Ação tecnológica na educação básica como incentivo ao empoderamento feminino

Autores/as

  • Andressa Soares Bento Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Jamily da Silva dos Anjos Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Nátali Antunes Alves Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Tiélen Eslabão Moraes Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Bruna Adriane Fary Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos Santos Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3956

Palabras clave:

Empoderamento Feminino, STEAM, TIC, Divulgação Científica

Resumen

Mulheres têm enfrentado barreiras e estereótipos, especialmente, em carreiras relacionadas às Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (STEAM - traduzido para o inglês Science, Technology, Engineering, Art and Mathematic). Discussões sobre empoderamento e promoção da representatividade feminina evidenciam espaços que carecem de diversidade e necessitam de conscientização para a transformação social. Este artigo trata sobre ações colaborativas entre projetos de ensino e extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), cujo objetivo foi planejar, propor, analisar e relatar uma proposta de ensino na Educação Básica, por meio do resgate histórico e de contribuições à Ciência da atriz e inventora Hedy Lamarr, cuja invenção deu origem à tecnologia do wi-fi e bluetooth. Como estratégia metodológica utilizou-se os Três Momentos Pedagógicos em ações dialogadas e pautadas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e na mediação de conhecimentos. A participação na atividade proposta, receptividade e engajamento foram resultantes do quanto o conteúdo abordado influencia na vida e cotidiano dos estudantes. Desta forma, discussões relevantes, que corroboram com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 5), foram proporcionadas e não determinam um como, mas sim uma possibilidade de integração, abordagem e discussão crítica acerca do tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andressa Soares Bento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre/RS. Mestre em Estudos em Ensino de Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciada em Química pela UFPel. Desenvolve pesquisas em Diversidade de Gênero nas Ciências Naturais e Exatas.

Jamily da Silva dos Anjos, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Licencianda em Química pela Universidade Federal de Pelotas, integrante do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ). Atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no subprograma de Química/Física no período 2022-2023. Atua em pesquisa sobre Ciência e Epistemologia.

Nátali Antunes Alves, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Licencianda em Química pela Universidade Federal de Pelotas, integrante do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ). Atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no subprograma de Química/Física no período 2022-2023. Atua em pesquisa sobre Ciência e Epistemologia.

Tiélen Eslabão Moraes, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduanda no curso de Bacharelado em Farmácia. Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Pelotas/RS. Atuou no Programa Institucional de Bolsas Acadêmicas (PBA-UFPel) em ações no projeto de estensão "Química no PS - Processo Seletivo", no ano de 2023. Atua em pesquisa sobre Empoderamento Feminino por meio do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável  - Igualdade de Gênero (ODS 5).

Bruna Adriane Fary, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professora no Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É autora e coautora de livros e capítulos sobre o tema gênero, diversidade e representatividade feminina. Faz parte, enquanto pesquisadora, de três grupos: Grupo de Estudos em Educação Científica e Culturas (GEECC); Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Química (LEPEC) e do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ). Mestra e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, PECEM - (2021) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Neuroaprendizagem e Educação e Sociedade (2020) pela Faculdade UNINA. Licenciada em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR - (2015). Inclina-se a investigar nas linhas: Estudos Culturais das Ciências; Educação em Direitos Humanos; Filosofia e Sociologia da Química/Ciências; Experimentação no Ensino de Química/Ciências; Educações e Mídias; Educação Ambiental e Antropoceno. 

Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos Santos, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professora no Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Coordena um programa intitulado Química em Ação, que abrange três projetos de extensão universitária e divulgação científica intitulados TRANSFERE - Mediação de conhecimentos químicos entre comunidades e universitários; TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação na Química; Química no PS - Processo Seletivo; e um projeto de ensino intitulado QuiCo - Estratégias de Ensino e Aprendizagem na Química do Cotidiano. Trabalha com foco em capacitação de recursos humanos na pesquisa, ensino e extensão universitária, nos temas de química bioinorgânica; síntese e caracterização de biomateriais; polímeros e materiais compatíveis; avaliações biológicas, catalíticas e estruturais; divulgação científica; química e ciências; e empoderamento feminino por meio do uso de TIC. Doutora e Mestra em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, com área de concentração em Química Inorgânica. Especialista em Educação pelo Instituto Federal Sul-Riograndense (IF-Sul). Graduada em Farmácia Bioquímica - Análises Clínicas, pela UFSM. C-9245-2013; ORCID 0000-0002-5050-6259. alinejoana@gmail.com / aline.wohlmuth@ufpel.edu.br 

 

Publicado

2025-10-05

Cómo citar

BENTO, A. S.; ANJOS, J. da S. dos .; ALVES, N. A. .; MORAES, T. E. .; FARY, B. A. .; SANTOS, A. J. R. W. A. dos . Ação tecnológica na educação básica como incentivo ao empoderamento feminino . Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–17, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3956. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3956. Acesso em: 8 oct. 2025.

Número

Sección

Ciências Humanas