As mudanças no espaço escolar e a exigência de formação e transformação dos professores
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.12.2015.87-93.253Keywords:
Multidisciplinar, Ensino, Mudanças, Currículo, Formação docenteAbstract
O presente ensaio, de caráter bibliográfico, discute a necessidade da formação docente tendo em vista as mudanças da sociedade atual, influenciadas pelas tecnologias. Neste contexto, o currículo, bem como as formas de educação, precisam ser reinventados e diversificados. Entre os fatores que levam professores a temerem as mudanças estão o receio em relação à perda do emprego e a terem que “reaprender” a profissão. De fato, transformações no campo educacional são provocadoras e impõem aos educadores esforços intelectuais e emocionais. É fundamental que esses desenvolvam a capacidade de reflexão, uma vez que a mudança da prática educativa deverá estar centrada na aprendizagem do aluno e em sua própria aprendizagem.
Palavras-chave: Mudanças. Currículo. Formação docente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.