Aprendizaje Significativo y Situaciones Didácticas en la enseñanza de límites y derivadas

un estudio bibliográfico

Autores/as

  • Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Juazeiro do Norte/CE - Brasil
  • Maria Madalena Dullius Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS - Brasil
  • Marco Antonio Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.1-18.3153

Palabras clave:

Enseñanza del Cálculo, Enseñanza de Límites y Derivadas, Aprendizaje Significativo, Teoría de las Situaciones Didácticas, secuencias didácticas, tareas investigativas, V de Gowin

Resumen

Esta revisión sistemática de la literatura, enmarcada en una tesis doctoral en Enseñanza de las Ciencias Exactas, se propuso investigar cómo las teorías del Aprendizaje Significativo (TAS) y de las Situaciones Didácticas (TSD) han sido utilizadas para abordar las dificultades que los estudiantes suelen enfrentar en el aprendizaje de Límites y Derivadas. A través del análisis de tesis y disertaciones publicadas en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de CAPES (Brasil) entre 2012 y 2022, se identificaron diversas prácticas pedagógicas basadas en estas teorías. Los resultados sugieren que el desarrollo de secuencias didácticas y tareas investigativas, utilizando instrumentos como la resolución de problemas, el V de Gowin y mapas conceptuales, favorece la construcción de aprendizajes significativos. Sin embargo, se observó una escasez de estudios que combinen simultáneamente la TAS y la TSD. Esta investigación contribuye a la identificación de prácticas pedagógicas efectivas para la enseñanza del Cálculo y abre nuevas perspectivas para futuras investigaciones en el área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Juazeiro do Norte/CE - Brasil

Doutorando em Ensino de Ciências Exatas junto à Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Matemática e Física e Licenciando em Ciências (habilitação em Matemática) pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (Campus de Juazeiro do Norte). Pesquisador cadastrado no Grupo de Pesquisa Ensino e Aplicações da Física/Matemática junto ao CNPq e certificado pelo IFCE, realiza estudos em Educação Matemática, com foco em Metodologias de Ensino, Resolução de Problemas e Formação de Professores de Matemática.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3200279528985758

Maria Madalena Dullius, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado/RS - Brasil

Possui Licenciatura Curta em Ciências e Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior, Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Burgos-Espanha. Atualmente é professora Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando no Programa em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) e no Programa em Ensino (PPGEnsino). Foi coordenadora do PPGECE e do PPGEnsino e Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (2014-2020). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Resolução de Problemas, Tecnologias no Ensino, Atividades Experimentais e Formação de Professores.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0009027904297962

Marco Antonio Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS - Brasil

Marco Antonio Moreira é Licenciado em Física (1965) e Mestre em Física (1972) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Brasil e Doutor em Ensino de Ciências (1977) pela Cornell University/USA. Foi professor do Instituto de Física da UFRGS de 1967 a 2012, quando aposentou-se como Professor Titular. Foi Vice-Diretor desse Instituto de 1989 a 1992. Em 2014 recebeu o Título de Professor Emérito. Foi docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física desse Instituto de 2002 a 2013. É professor colaborador da Universidade de Burgos/Espanha desde 1998. Integrou, como Secretário de Ensino, a Diretoria da Sociedade Brasileira de Física em 1973 e 1974. Participou da Comissão de Educação da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP) de 1975 a 1987. Foi Professor Visitante na Cornell University de 1986 a 1988. Integrou o Comitê de Educação do CNPq de 1993 a 1995 e de 1999 a 2001. Foi membro da Comissão de Especialistas em Ensino de Física da SESu/MEC de 1996 a 1999, presidindo-a em 1998 e 1999. Foi pesquisador 1A do CNPq, na Área de Educação, de 1989 a 2014. Presidiu a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) de 1997 a 2001. Foi Representante da Área de Ensino de Ciências e Matemática na CAPES de 2000 a 2007. Suas áreas de interesse são o ensino de ciências e a pesquisa em ensino de ciências, particularmente Física. Dedica-se também a teorias de aprendizagem, especialmente a da aprendizagem significativa. Além disso, atua em filosofia da ciência, metodologia da pesquisa em educação e metodologia do ensino superior. Foi editor da Revista Brasileira de Ensino de Física de 1989 a 1993, da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências de 2001 a 2005, da revista Experiências em Ensino de Ciências de 2007 a 2011 e do periódico Investigações em Ensino de Ciências desde 1996 a 2014. É editor da revista Aprendizagem Significativa em Revista desde 2011. Já publicou 312 artigos em periódicos, 137 trabalhos completos em anais de congressos, 56 livros e 7 capítulos de livros. Orientou 61 dissertações de mestrado e 63 teses de doutorado, co-orientou 6 dissertações de mestrado e 8 teses de doutorado. Foi coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/PROFIS) de 2013 a 2019. Pesquisador Sênior do CNPq de 2016 a 2021. Docente Colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UERR, Boa Vista,RR, desde 2012. Docente Colaborador do PPG Ensino da UNIVATES, RS, desde 2016. Docente Permanente do Doutorado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da UNIVATES, desde 2020. Docente coladorador da REAMEC desde 2021.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5078954333145104

Publicado

2024-02-27

Cómo citar

FERREIRA, G. S. S.; DULLIUS, M. M.; MOREIRA, M. A. Aprendizaje Significativo y Situaciones Didácticas en la enseñanza de límites y derivadas: un estudio bibliográfico. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 1, p. 1–18, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.1-18.3153. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3153. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas

Artículos más leídos del mismo autor/a