Metodologias ativas no ensino de Ciências Contábeis
PBL – Problem Based Learning na disciplina de arbitragem e perícia contábil
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.527-547.1718Palavras-chave:
Ensino da Contabilidade, Formação Profissional, Ensino Superior, Estratégias Pedagógicas.Resumo
O presente estudo analisa o uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem no curso de Ciências Contábeis. Objetiva-se investigar como o uso de metodologias ativas em sala de aula, considerando a aplicação da estratégia: Problem Based Learning (PBL), promove a aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia de graduandos em Ciências Contábeis. Utilizou-se a abordagem quali-quantitativa, sendo uma pesquisa exploratória e descritiva. Trata-se de uma aproximação ao estudo de caso, tendo sido utilizados questionários aplicados no início e no final da experiência, em uma turma de graduandos em Ciências Contábeis na disciplina Arbitragem e Perícia Contábil. A pesquisa foi realizada em uma IES localizada em Palmas – TO. Segundo os relatos dos estudantes, após a participação em aulas baseadas no PBL, houve melhora na aprendizagem e aumento do desenvolvimento da autonomia acadêmica. Cabe ressaltar que a habilidade de trabalhar em equipe, citada inúmeras vezes pelos sujeitos da pesquisa como o item que mais demandou atenção, bem como a habilidade de superar as dificuldades apresentadas, foram essenciais para o sucesso na solução do problema proposto no estudo.
Palavras-chave: Ensino da Contabilidade; formação profissional; Ensino Superior; estratégias pedagógicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.