Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema <h2>Qualis Periódicos/CAPES - A2</h2> <p>Quadriênio 2017/2020 - (disponível em: <a href="https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.xhtml" target="_blank" rel="noopener">clique aqui</a>; acesso em: 02 jan. 2023)<br /><br /></p> <p>A <strong>Revista Thema</strong> (ISSN Eletrônico <strong>2177-2894</strong>) é um periódico trimestral multidisciplinar focado nas áreas de Ensino e de Educação, editado pelo <strong>Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense</strong> (<strong>IFSul</strong>). A gestão editorial desta revista é automatizada por meio do <em>Open Journal Systems</em> (OJS), aplicativo computacional de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas desenvolvido pelo <em>Public Knowledge Project</em> (PKP), da <em>University of British Columbia</em>. 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Para tanto, os pesquisadores fabulam acerca de como o método funciona no trabalho em questão e como implica e envolve a língua e a linguagem a partir da literatura; um código aberto que se constitui durante os movimentos do pesquisar. Um procedimento para mapear os deslocamentos que a pesquisa inventa-cria, quando acontece um encontro: <em>QR Codes </em>e pesquisadores. <em>QR Codes</em>: um “como dizer” do que a pesquisa insiste em produzir. Movimentos de maquinações abstratas de um outro código em uma mesma língua. Um diagrama. Movinvenções.</span></p> Róger Albernaz De Araujo, Tamires Guedes dos Santos, Cecília Oliveira Boanova Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3435 Thu, 18 Apr 2024 00:00:00 +0000 Educação Escolar Quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiro https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3136 <p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">No âmbito das discussões sobre educação escolar quilombola diferenciada, a ambiguidade raça-classe se apresenta como um empecilho epistêmico importante. Apesar de algumas décadas de investimento analítico na problematização das relações étnico-raciais no contexto escolar brasileiro, ainda não foram realizadas pesquisas com foco específico no desempenho de estudantes quilombolas. Por isso, no presente trabalho analisamos o desempenho de estudantes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e avaliamos se este desempenho permite que os estudantes quilombolas ingressem no ensino superior público brasileiro. Desenvolvemos um estudo quantitativo utilizando dados do ENEM e do Censo da Educação Básica para estabelecer reflexões sobre de que maneira os sentidos da raça e classe social se interseccionam e se materializam nas desigualdades escolares contemporâneas. Metodologicamente nos valemos de estatísticas descritivas interpretadas à luz da literatura educacional e sociológica. Os resultados revelam que estudantes quilombolas possuem, em média, perfil socioeconômico que pode ser associado com a classe popular e suas chances de ingresso no ensino superior são diminutas. Discutimos os resultados a partir do mito da democracia racial e da meritocracia e problematizamos ações de políticas públicas para a educação escolar quilombola. </span></p> Matheus Monteiro Nascimento, Alan Alves-Brito Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3136 Tue, 02 Apr 2024 00:00:00 +0000 Recurso didático acessível para o ensino de Química Orgânica https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3033 <p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">Este trabalho teve por finalidade apresentar o desenvolvimento de quatro recursos acessíveis a pessoas com deficiência visual (DV) para o ensino de nomenclatura de alcanos. Inicialmente, foi desenvolvido um piloto, que consistia em um recorte de tecido de algodão cru, com 20 x 25 cm. Nele constavam a estrutura química do 3-etil-2-metilexano, com nomenclatura, fórmula molecular em braille e em letra bastão. Foi utilizado o bordado livre para bordar as informações com diferentes relevos e texturas. O piloto foi testado por dois alunos com DV, um cego e um com baixa visão. Por meio de entrevista semiestruturada, foram estabelecidas conversações sobre: organização das informações, estrutura química, braille e letra bastão. Os resultados foram analisados a partir da avaliação dos estudantes e com base nas sugestões realizadas foram construídos os quatro recursos acessíveis dos alcanos: octano, 3-etil-2-metilexano, cicloexano e 1-etil-2metilciclopentano. Concluiu-se que o bordado foi eficiente para a construção dos recursos acessíveis, pela versatilidade em criar relevos, auxiliando na formação de imagens mentais. Bem como os recursos têm potencial para melhorar a compreensão do assunto.</span></p> Lidivânia Silva Freitas Mesquita, Cristiane Maria Sampaio Forte; Ana Karine Portela Vasconcelos Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3033 Fri, 12 Apr 2024 00:00:00 +0000 Um olhar para a realidade dos professores da Educação de Jovens e Adultos https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2335 <p style="margin-top: 0.25cm; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que tem o propósito de levar cidadania aqueles que não tiveram acesso à educação na idade correta. Esse trabalho investigou as dificuldades de alguns professores que atuam/atuaram na EJA, assim como as estratégias metodológicas que eles utilizam/utilizaram com seus alunos e os materiais didáticos que são/foram mais utilizados por eles em sala de aula. Realizou-se uma pesquisa de levantamento, do tipo exploratória, por meio de um questionário eletrônico no Google Forms, com participação de 23 professores no segundo semestre de 2020. A análise dos dados foi feita por meio da Análise de Livre Interpretação proposta por Anjos, Rôças e Pereira (2019) que é uma proposta metodológica amparada na análise dos dados das pesquisas com abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que é perceptível o impacto da ausência de um material didático direcionador, o qual existe, mas não é totalmente disponibilizado ao público da EJA estudado. Percebemos que a realidade de muitos professores ainda está longe da necessária para exercer sua função de mediar a transformação pela educação na EJA.</span></p> Michelle Gonçalves Vieira, Thiago Rodrigues de Sá Alves, Valéria da Silva Lima, Luiz Felipe Santoro Dantas Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2335 Thu, 21 Mar 2024 00:00:00 +0000 Reflexões sobre identidade e pertencimento a partir da análise dos trabalhos de conclusão do Curso Técnico em Meio Ambiente nos anos de 2015 até 2018 https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2222 <p style="margin-top: 0.25cm; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">A pesquisa aborda as reflexões de identidade e pertencimento interligadas à educação ambiental nos trabalhos de Conclusão do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Sul Rio-Grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul/CaVG). A análise foi realizada nos trabalhos do ano de 2015 até 2018. Essa análise se justifica com a intenção de se entender a educação ambiental como uma área de conhecimento ampla e resultante do sentimento de pertencer e nossa identidade como seres ligados ao planeta. O objetivo geral da pesquisa era o de constatar a evolução das concepções de educação ambiental, no sentido físico (physis, natureza) e antropossociológico (cultura, sociedade). Utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica com abordagem quali-quantitativa nos 37 trabalhos de conclusão de curso que possuíam concepções de educação ambiental e destes, 31 continham conceitos de identidade e pertencimento, logo <span style="background: #ffffff;">83,79% dos trabalhos estavam dentro das propostas de pesquisa.</span></span></p> Luiza da Cruz Duarte, Luciana Roso, Leonardo Galli, Franciele Teixeira da Silva Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2222 Wed, 13 Mar 2024 00:00:00 +0000 A fábrica da célula https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2934 <p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">O presente trabalho, definido como um relato de experiência, com informações qualitativas e descritivas, promoveu a interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento de Biologia e de Administração (Métodos e Técnicas Mercadológicas e Fundamentos da Administração), envolvendo os alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Administração – Modalidade Integrada ao Ensino Médio do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Lajeado/RS. O foco principal da atividade interdisciplinar foi a analogia entre a célula e suas organelas com uma fábrica e seus departamentos. É composto pelas seguintes etapas: (a) Abordagens teóricas; (b) Pensando criativamente; (c) Construção artística e relação entre célula e fábrica; (d) Estratégia de produção de alimento; (e) Atividade culinária; (f) Piquenique biológico; e (g) Visita técnica. Para além de relatar a experiência, também foram apresentados materiais procedentes das atividades do projeto interdisciplinar. As ações realizadas em sala de aula e as que sobrevieram posteriormente foram expostas destacando os aspectos associados ao aprofundamento do ensino, da aprendizagem e da interação ocorrida entre os alunos de forma lúdica. A interdisciplinaridade fez com que os estudantes participassem mais ativamente das aulas dos conteúdos programáticos presentes na proposta, que foram prolongadas até mesmo após a finalização das atividades. Atrelado a isso, a autoavaliação potencializou a autonomia e a eficiência de todo o processo de avaliação e aprendizagem e potencializou características/elementos essenciais para o crescimento e amadurecimento do estudante como cidadão. Os resultados da experiência como um todo apontam para o desenvolvimento de habilidades importantes, como maior autonomia e maior criatividade por parte dos estudantes, o que lhes proporcionou um olhar mais ampliado sobre seu entorno e sobre as práticas de sala de aula. </span></p> Wemerson Castro Oliveira, Márcia Lima Santos de Cezere, Claire Gomes dos Santos, Denise de Oliveira Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2934 Thu, 07 Mar 2024 00:00:00 +0000 Avaliação do Pensamento Computacional https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/204 <p style="margin-top: 0.25cm; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">O pensamento computacional (PC) tem sido tema de muitas pesquisas e, paulatinamente, está sendo incorporado aos currículos escolares da educação básica no Brasil. Porém, as investigações no que tange à forma de avaliação do pensamento computacional, bem como sua aplicabilidade na educação de adultos são ainda incipientes. Esta pesquisa objetiva apresentar quatro estudos de caso, utilizando o Modelo de Referência de Pensamento Computacional (MRPC) e um constructo andragógico, para desenvolver e avaliar as habilidades do PC em indivíduos adultos, discentes de um curso superior na área de tecnologia. Esta práxis avaliativa está ancorada no conceito de transdisciplinaridade, abarcando as áreas de filosofia, matemática e ciência da computação e, por conseguinte, a classificação dos sujeitos como Alfabetizado em Código, Letrado em Código, Pensador Computacional Desplugado ou nenhuma delas. Um dos resultados obtidos na pesquisa foi que 80% dos sujeitos foram classificados como Alfabetizados em Código, o que significa que os discentes conseguiram desenvolver as habilidades propostas no MRPC, inclusive a de programação de aplicativos móveis. </span></p> Walkiria Helena Cordenonzi; Vanessa Mattoso Cardoso, Adriane Rodrigues Corrêa, Eliezer dos Santos Oliveira, Jose Claudio Del Pino Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/204 Fri, 01 Mar 2024 00:00:00 +0000 Caminhos possíveis para o Novo Ensino Médio na percepção de professores https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3055 <p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">A proposta do Novo Ensino Médio no Brasil pode oportunizar a quebra de alguns paradigmas educacionais, promovendo uma educação construída numa proposta transversal e por meio de uma docência compartilhada. Este artigo objetiva compreender as percepções dos docentes sobre a implantação do Novo Ensino Médio na dinamicidade de uma parceria entre Escola e Universidade, considerando os primeiros movimentos de planejamento do primeiro semestre letivo de 2022 para o 1º Ano do Ensino Médio. Com abordagem descritiva, a produção de dados se deu por meio da gravação de um grupo de discussão composto por professores, cujas falas foram analisadas com base na técnica de Análise Textual Discursiva, de onde emergiram três categorias. Os resultados evidenciaram que a docência compartilhada promovida numa parceria escola e universidade oportuniza aos professores quebrar paradigmas - “quebrar as próprias caixas” -, construindo uma nova identidade docente que intenciona criar soluções por meio de colaboração e trabalho em equipe. Evidencia-se nas falas dos professores uma motivação que alcança professores, alunos e pais, no contexto de um projeto estratégico que coloca a educação de qualidade como foco no ambiente escolar.</span></p> Kári Lúcia Forneck, Lucimara Fiorese, Taísa Reginatto Defendi, Jane Herber, Rosilene Inês König, Deliene Lopes Leite Kotz, Mara Betina Forneck Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3055 Fri, 01 Mar 2024 00:00:00 +0000 Aprendizagem Significativa e Situações Didáticas no ensino de limites e derivadas https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3153 <p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">Esta revisão sistemática de literatura faz parte de uma tese de doutorado profissional em Ensino de Ciências Exatas, ainda em andamento, que propôs investigar o desenvolvimento de teses e dissertações na temática do Cálculo Diferencial, especificamente sobre ensino de Limites e Derivadas amparado pela Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) ou da Teoria das Situações Didáticas (TSD). Tem-se como problema de pesquisa: Como a TAS ou a TSD, ou ambas, têm sido utilizadas no ensino de Limites e Derivadas? O estudo se desenvolveu segundo os pressupostos da pesquisa exploratória e bibliográfica, por meio de análises de produções acadêmicas inseridas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES durante o período 2012–2022. Os resultados encontrados sugerem atividades exitosas, sobretudo por meio do desenvolvimento de sequências didáticas e tarefas investigativas, e fazendo uso de diferentes instrumentos metodológicos seguindo os pressupostos teóricos da TAS ou da TSD, tais como: resolução de tarefas, Vê de Gowin, mapas conceituais, pré e pós-testes; no entanto, não foi localizado algum trabalho que tenha sido desenvolvido seguindo a TAS e a TSD concomitantemente.</span></p> Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira, Maria Madalena Dullius, Marco Antonio Moreira Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3153 Tue, 27 Feb 2024 00:00:00 +0000 Contribuições de bell hooks à Psicologia da Educação https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2811 <p style="margin-top: 0.25cm; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">A escritora feminista afro-americana bell hooks (1952-2021) sempre defendeu a construção de uma educação engajada e libertadora. O objetivo deste ensaio crítico é refletir sobre as possíveis contribuições de bell hooks para o campo da Psicologia da Educação. Para essa discussão foram recuperados na literatura científica dilemas enfrentados na formação de professores e professoras em cursos de licenciatura no cenário brasileiro. Como resultado, sugere-se um debate no ensino superior capaz de incluir a raça/cor, o gênero e a origem como marcadores sociais. Tal movimento pode orientar o modo como esses professores e professoras participarão do processo formativo de seus alunos. Conclui-se que o conceito de transgressão defendido por hooks pode ser um componente importante, superando um cenário de apatia e de comodismo muitas vezes presente na educação contemporânea, em direção a uma condição de reflexão mais colaborativa.</span></p> Fabio Scorsolini-Comin Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2811 Tue, 27 Feb 2024 00:00:00 +0000 Novos consumidores e modos de comercialização https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3251 <p style="margin-top: 0.25cm; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">A pandemia do COVID-19 foi responsável por mudanças na economia, uma vez que o <em>lockdown</em> e o distanciamento social impulsionaram um novo setor econômico: o <em>e-</em><span lang="pt-BR"><em>commerce</em></span><em>, </em>onde se incluem os aplicativos de <span lang="en-US"><em>delivery</em></span>. Esse setor já vinha crescendo no Brasil, especialmente entre a Geração Z que também faz parte de um outro grupo, os consumidores 4.0. Para identificar como esse consumidor impacta na utilização dos aplicativos de <span lang="en-US"><em>delivery</em></span> e sua relação com a Geração Z, foi realizada uma pesquisa descritiva com levantamento bibliográfico de documentos publicados entre os anos de 2008 e 2022. As pesquisas realizadas pelo Instituto QualiBest mostraram que em 2018, 81% das pessoas entrevistadas utilizavam aplicativos de <span lang="en-US"><em>delivery</em></span>, mas, em 2020, o número é de 92% dos entrevistados. Além de que o aplicativo mais utilizado era o iFood, com 86%, seguido pelo <span lang="en-US">Uber Eats</span>, com 43% e em último lugar estava a 99 <span lang="en-US">Food</span> com 11%. Outra pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostrou que 15% dos jovens da Geração Z fazem compras exclusivamente online. O <span lang="en-US">marketplace</span> é a forma mais utilizada, correspondendo a 76%, em seguida estão os aplicativos de <span lang="en-US"><em>delivery</em></span>, sendo cerca de 53%.</span></p> Franciele Taís Willig, Claudia Wollmann Carvalho Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3251 Wed, 03 Apr 2024 00:00:00 +0000 "Tiramos a batuqueira do meio de nós" https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3478 <p style="margin-top: 0.25cm; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">O texto aborda o racismo religioso no ambiente de trabalho. A pesquisa é relevante porque a violação de direitos com base no racismo religioso é recorrente, sendo uma faceta do racismo estrutural. O município pesquisado é uma das cidades com maior contingente de negros do Estado, pois foi um grande centro escravocrata do país. Desse modo, o legado de resistência que se desenvolveu – como é o caso das religiões afro-brasileiras – faz com que o racismo estrutural se apresente dissimuladamente. O problema de pesquisa que move o estudo é: como o racismo religioso interfere na trajetória profissional de pessoas residentes na cidade de Pelotas? O objetivo geral foi verificar como o racismo religioso interfere na trajetória profissional de pessoas residentes nesse município, em diferentes organizações e cargos e, os específicos, são: analisar a percepção de trabalhadores afro-religiosos sobre o racismo religioso no ambiente de trabalho e; compreender como a gestão de pessoas pode reduzir essa prática. A metodologia utilizada foi qualitativa, com base em entrevistas semiestruturadas. Como resultado, se identificou que pessoas afro-religiosas sentem medo de manifestar a religiosidade no trabalho e, se o fazem, são punidas com demissões ou desqualificação do seu labor e que uma gestão de pessoas atenta à diversidade religiosa é uma potente estratégia na redução do racismo religioso no ambiente laboral.</span></p> Mariana Pinheiro de Souza, Mari Cristina de Freitas Fagundes Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3478 Thu, 29 Feb 2024 00:00:00 +0000 Estudo de demanda por novos serviços em um escritório de contabilidade do interior do RS https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2453 <p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">O artigo objetiva apresentar um estudo de demanda por novos serviços em um escritório de contabilidade de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa, com um estudo de caso, a partir de fundamentação teórica sobre serviços que podem ser ofertados em um escritório de contabilidade e a aplicação de um questionário eletrônico, para uma amostra de 21 empresas clientes do escritório e ativas em setembro de 2019. O serviço mais demandado foi a assessoria contábil gerencial, por 38,1% das empresas clientes; seguida pelos serviços de planejamento tributário e de recrutamento e seleção de colaboradores, ambos por 28,57% das empresas; e, por último, o serviço de planejamento estratégico, indicado por 23,81% das empresas. Dessa forma, constatou-se que as empresas possuem interesse, mas não tão expressivo, por novos serviços, podendo o escritório de contabilidade analisar os resultados da pesquisa, para, após reorganizar as funções internas necessárias, oferecer novos serviços.</span></p> Malcus Cassiano Kuhn, Sabrine Elisa Käfer Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2453 Tue, 27 Feb 2024 00:00:00 +0000 O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2936 <p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;"><span style="color: #000000;">O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) foi criado em 2008 com o objetivo de promover excelência nas atividades de ciência e tecnologia e sua internacionalização, assim como fomentar a interação com o sistema empresarial e a melhoria da educação científica. O objetivo deste artigo é</span><span style="color: #000000;"> descrever o Programa INCT quanto ao seu histórico e estrutura e sua inserção na Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. </span><span style="color: #000000;">Foi utilizada uma p</span><span style="color: #000000;">esquisa de caráter descritivo e qualitativo com a realização de pesquisa exploratória, que visou descrever e analisar os fenômenos referentes ao Programa. Os resultados indicam poucos estudos relacionados a avaliação do Programa e que a sua elaboração teve influência de programas anteriores da política de ciência e tecnologia. Contudo, o Programa INCT é mais descentralizado, pois envolve redes de instituições e diferentes níveis de governo, com a missão de internacionalização e de transferência do conhecimento para sociedade. </span><span style="color: #000000;">É importante </span><span style="color: #000000;">o fortalecimento e a manutenção do Programa visando melhorias na forma de produzir ciências, tecnologias e inovações no Brasil e na difusão de conhecimento para a sociedade.</span></span></p> Maria Bernadete Carvalho Pires de Souza, Luciana Calabro Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2936 Tue, 27 Feb 2024 00:00:00 +0000 LaTeX como potencial ferramenta de inclusão de pessoas cegas https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3636 <p style="margin-top: 0.25cm; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">A linguagem LaTeX, aliada a computadores pessoais e softwares de leitura de tela, emerge como uma ferramenta de inclusão e acessibilidade para pessoas cegas. Seu potencial é particularmente notável nas áreas de Matemática e Ciências, em que complexas equações e notações dificultam a compreensão de informações necessárias para o desenvolvimento educacional e profissional dessas pessoas. Apesar do LaTeX ser amplamente recomendado para a produção de artigos científicos, ainda é uma ferramenta subutilizada na promoção da acessibilidade. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma revisão sistemática da literatura, visando investigar o potencial transformador do emprego do LaTeX em conjunto com softwares de leitura de tela. Nossa análise abrangeu nove bases de dados (ACM, BOLEMA, CAPES, IEEE Xplore, IENCI, RELATEC, RENOTE, SBC e SciELO) e considerou as publicações dos últimos cinco anos (2018–2023). Os resultados obtidos enfatizam os benefícios do LaTeX, incentivando seu uso, principalmente no ensino superior.</span></p> Pércoles Tiago Napivoski; Regina Barwaldt, Gisele Moraes Simas Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3636 Fri, 08 Mar 2024 00:00:00 +0000 Desenvolvimento do capim-sudão por meio de simulação numérica para a região de Pelotas/RS https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3463 <p style="margin-top: 0.25cm; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">Os objetivos deste estudo foram estimar a duração dos subperíodos, ciclo total e número de cortes do capim-sudão e determinar as funções de distribuição de probabilidade (Fdp) que melhor caracterizam a distribuição dos dados para as condições de Pelotas/RS, por meio do desenvolvimento simulado em diferentes épocas de semeadura. O estudo foi realizado com base em resultados publicados na literatura e dados meteorológicos do período de 1971 a 2022, obtidos na Estação Agroclimatológica de Pelotas. A simulação de desenvolvimento foi realizada para seis épocas de semeadura por meio do método de soma térmica utilizando os dados de temperatura média diária do ar. Executou-se o ajuste dos dados às Fdp exponencial, gama, lognormal, normal e weibull. A duração do ciclo total variou de 81 a 234 dias, resultando em dois a sete cortes, para as datas de semeadura correspondente ao início e final da época de semeadura recomendada. A duração do ciclo e dos subperíodos são maiores na semeadura de setembro e decresce até à época de semeadura de fevereiro. A distribuição lognormal apresentou maior frequência de ajuste aos dados de duração dos subperíodos de desenvolvimento do capim-sudão.</span></p> Michele Pereira Malcorra, Gustavo Trentin, Daiane Roschildt Sperling, Edgar Ricardo Schöffel, Roberto Trentin Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3463 Tue, 02 Apr 2024 00:00:00 +0000 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3692 <p><span style="left: 94.6667px; top: 600.651px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.03985);">Com base na proposta visual já presente em outras edições da Thema, esquema de </span><span style="left: 94.6667px; top: 625.151px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.0213);">cores e elementos, foi feito o layout da capa e aplicadas imagens criadas em um </span><span style="left: 94.6667px; top: 649.651px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.05716);">programa através de I.A., com uso de descrições a respeito da reflexão necessária </span><span style="left: 94.6667px; top: 674.151px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.03385);">quanto ao avanço da tecnologia que temos atualmente e o uso de material feito por </span><span style="left: 94.6667px; top: 698.651px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.00034);">um "computador".</span></p> <p><span style="left: 94.6667px; top: 698.651px; font-size: 18.3333px; font-family: sans-serif; transform: scaleX(1.00034);">Lattes: <a href="http://lattes.cnpq.br/1174284191798378" target="_blank" rel="noopener">http://lattes.cnpq.br/1174284191798378</a></span></p> Larissa Arduin Silveira Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3692 Tue, 27 Feb 2024 00:00:00 +0000