciências da Natureza

Autores

  • Carla Vargas Bozzato Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Rosangela Inês Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3447

Palavras-chave:

Avaliações externas, Avaliação da aprendizagem, Trabalho pedagógico, Ensino de Ciências

Resumo

As avaliações externas tem ocupado a centralidade nas agendas das redes de ensino do país, nessas primeiras décadas do século XXI. A pesquisa de abordagem qualitativa objetiva investigar as implicações das avaliações externas no trabalho pedagógico de professores do Ensino de Ciências da Natureza para refletir a avaliação da aprendizagem e o processo ensino-aprendizagem. Desse modo, os dados foram obtidos a partir de uma entrevista semiestruturada com professores do Ensino Médio de quatro escolas públicas de educação básica, do município de Pelotas-RS. A análise de conteúdo indicou quatro categorias, a saber: i) avaliações externas e as práticas pedagógicas no Ensino de Ciências; ii) avaliações externas e o Ensino de Ciências; iii)  avaliações externas e a avaliação da aprendizagem; e, iv) avaliações externas e os professores. Os resultados apontam que essas avaliações são onipresentes nas escolas, servindo para guiar a ações do trabalho pedagógico, podendo provocar um reducionismo curricular. A partir da análise nota-se que essas avaliações assumem uma dimensão política pautada na responsabilização, fiscalização e controle.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Vargas Bozzato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

É doutoranda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e da Saúde na linha de pesquisa Investigação Científica: processos de ensino e aprendizagem na escola, na universidade e em laboratório. Também é sócia da Associação Brasileira de Pesquisadores de Ensino de Ciências(ABRAPEC) desde 2013.

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Possui Graduação em Ciências, Habilitação Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) (2003), Mestrado (2011) e Doutorado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ (2015). Tem experiência na área de Química, com ênfase no Ensino de Ciências, atuando nos seguintes temas: Educação Ambiental; Experimentação no Ensino de Ciências; Avaliação Educacional; Políticas Educacionais e Currículo. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS. Atuando no Curso de Química Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), orientando na Linha 1 do Programa da UFFS, Campus Cerro Largo, RS. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Química até 2018 e subprojeto Biologia até 2019. Coordenou PIBID Química-Física-Biologia (2022-2024). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM). Coordenadora de Estágios. Coordenadora Geral da Revista Insignare Scientia (RIS) e Coordenadora adjunta do PPGEC.

Downloads

Publicado

2025-09-30

Como Citar

BOZZATO, C. V.; UHMANN, R. I. M. Avaliações externas: implicações no trabalho pedagógico no ensino de Ciências da Natureza. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–18, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3447. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3447. Acesso em: 23 nov. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas