Desenvolvimento de softwares ou aplicativos para pessoas com paralisia cerebral e suas implicações na aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática

metanálise por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Dilson Ferreira Ribeiro Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS https://orcid.org/0000-0002-0777-9796
  • Isabel Cristina Machado de Lara Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3839

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática, Tecnologia Computacional, Paralisia Cerebral

Resumo

Este artigo apresenta uma metanálise por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura sobre softwares ou aplicativos que beneficiam o processo de aprendizagem de pessoas com paralisia cerebral (PC) nas áreas de Ciências da Natureza ou Matemática. Objetiva investigar as implicações no desenvolvimento de recursos de Realidade Aumentada, Virtual ou Mista, idealizados para atenuar as dificuldades impostas pela deficiência. Por meio da combinação de 13 descritores, foram realizadas 54 buscas em 10 bases de dados nacionais e internacionais. Após esse processo, uma tese, oito dissertações e quatro artigos constituíram o corpus de análise categorizado por meio da Análise Textual Discursiva. O desenvolvimento da revisão evidenciou que são poucas as produções que envolvem essa temática. A análise constatou alguns benefícios desses recursos, minimizando as barreiras impostas pela deficiência. Contudo, traz à tona a necessidade de os idealizadores de aplicativos ou softwares compreenderem as condições físicas e cognitivas de pessoas com PC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilson Ferreira Ribeiro, Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas _ 1999 (UFPel), Especialização em Matemática pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande _ 2002 (FURG) e curso de Aperfeiçoamento em Pedagogia e Formação Social _ 2011 (FAE/UFPel). Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática _ 2013 (PPGE da UFPel). Doutorado (2020) e Pós-Doutorado (2023) em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).  Atualmente é professor de Educação Básica atuando nos níveis Fundamental e Médio, na rede municipal de ensino da cidade de Pelotas/RS, no Colégio Municipal Pelotense. 

Isabel Cristina Machado de Lara, Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Realizou seu Pós-Doutoramento no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professora da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática e do Programa de Pós Graduação em Educação. 

Downloads

Publicado

2025-09-29

Como Citar

RIBEIRO, D. F.; MACHADO DE LARA, I. C. Desenvolvimento de softwares ou aplicativos para pessoas com paralisia cerebral e suas implicações na aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática: metanálise por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–23, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3839. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3839. Acesso em: 23 nov. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)