Estratégias pedagógicas inovadoras compreendidas como metodologias ativas

Autores

  • Júlia Nilsson Stroher Universidade Vale do Taquari - UNIVATES
  • Simone Beatriz Reckziegel Henckes Universidade Vale do Taquari - Univates
  • Diógenes Gewehr Universidade Vale do Taquari - Univates
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Universidade Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.734-747.891

Palavras-chave:

Aprendizagem Ativa, Autonomia do Aluno, Métodos Ativos, Metodologias Inovadoras.

Resumo

O presente artigo trata de uma revisão bibliográfica que busca identificar as principais estratégias pedagógicas inovadoras que têm sido relacionadas às metodologias ativas no ensino, bem como, as percepções dos docentes e discentes quanto ao uso destas estratégias em sala de aula. As bases de dados utilizadas para esta busca foram: Portal de Periódicos Capes e Google Acadêmico, referidos em periódicos nacionais e publicados no período de 2007 a 2016. Os resultados encontrados através dos referenciais bibliográficos demonstraram que os docentes conhecem e utilizam metodologias ativas durante os processos de ensino e aprendizado, destacando que os métodos ativos desenvolvem autonomia e criticidade dos alunos. Relatam, contudo, fragilidades como falta de preparo e de tempo. Quanto aos discentes, os trabalhos pesquisados destacam que estes afirmam que as metodologias ativas são efetivamente mais interessantes e mais pertinentes para o processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Nilsson Stroher, Universidade Vale do Taquari - UNIVATES

Bolsista de Iniciação Científica

Simone Beatriz Reckziegel Henckes, Universidade Vale do Taquari - Univates

Mestranda em Ensino pela Universidade Vale do Taquari - Univates.

Diógenes Gewehr, Universidade Vale do Taquari - Univates

Mestre em Ensino. Doutorando em Ensino pela Universidade Vale do Taquari - Univates.

 

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Universidade Vale do Taquari - Univates

Professora dos Programas de Pós graduação: Doutorado e Mestrado em Ensino e  Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. Pesquisadora em Ensino de Ciências e Biologia, Iniciação à Pesquisa, Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem.
Universidade Vale do Taquari - Univates

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

STROHER, J. N.; HENCKES, S. B. R.; GEWEHR, D.; STROHSCHOEN, A. A. G. Estratégias pedagógicas inovadoras compreendidas como metodologias ativas. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 734–747, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.734-747.891. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/891. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)