Ação tecnológica na educação básica como incentivo ao empoderamento feminino
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3956Palavras-chave:
Empoderamento Feminino, STEAM, TIC, Divulgação CientíficaResumo
Mulheres têm enfrentado barreiras e estereótipos, especialmente, em carreiras relacionadas às Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (STEAM - traduzido para o inglês Science, Technology, Engineering, Art and Mathematic). Discussões sobre empoderamento e promoção da representatividade feminina evidenciam espaços que carecem de diversidade e necessitam de conscientização para a transformação social. Este artigo trata sobre ações colaborativas entre projetos de ensino e extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), cujo objetivo foi planejar, propor, analisar e relatar uma proposta de ensino na Educação Básica, por meio do resgate histórico e de contribuições à Ciência da atriz e inventora Hedy Lamarr, cuja invenção deu origem à tecnologia do wi-fi e bluetooth. Como estratégia metodológica utilizou-se os Três Momentos Pedagógicos em ações dialogadas e pautadas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e na mediação de conhecimentos. A participação na atividade proposta, receptividade e engajamento foram resultantes do quanto o conteúdo abordado influencia na vida e cotidiano dos estudantes. Desta forma, discussões relevantes, que corroboram com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 5), foram proporcionadas e não determinam um como, mas sim uma possibilidade de integração, abordagem e discussão crítica acerca do tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.