Educação Ambiental na escola: promovendo e valorizando o sujeito e o ambiente
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.25-36.402Palavras-chave:
Educação AmbientalResumo
Este trabalho versa sobre o projeto “Pensando o Ambiente” cujo objetivo foi o desenvolvimento de sujeitos ecológicos a partir da prática da educação ambiental na escola. O processo ocorreu em encontros semanais, no turno inverso, com sessenta estudantes das séries finais do ensino fundamental da escola Municipal Engenheiro José Blaha, no município de Butiá/RS. Tratou-se das problemáticas ambientais em âmbito local, a partir da corrente crítica, proposta por Loureiro (2004). Para tanto, foram realizadas atividades teóricas e práticas com o tema meio ambiente. Buscou-se a identificação das principais vulnerabilidades ambientais e sociais presentes no Bairro Charrua, através de pesquisa bibliográfica e saídas de campo. As atividades ocorreram entre os meses de maio a novembro de 2014, que incluíram visitas a comunidade e aos municípios limítrofes. Na etapa final, os participantes foram entrevistados e analisou-se as principais mudanças observadas no âmbito escolar, na comunidade, e, em si mesmos. A metodologia para avaliação das ações foi qualitativa. Dentre os resultados, os estudantes manifestaram que a principal mudança é, hoje, a valorização de si mesmos e de sua comunidade. Isto foi possível pelas oportunidades de observar, refletir e analisar as condições locais nas quais estão inseridos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.