Technological action in basic education as an incentive for female empowerment

Authors

  • Andressa Soares Bento Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Jamily da Silva dos Anjos Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Nátali Antunes Alves Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Tiélen Eslabão Moraes Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Bruna Adriane Fary Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos Santos Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3956

Keywords:

Women Empowerment, STEAM, TIC, Science Dissemination

Abstract

Women have faced barriers and stereotypes, especially in careers related to Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics (STEAM). Discussions about empowerment and promotion of female representation highlight spaces that lack diversity and need awareness for social transformation. This article deals about collaborative actions of teaching and extension projects at University Federal of Pelotas (UFPel), whose objective was to plan, propose, analyze and report a teaching proposal in Basic Education, through historical recovery and  contributions in the Science by actress and inventor, Hedy Lamarr, whose invention gave rise to wi-fi and bluetooth. As a methodological strategy, the Three Pedagogical Moments were used in dialogued actions based on Technologies of Information and Communication (TIC) and in knowledge mediation. Participation in the proposed activity, receptivity and engagement were the result of how much the content covered influences the students' lives and daily lives. In this way, relevant discussions, which corroborate the Sustainable Development Goals (SDG 5) were provided, but they do not determine a how, but rather a possibility of integration, approach and critical discussion of the topic.

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Author Biographies

Andressa Soares Bento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre/RS. Mestre em Estudos em Ensino de Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciada em Química pela UFPel. Desenvolve pesquisas em Diversidade de Gênero nas Ciências Naturais e Exatas.

Jamily da Silva dos Anjos, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Licencianda em Química pela Universidade Federal de Pelotas, integrante do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ). Atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no subprograma de Química/Física no período 2022-2023. Atua em pesquisa sobre Ciência e Epistemologia.

Nátali Antunes Alves, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Licencianda em Química pela Universidade Federal de Pelotas, integrante do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ). Atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no subprograma de Química/Física no período 2022-2023. Atua em pesquisa sobre Ciência e Epistemologia.

Tiélen Eslabão Moraes, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Graduanda no curso de Bacharelado em Farmácia. Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Pelotas/RS. Atuou no Programa Institucional de Bolsas Acadêmicas (PBA-UFPel) em ações no projeto de estensão "Química no PS - Processo Seletivo", no ano de 2023. Atua em pesquisa sobre Empoderamento Feminino por meio do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável  - Igualdade de Gênero (ODS 5).

Bruna Adriane Fary, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professora no Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É autora e coautora de livros e capítulos sobre o tema gênero, diversidade e representatividade feminina. Faz parte, enquanto pesquisadora, de três grupos: Grupo de Estudos em Educação Científica e Culturas (GEECC); Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Química (LEPEC) e do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ). Mestra e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, PECEM - (2021) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Neuroaprendizagem e Educação e Sociedade (2020) pela Faculdade UNINA. Licenciada em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR - (2015). Inclina-se a investigar nas linhas: Estudos Culturais das Ciências; Educação em Direitos Humanos; Filosofia e Sociologia da Química/Ciências; Experimentação no Ensino de Química/Ciências; Educações e Mídias; Educação Ambiental e Antropoceno. 

Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos Santos, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professora no Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Coordena um programa intitulado Química em Ação, que abrange três projetos de extensão universitária e divulgação científica intitulados TRANSFERE - Mediação de conhecimentos químicos entre comunidades e universitários; TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação na Química; Química no PS - Processo Seletivo; e um projeto de ensino intitulado QuiCo - Estratégias de Ensino e Aprendizagem na Química do Cotidiano. Trabalha com foco em capacitação de recursos humanos na pesquisa, ensino e extensão universitária, nos temas de química bioinorgânica; síntese e caracterização de biomateriais; polímeros e materiais compatíveis; avaliações biológicas, catalíticas e estruturais; divulgação científica; química e ciências; e empoderamento feminino por meio do uso de TIC. Doutora e Mestra em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, com área de concentração em Química Inorgânica. Especialista em Educação pelo Instituto Federal Sul-Riograndense (IF-Sul). Graduada em Farmácia Bioquímica - Análises Clínicas, pela UFSM. C-9245-2013; ORCID 0000-0002-5050-6259. alinejoana@gmail.com / aline.wohlmuth@ufpel.edu.br 

 

Published

2025-10-05

How to Cite

BENTO, A. S.; ANJOS, J. da S. dos .; ALVES, N. A. .; MORAES, T. E. .; FARY, B. A. .; SANTOS, A. J. R. W. A. dos . Technological action in basic education as an incentive for female empowerment. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–17, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3956. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3956. Acesso em: 8 oct. 2025.

Issue

Section

Ciências Humanas