Ensino de Arithmetica – parte theorica
um livro do padre jesuíta Luiz Schuler do início do século XX
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.774-801.1963Resumen
O tema deste artigo se insere na História da Educação Matemática. É um estudo qualitativo e documental, amparado na análise de conteúdo de Bardin, para abordagem de um livro de aritmética escrito pelo padre jesuíta Luiz Schuler, publicado no ano de 1904. O alemão Schuler circula por colégios da Ordem dos jesuítas no sul do Brasil, lecionando Matemática, Filosofia e Línguas. Foi autor de quatro livros de aritmética e um de álgebra. O livro Ensino de Arithmetica – parte theorica – aborda: números inteiros, frações, potências e raízes, medidas, razões e proporções, aplicações das proporções – regra de três, juro, descontos e divisão proporcional – progressões, logaritmos, regra de mistura e liga e câmbio. O autor apresenta esses conhecimentos matemáticos de forma teórica, por meio de definições e de exemplos, sem propor a resolução de exercícios. O conhecimento matemático está contextualizado nas unidades de estudo que envolvem aplicações das proporções, através de situações problemas relacionadas com a vivência dos estudantes, destacando o contexto comercial da época, mas de forma reduzida, pois se trata de um compêndio que prima por conceitos e procedimentos de cálculo.
Palavras-chave: História da Educação Matemática; jesuítas; aritmética; análise de conteúdo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.