Estudo de demanda por novos serviços em um escritório de contabilidade do interior do RS

Autores

  • Malcus Cassiano Kuhn Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Lajeado. http://orcid.org/0000-0002-6001-2324
  • Sabrine Elisa Käfer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.41-60.2453

Palavras-chave:

contabilidade, planejamento tributário, planejamento estratégico, recrutamento e seleção de pessoas, assessoria contábil gerencial

Resumo

O artigo objetiva apresentar um estudo de demanda por novos serviços em um escritório de contabilidade de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa, com um estudo de caso, a partir de fundamentação teórica sobre serviços que podem ser ofertados em um escritório de contabilidade e a aplicação de um questionário eletrônico, para uma amostra de 21 empresas clientes do escritório e ativas em setembro de 2019. O serviço mais demandado foi a assessoria contábil gerencial, por 38,1% das empresas clientes; seguida pelos serviços de planejamento tributário e de recrutamento e seleção de colaboradores, ambos por 28,57% das empresas; e, por último, o serviço de planejamento estratégico, indicado por 23,81% das empresas. Dessa forma, constatou-se que as empresas possuem interesse, mas não tão expressivo, por novos serviços, podendo o escritório de contabilidade analisar os resultados da pesquisa, para, após reorganizar as funções internas necessárias, oferecer novos serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Lajeado.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM, na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Membro da Câmara de Ensino do IFSul.

Membro titular do Conselho Editorial da Editora IFSul.

Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

Líder do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

Sabrine Elisa Käfer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Especialista em Gestão de Micro e Pequenos Negócios pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Taquari – Univates/Lajeado/RS. Técnica em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0765132227165542

Downloads

Publicado

2024-02-27

Como Citar

KUHN, M. C.; KÄFER, S. E. Estudo de demanda por novos serviços em um escritório de contabilidade do interior do RS. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 1, p. 41–60, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.41-60.2453. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2453. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas