Metodologias ativas no ensino de Ciências Contábeis

PBL – Problem Based Learning na disciplina de arbitragem e perícia contábil

Autores

  • Adriano Barreira de Andrade CEULP/ULBRA
  • Thaysi Castro Coelho Andrade Doutora em Biotecnologia e Professora do curso de Agronomia na UNITINS
  • Silvana Neumann Martins Universidade Vale do Taquari - Univates
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Universidade Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.527-547.1718

Palavras-chave:

Ensino da Contabilidade, Formação Profissional, Ensino Superior, Estratégias Pedagógicas.

Resumo

O presente estudo analisa o uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem no curso de Ciências Contábeis. Objetiva-se investigar como o uso de metodologias ativas em sala de aula, considerando a aplicação da estratégia: Problem Based Learning (PBL), promove a aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia de graduandos em Ciências Contábeis. Utilizou-se a abordagem quali-quantitativa, sendo uma pesquisa exploratória e descritiva. Trata-se de uma aproximação ao estudo de caso, tendo sido utilizados questionários aplicados no início e no final da experiência, em uma turma de graduandos em Ciências Contábeis na disciplina Arbitragem e Perícia Contábil. A pesquisa foi realizada em uma IES localizada em Palmas – TO. Segundo os relatos dos estudantes, após a participação em aulas baseadas no PBL, houve melhora na aprendizagem e aumento do desenvolvimento da autonomia acadêmica. Cabe ressaltar que a habilidade de trabalhar em equipe, citada inúmeras vezes pelos sujeitos da pesquisa como o item que mais demandou atenção, bem como a habilidade de superar as dificuldades apresentadas, foram essenciais para o sucesso na solução do problema proposto no estudo.

Palavras-chave: Ensino da Contabilidade; formação profissional; Ensino Superior; estratégias pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Barreira de Andrade, CEULP/ULBRA

Mestre em Ensino e Professor do curso de Ciências Contábeis do CEULP/ULBRA

Thaysi Castro Coelho Andrade, Doutora em Biotecnologia e Professora do curso de Agronomia na UNITINS

Doutora em Biotecnologia e Professora do curso de Agronomia na UNITINS

Silvana Neumann Martins, Universidade Vale do Taquari - Univates

Professora dos Programas de Pós graduação: Doutorado e Mestrado em Ensino e  Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. Universidade Vale do Taquari - Univates

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Universidade Vale do Taquari - Univates

Professora dos Programas de Pós graduação: Doutorado e Mestrado em Ensino e  Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. Pesquisadora em Ensino de Ciências e Biologia, Iniciação à Pesquisa, Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem.
Universidade Vale do Taquari - Univates

Downloads

Publicado

2022-06-28

Como Citar

ANDRADE, A. B. de; ANDRADE, T. C. C.; MARTINS, S. N.; STROHSCHOEN, A. A. G. Metodologias ativas no ensino de Ciências Contábeis: PBL – Problem Based Learning na disciplina de arbitragem e perícia contábil. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 2, p. 527–547, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.527-547.1718. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1718. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)