As mudanças no espaço escolar e a exigência de formação e transformação dos professores

Autores

  • Melissa Heberle Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Câmpus Lajeado
  • Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT- Câmpus Juína)
  • Silvana Neumann Martins Professora dos Programas de Pós-graduação em Ensino do Centro Universitário UNIVATES
  • Marli Teresinha Quartieri Professora dos Programas de Pós-graduação em Ensino do Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.12.2015.87-93.253

Palavras-chave:

Multidisciplinar, Ensino, Mudanças, Currículo, Formação docente

Resumo

O presente ensaio, de caráter bibliográfico, discute a necessidade da formação docente tendo em vista as mudanças da sociedade atual, influenciadas pelas tecnologias. Neste contexto, o currículo, bem como as formas de educação, precisam ser reinventados e diversificados. Entre os fatores que levam professores a temerem as mudanças estão o receio em relação à perda do emprego e a terem que “reaprender” a profissão. De fato, transformações no campo educacional são provocadoras e impõem aos educadores esforços intelectuais e emocionais. É fundamental que esses desenvolvam a capacidade de reflexão, uma vez que a mudança da prática educativa deverá estar centrada na aprendizagem do aluno e em sua própria aprendizagem.

Palavras-chave: Mudanças. Currículo. Formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Heberle, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - Câmpus Lajeado

Mestre em Letras - Teoria e Análise Linguística (UFRGS), cursou Aperfeiçoamento em Psicopedagogia e é licenciada em Letras - Português, Inglês e respectivas literaturas

Lucy Aparecida Gutiérrez de Alcântara, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT- Câmpus Juína)

Graduada em Matemática, Especialista em Avaliação, mestranda em Ensino na UNIVATES, bolsista da CAPES/PROSUP

Silvana Neumann Martins, Professora dos Programas de Pós-graduação em Ensino do Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Educação

Marli Teresinha Quartieri, Professora dos Programas de Pós-graduação em Ensino do Centro Universitário UNIVATES

Doutora em Educação

Downloads

Publicado

2015-12-04

Como Citar

HEBERLE, M.; ALCÂNTARA, L. A. G. de; MARTINS, S. N.; QUARTIERI, M. T. As mudanças no espaço escolar e a exigência de formação e transformação dos professores. Revista Thema, Pelotas, v. 12, n. 1, p. 87–93, 2015. DOI: 10.15536/thema.12.2015.87-93.253. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/253. Acesso em: 21 fev. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)