Ensino de Arithmetica – parte theorica

um livro do padre jesuíta Luiz Schuler do início do século XX

Autores

  • Malcus Cassiano Kuhn Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Lajeado. http://orcid.org/0000-0002-6001-2324
  • Silvio Luiz Martins Britto Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.774-801.1963

Resumo

O tema deste artigo se insere na História da Educação Matemática. É um estudo qualitativo e documental, amparado na análise de conteúdo de Bardin, para abordagem de um livro de aritmética escrito pelo padre jesuíta Luiz Schuler, publicado no ano de 1904. O alemão Schuler circula por colégios da Ordem dos jesuítas no sul do Brasil, lecionando Matemática, Filosofia e Línguas. Foi autor de quatro livros de aritmética e um de álgebra. O livro Ensino de Arithmetica – parte theorica – aborda: números inteiros, frações, potências e raízes, medidas, razões e proporções, aplicações das proporções – regra de três, juro, descontos e divisão proporcional – progressões, logaritmos, regra de mistura e liga e câmbio. O autor apresenta esses conhecimentos matemáticos de forma teórica, por meio de definições e de exemplos, sem propor a resolução de exercícios. O conhecimento matemático está contextualizado nas unidades de estudo que envolvem aplicações das proporções, através de situações problemas relacionadas com a vivência dos estudantes, destacando o contexto comercial da época, mas de forma reduzida, pois se trata de um compêndio que prima por conceitos e procedimentos de cálculo.

Palavras-chave: História da Educação Matemática; jesuítas; aritmética; análise de conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Câmpus Lajeado.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM, na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Coordenador do Polo UAB do IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Membro da Câmara de Ensino do IFSul.

Membro titular da Câmara de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul, representando a grande área de Ciências Exatas e da Terra.

Membro titular do Conselho Editorial da Editora IFSul.

Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

Líder do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

Silvio Luiz Martins Britto , Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM – da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Professor das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS.

Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

KUHN, M. C.; MARTINS BRITTO , S. L. Ensino de Arithmetica – parte theorica: um livro do padre jesuíta Luiz Schuler do início do século XX. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 3, p. 774–801, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.774-801.1963. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1963. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas