Educação Estética e Modelagem no Ensino de Ciências

discussões sobre as mudanças na puberdade

Autores

  • Paola Cazzanelli Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Valderez Marina do Rosário Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3149

Palavras-chave:

Educação Estética, Modelagem na educação, Puberdade

Resumo

O presente artigo descreve uma experiência vivenciada, por meio de uma proposta de ensino, por estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental sobre a temática da puberdade, utilizando como método de ensino a Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. Teoricamente, analisa e discute o desenvolvimento e os resultados da proposta a partir da noção de estética, vista como uma forma de se conhecer e de se significar, considerando a Educação Estética como um meio de educação humanizadora. Por meio da Modelagem na Educação, instigados com a letra de uma música, os estudantes ilustraram um corpo humano em tamanho real e expressaram as mudanças físicas e emocionais ocorridas na etapa da puberdade, demonstrando, em seus modelos, senso estético voltado à sensibilidade. A partir da Estética, os estudantes relacionaram as questões emocionais e humanas com os conteúdos estudados envolvendo a temática da puberdade, o que contribuiu ao processo de se auto-conhecer e respeitar a si e ao outro. Com isso, foi possível perceber a importância da disseminação da Educação Estética na Educação Básica de forma transversalizada com os diferentes componentes curriculares, potencializando os processos de ensino e de aprendizagem e desenvolvendo a capacidade de sentir, de significar-se e de expressar-se livremente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Cazzanelli, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Mestra (2022) e Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2022). Especialista em Ensino de Ciências aos anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é 10! pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2022). Aluna de Especialização em Gestão em Educação: supervisão e orientação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2021). Graduada em licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2018). Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Avançados sobre Análise Textual Discursiva e Métodos Correlatos da PUCRS. Atualmente é professora de Ciências e Agroecologia no Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência visual, Educar pela Pesquisa, educação museal, visitas virtuais, ensino de Ciências, ensino de Agroecologia, reciclagem e Educação em Saúde.

Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Primeiro Grau pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), graduação em Licenciatura Em Ciências Habilitação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com atividades docentes no Curso de Pedagogia da Escola de Humanidades. É professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Escola de Humanidades) e em Educação em Ciências e Matemática (Escola de Ciências). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: educar pela pesquisa, ciências, feiras e clubes de Ciências, educação e avaliação, formação e continuada de professores.

Isabel Cristina Machado de Lara, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Isabel Cristina Machado de Lara é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Realizou seu Pós-Doutoramento no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professora da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática e do Programa de Pós Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Discalculia do Desenvolvimento (GEPEDPUCRS) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Etnomatemática (GEPEPUCRS). Realiza palestras, oficinas e minicursos em formações continuadas de professores atuando principalmente nos seguintes temas: tendências atuais no ensino da Matemática; Etnomatemática; Modelagem Matemática; dificuldades e transtornos de aprendizagem; Resolução de Problemas; uso de jogos.

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

CAZZANELLI, P.; DO ROSÁRIO LIMA, V. M.; MACHADO DE LARA, I. C. Educação Estética e Modelagem no Ensino de Ciências: discussões sobre as mudanças na puberdade. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–19, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3149. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3149. Acesso em: 25 set. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas