Tempestade Cerebral, Phillips 66 e GV/GO: a prática com estratégias de ensino em uma turma de curso técnico

Autores

  • Michele Roos Marchesan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS. http://orcid.org/0000-0001-6169-2336
  • Malcus Cassiano Kuhn Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Canoas/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS. http://orcid.org/0000-0002-6001-2324
  • Naiara Dal Molin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS. País Brasil
  • Helena Miranda da Silva Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.307-318.736

Palavras-chave:

Estratégias de Ensino, Tempestade Cerebral, Phillips 66, Gv/GO, Técnico em Multimeios Didáticos

Resumo

O presente relato de experiência versa sobre estratégias de ensino diferentes das usualmente utilizadas, que foram aplicadas em uma turma de estudantes do curso Técnico em Multimeios Didáticos do Programa Profuncionário, ofertado por ofertado por um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do interior do Rio Grande do Sul. As estratégias de ensino utilizadas foram: Tempestade Cerebral, Phillips 66, GV/GO e de avaliação.  O referencial teórico que embasa este trabalho está ancorado em Moran (2012), Gil (2015) e Anastasiou e Alves (2003). Por meio da prática, foi possível observar o desconhecimento por parte dos estudantes em relação às estratégias utilizadas e o potencial do seu uso a fim de mobilizar diferentes operações de pensamento, conhecimentos e atitudes por parte dos estudantes e do próprio professor. Ressaltando para este último, a sua função de estrategista.

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Biografia do Autor

Michele Roos Marchesan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Licenciada em Pedagogia - FAPA.

Especialista em Gestão de Instituições de Ensino - FAPA.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino no Centro Universitário UNIVATES.

Membra do Projeto de Pesquisa "O impacto dos cursos de formação continuada ofertados pelo IFSul – Câmpus Lajeado no fazer pedagógico de professores da Educação Básica do Vale do Taquari" - IFSul.

Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Malcus Cassiano Kuhn, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Canoas/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Pós-doutor em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática e Interculturalidade - GEPHEMI.

Coordenador do Projeto de Pesquisa "O impacto dos cursos de formação continuada ofertados pelo IFSul – Câmpus Lajeado no fazer pedagógico de professores da Educação Básica do Vale do Taquari" - IFSul.

Professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Naiara Dal Molin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS. País Brasil

Doutora em Ciência Política - UFRGS

Membra do Projeto de Pesquisa "O impacto dos cursos de formação continuada ofertados pelo IFSul – Câmpus Lajeado no fazer pedagógico de professores da Educação Básica do Vale do Taquari" - IFSul.

Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado.

Helena Miranda da Silva Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Especialista em Informática na Educação - UFRGS.

Licenciada em Pedagogia.

Membra do Projeto de Pesquisa "O impacto dos cursos de formação continuada ofertados pelo IFSul – Câmpus Lajeado no fazer pedagógico de professores da Educação Básica do Vale do Taquari" - IFSul.

Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

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Publicado

2017-12-06

Como Citar

Marchesan, M. R., Kuhn, M. C., Dal Molin, N., & Araújo, H. M. da S. (2017). Tempestade Cerebral, Phillips 66 e GV/GO: a prática com estratégias de ensino em uma turma de curso técnico. Revista Thema, 14(4), 307-318. https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.307-318.736

Edição

Seção

Relatos