Curso Técnico em Multimeios Didáticos na modalidade EaD: o que dizem egressas

Autores

  • Michele Roos Marchesan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS. http://orcid.org/0000-0001-6169-2336
  • Silvana Neumann Martins UNIVATES - Universidade do Vale do Taquari, Lajeado/RS – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.929-947.1181

Palavras-chave:

Profuncionário, técnico em Multimeios Didáticos, Ensino a Distância.

Resumo

O artigo discute as trajetórias formativas de funcionárias de escola, egressas do curso Técnico em Multimeios Didáticos do IFSul. Para tanto, objetivou-se: a) Conhecer as facilidades e dificuldades experienciadas pelas egressas ao longo do curso; b) Buscar, entre as egressas, sugestões acerca da organização e proposta pedagógica do curso. Para fins metodológicos, assumiu-se uma abordagem qualitativa. Foram envolvidas oito egressas. Para produção dos dados foram utilizados os instrumentos análise documental e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados a partir da abordagem de Análise Textual Discursiva. Como referenciais foram utilizados documentos orientadores do curso e autores que tratam sobre o tema. Como dificuldades enfrentadas, emergiu o desafio em conciliar a vida familiar, profissional e de estudante, sobretudo, para as estudantes mães. A interação entre as estudantes, os tutores e os professores auxiliou no enfrentamento das dificuldades. Como sugestões em relação à organização e proposta pedagógica, indicou-se considerar as especificidades da modalidade EaD e buscar por um ponto de equilíbrio entre o caráter técnico e o caráter pedagógico do curso em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Roos Marchesan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Licenciada em Pedagogia - FAPA.

Especialista em Gestão de Instituições de Ensino - FAPA.

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Silvana Neumann Martins, UNIVATES - Universidade do Vale do Taquari, Lajeado/RS – Brasil.

Licenciada em Letras (Univates).

Mestre e Doutora em Educação (PUCRS).

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (Univates)

Downloads

Publicado

2020-01-14

Como Citar

MARCHESAN, M. R.; MARTINS, S. N. Curso Técnico em Multimeios Didáticos na modalidade EaD: o que dizem egressas. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 4, p. 929–947, 2020. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.929-947.1181. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1181. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)