Aprendizagem Significativa e Situações Didáticas no ensino de limites e derivadas
um estudo bibliográfico
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.1-18.3153Palavras-chave:
Ensino de Cálculo, Ensino de Limites e Derivadas, aprendizagem significativaResumo
Esta revisão sistemática de literatura faz parte de uma tese de doutorado profissional em Ensino de Ciências Exatas, ainda em andamento, que propôs investigar o desenvolvimento de teses e dissertações na temática do Cálculo Diferencial, especificamente sobre ensino de Limites e Derivadas amparado pela Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) ou da Teoria das Situações Didáticas (TSD). Tem-se como problema de pesquisa: Como a TAS ou a TSD, ou ambas, têm sido utilizadas no ensino de Limites e Derivadas? O estudo se desenvolveu segundo os pressupostos da pesquisa exploratória e bibliográfica, por meio de análises de produções acadêmicas inseridas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES durante o período 2012–2022. Os resultados encontrados sugerem atividades exitosas, sobretudo por meio do desenvolvimento de sequências didáticas e tarefas investigativas, e fazendo uso de diferentes instrumentos metodológicos seguindo os pressupostos teóricos da TAS ou da TSD, tais como: resolução de tarefas, Vê de Gowin, mapas conceituais, pré e pós-testes; no entanto, não foi localizado algum trabalho que tenha sido desenvolvido seguindo a TAS e a TSD concomitantemente.
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