Desenvolvimento de softwares ou aplicativos para pessoas com paralisia cerebral e suas implicações na aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática
metanálise por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3839Palabras clave:
Ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática, Tecnologia Computacional, Paralisia CerebralResumen
Este artigo apresenta uma metanálise por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura sobre softwares ou aplicativos que beneficiam o processo de aprendizagem de pessoas com paralisia cerebral (PC) nas áreas de Ciências da Natureza ou Matemática. Objetiva investigar as implicações no desenvolvimento de recursos de Realidade Aumentada, Virtual ou Mista, idealizados para atenuar as dificuldades impostas pela deficiência. Por meio da combinação de 13 descritores, foram realizadas 54 buscas em 10 bases de dados nacionais e internacionais. Após esse processo, uma tese, oito dissertações e quatro artigos constituíram o corpus de análise categorizado por meio da Análise Textual Discursiva. O desenvolvimento da revisão evidenciou que são poucas as produções que envolvem essa temática. A análise constatou alguns benefícios desses recursos, minimizando as barreiras impostas pela deficiência. Contudo, traz à tona a necessidade de os idealizadores de aplicativos ou softwares compreenderem as condições físicas e cognitivas de pessoas com PC.
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