Aprendizaje Significativo y Situaciones Didácticas en la enseñanza de límites y derivadas
un estudio bibliográfico
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.1-18.3153Palabras clave:
Enseñanza del Cálculo, Enseñanza de Límites y Derivadas, Aprendizaje Significativo, Teoría de las Situaciones Didácticas, secuencias didácticas, tareas investigativas, V de GowinResumen
Esta revisión sistemática de la literatura, enmarcada en una tesis doctoral en Enseñanza de las Ciencias Exactas, se propuso investigar cómo las teorías del Aprendizaje Significativo (TAS) y de las Situaciones Didácticas (TSD) han sido utilizadas para abordar las dificultades que los estudiantes suelen enfrentar en el aprendizaje de Límites y Derivadas. A través del análisis de tesis y disertaciones publicadas en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de CAPES (Brasil) entre 2012 y 2022, se identificaron diversas prácticas pedagógicas basadas en estas teorías. Los resultados sugieren que el desarrollo de secuencias didácticas y tareas investigativas, utilizando instrumentos como la resolución de problemas, el V de Gowin y mapas conceptuales, favorece la construcción de aprendizajes significativos. Sin embargo, se observó una escasez de estudios que combinen simultáneamente la TAS y la TSD. Esta investigación contribuye a la identificación de prácticas pedagógicas efectivas para la enseñanza del Cálculo y abre nuevas perspectivas para futuras investigaciones en el área.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.