Ensino de Arithmetica – parte theorica
um livro do padre jesuíta Luiz Schuler do início do século XX
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.774-801.1963Abstract
The theme of this article is part of the History of Mathematical Education. It is a qualitative and documentary study, supported by Bardin's content analysis, to approach an arithmetic book written by Jesuit priest Luiz Schuler, published in 1904. The German Schuler circulates through schools of the Order of the Jesuits in southern Brazil, teaching Mathematics, Philosophy and Languages. He authored four books on arithmetic and one on algebra. The book Teaching of Arithmetic - theory part - covers: whole numbers, fractions, powers and roots, measures, ratios and proportions, applications of proportions - rule of three, interest, discounts and proportional division - progressions, logarithms, mixing rule and alloy and exchange. The author presents this mathematical knowledge in a theoretical way, through definitions and examples, without proposing the resolution of exercises. The mathematical knowledge is contextualized in the study units that involve applications of proportions, through problem situations related to the students' experience, highlighting the commercial context of the time, but in a reduced way, as it is a compendium that excels in concepts and procedures calculation.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.