Educação Estética e Modelagem no Ensino de Ciências
discussões sobre as mudanças na puberdade
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3149Palavras-chave:
Educação Estética, Modelagem na educação, PuberdadeResumo
O presente artigo descreve uma experiência vivenciada, por meio de uma proposta de ensino, por estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental sobre a temática da puberdade, utilizando como método de ensino a Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. Teoricamente, analisa e discute o desenvolvimento e os resultados da proposta a partir da noção de estética, vista como uma forma de se conhecer e de se significar, considerando a Educação Estética como um meio de educação humanizadora. Por meio da Modelagem na Educação, instigados com a letra de uma música, os estudantes ilustraram um corpo humano em tamanho real e expressaram as mudanças físicas e emocionais ocorridas na etapa da puberdade, demonstrando, em seus modelos, senso estético voltado à sensibilidade. A partir da Estética, os estudantes relacionaram as questões emocionais e humanas com os conteúdos estudados envolvendo a temática da puberdade, o que contribuiu ao processo de se auto-conhecer e respeitar a si e ao outro. Com isso, foi possível perceber a importância da disseminação da Educação Estética na Educação Básica de forma transversalizada com os diferentes componentes curriculares, potencializando os processos de ensino e de aprendizagem e desenvolvendo a capacidade de sentir, de significar-se e de expressar-se livremente.
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