Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema <h2>Qualis Periódicos/CAPES - A2</h2> <p>Quadriênio 2017/2020 - (disponível em: <a href="https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.xhtml" target="_blank" rel="noopener">clique aqui</a>; acesso em: 02 jan. 2023)<br /><br /></p> <p>A <strong>Revista Thema</strong> (ISSN Eletrônico <strong>2177-2894</strong>) é um periódico trimestral multidisciplinar focado nas áreas de Ensino e de Educação, editado pelo <strong>Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense</strong> (<strong>IFSul</strong>). A gestão editorial desta revista é automatizada por meio do <em>Open Journal Systems</em> (OJS), aplicativo computacional de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas desenvolvido pelo <em>Public Knowledge Project</em> (PKP), da <em>University of British Columbia</em>. 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Como uma alternativa para o manejo dessa praga, destaca-se o emprego de óleos essenciais. Diante disso, os objetivos deste trabalho foram identificar a composição química e avaliar os efeitos do óleo essencial de alecrim na mortalidade de ácaro-rajado em lúpulo. Fêmeas adultas do ácaro-rajado foram submetidas a câmaras de fumigação contendo o óleo essencial de alecrim nas concentrações de 5, 10, 15 e 20 μL/L, durante 24, 48 e 72h. Na análise contabilizou-se a mortalidade e a fecundidade das fêmeas de ácaro. Os principais compostos identificados através da caracterização do óleo essencial de alecrim foram a cânfora, 1,8-cineol, α-pineno e β-mirceno. Por meio do teste de fumigação foi verificado que o óleo essencial de alecrim apresentou ação acaricida, sendo que as maiores taxas de mortalidade foram encontradas nas concentrações de 15 e 20 μL/L. Quanto maior a concentração do óleo na câmara, menor era o número médio de ovos nas folhas, devido à mortalidade das fêmeas. </span></p> Jocieli Mileski Bueno, Rabechlt Karoleyne Stange Almeida, Stella Arndt, João Paulo Pereira Paes, Cícero Venâncio Nunes Júnior Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3586 Mon, 01 Jul 2024 00:00:00 +0000 Interference of experimental designs on plant elicitation studies performed with wheat https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3485 <p lang="en-US" style="font-style: normal; font-weight: normal; line-height: 115%; orphans: 2; widows: 2; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-family: Tahoma, sans-serif;"><span style="font-size: small;">The use of plants' natural defenses, including the utilization of different compounds and stimuli, has increased significantly since the discovery of the metabolic pathways involved in the synthesis of specialized compounds by plants. When elicited, plants release a large amount of volatile organic compounds (VOCs) in the air, which can act as great communicators and elicitors to neighboring plants and organisms. These VOCs can cause significant interference when testing new compounds against biotic and abiotic agricultural stressors. To mitigate these interferences and ensure that the observed effects and results are solely attributed to the treatments being evaluated, it is crucial to perform plant elicitation trials in total controlled conditions with the use of physical barriers to prevent VOCs exchange between treatments. To investigate the potential interference caused by VOCs, a study was conducted comparing two experimental sets: one performed in an open field using a randomized complete block design (RCBD), and another conducted in total controlled conditions using a completely randomized design (CRD) with adaptations. The study found that, on average, an interference of over 22% was observed for the assessed parameters. This suggests that the exchange of VOCs between treatments in the open field trial leads to significant interference and affects the reliability of the results.</span></span></p> Rafael Ducatti, Siumar Pedro Tironi, João Américo Wordell-Filho, André Luiz Radünz, Sergio Miguel Mazaro Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3485 Tue, 21 May 2024 00:00:00 +0000 Efeito da aplicação de indutores de brotação alternativos na videira ‘Bordô’ cultivada na região do Planalto Norte Catarinense https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3473 <p style="margin-top: 0.25cm; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">No intuito de buscar produtos alternativos na indução da brotação da videira, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de indutores de brotação na videira ‘Bordô’ cultivada na região do Planalto Norte Catarinense. O experimento foi conduzido durante a safra 2020/2021, em vinhedo situado no município de Canoinhas, SC. Os tratamentos consistiram na pulverização dos seguintes indutores de brotação: Testemunha (aplicação de água), Nitrato de Cálcio (6% i.a), Bluprins® (7% p.c) + Nitrato de Cálcio (6% i.a), Bluprins® (7% p.c.), Extrato de Alho (5% i.a) e Dormex® (3,5% p.c). Foram avaliadas brotação, variáveis produtivas, arquitetura de cachos e maturação tecnológica. As variáveis foram submetidas à análise de variância (ANOVA) e as com efeito significativo de tratamento, procedeu-se o teste a comparação de médias pelo Teste Tukey a 5% de probabilidade de erro. A aplicação de indutores de brotação na videira ‘Bordô’ resultam aumento do percentual de brotação, aumento da produção e produtividade, além de resultar em aumento da massa de cachos e número de bagas cacho<sup>-1</sup>. No entanto, em função do aumento da produção planta<sup>-1</sup>, a maturação foi mais tardia em plantas submetidas a aplicação de indutores de brotação. Conclui-se que a videira ‘Bordô’ cultivada no Planalto Norte Catarinense deve-se realizar a indução de brotação, recomendando-se a aplicação de Dormex® (3,5%) e Extrato de Alho (5%).</span></p> Douglas André Wurz, Alcemir Nabir Kowal, Thuany Aparecida Levandoski Jansen, Thalia Aparecida Silva Maciel, Eduarda Schmidt, Rabechlt Stange Almeida, Rodrigo Palinguer, Otávio Frederico Tschoeke Steidel, Eduardo Virmond Souza Farias, Kelly Eduarda Demetrio; Caroline de Souza Wisniewski Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3473 Tue, 04 Jun 2024 00:00:00 +0000 Abordagem Design Thinking no contexto educacional https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3484 <p style="margin-top: 0.25cm; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">A perspectiva da educação inclusiva, amparada por dispositivos legais, assegura que todos os estudantes, independentemente de qualquer condição, devem ser acolhidos e matriculados em instituições regulares de ensino, as quais devem se adaptar para atender às suas necessidades educacionais específicas (NEE). Diante disso, a acessibilidade de recursos educacionais torna-se aspecto fundamental nos processos de ensino e de aprendizagem. Para atender esta demanda, a abordagem <span lang="en-US"><span style="font-style: normal;">Design Thinking</span></span> (DT) surge como uma perspectiva que pode amparar o desenvolvimento de recursos educacionais que viabilizem a inclusão. Sendo assim, este estudo, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, teve o objetivo de realizar uma revisão do estado do conhecimento a fim de mapear as produções científicas sobre a abordagem <span lang="en-US"><span style="font-style: normal;">Design Thinking</span></span> inserida em contextos de acessibilidade e inclusão. Para isso, foram elencadas cinco questões norteadoras que balizaram a construção de discussões atualizadas sobre a temática. Os resultados apontaram que o <span lang="en-US"><span style="font-style: normal;">Design Thinking</span></span> se apresenta como uma proposição emergente a ser explorada e pesquisada do ponto de vista da acessibilidade de recursos educacionais inclusivos.</span></p> Lisiane Corrêa Gomes Silveira, Igor Radtke Bederode, Luis Otoni Meireles Ribeiro Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3484 Wed, 19 Jun 2024 00:00:00 +0000 A valorização profissional do Técnico em Edificações em tempos de mudança https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3249 <p style="margin-top: 0.25cm; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">As mudanças que estão acontecendo no mundo do trabalho impactam em algumas carreiras profissionais na construção civil. No campo político, a criação do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), em 2018, conferiu plena autonomia às carreiras técnicas de nível médio. As tecnologias disruptivas que se incorporam ao cenário atual podem modificar os papeis profissionais estabelecidos, bem como, reconfigurar os currículos de formação e os cursos. A mudança de Institucionalidade experimentada pela Rede Federal, em 2008, provoca uma reflexão sobre os rumos a seguir. Neste contexto de mudanças, refletiu-se sobre o papel da Escola na valorização das carreiras técnicas de nível médio, com foco no curso Técnico em Edificações. Neste artigo, como recorte da dissertação de mestrado em que se pesquisou essa temática, se apresenta a busca realizada na história do curso Técnico em Edificação do Câmpus Pelotas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Nela, se procurou evidências de ações implementados que ajudavam na valorização da carreira técnica entre os estudantes da época. A partir das evidências documentais encontradas, pode-se fazer uma reflexão sobre possíveis linhas de ação para a instituição escolar (pontos-chaves), dadas as mudanças apontadas, na perspectiva de propor a construção de um discurso de valorização e maior autonomia do profissional técnico em Edificações. Os pontos-chaves apresentados neste estudo, conforme evidências documentais, foram, no campo político, o resgate do “orgulho pela arte de construir” e o protagonismo Institucional no campo profissional. No campo tecnológico, a atualização técnica de docentes e estudantes, e no campo Institucional, a formação de parcerias com empresas e Instituições, em especial, com o CFT.</span></p> Danilo dos Santos Telechi, Glaucius Décio Duarte Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3249 Tue, 04 Jun 2024 00:00:00 +0000 Contribuições e desafios da gamificação no ensino de línguas https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2749 <p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">A aprendizagem de línguas adicionais, na atualidade, mostra-se cada vez mais interligada aos meios tecnológicos. Sendo assim, a gamificação, ainda que não se restrinja às questões tecnológicas, dada à popularização dos dispositivos móveis, emerge no cenário educacional como uma possibilidade para motivar e engajar os estudantes de diferentes idiomas através de diversas plataformas. Com isso, esta pesquisa objetiva relatar, a partir de uma revisão de escopo, as contribuições e os possíveis desafios da gamificação para o ensino de línguas nas pesquisas internacionais, a partir de artigos publicados entre os anos de 2014 e 2021 indexados na base de dados <span lang="en-US"><em>Web of Science</em></span>. Dos 65 artigos analisados, foram obtidos os seguintes resultados: vocabulário e gramática são os aspectos mais preponderantes nas propostas de gamificação analisadas, além da utilização de plataformas comerciais para tal fim; há uma forte relação entre a gamificação e a motivação pautada nas pesquisas produzidas e também, um grande número de trabalhos aponta a relação entre gamificação e aprendizagem nas pesquisas analisadas. Para concluir, reforça-se a necessidade de desenvolvimento de mais trabalhos neste campo, especialmente a criação de plataformas locais e a diversificação de pesquisas que foquem na aprendizagem de diversas línguas, já que a língua inglesa é a mais investigada.</span></p> Rafael Antonio Ferreira da Silva, Valesca Brasil Irala Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2749 Thu, 20 Jun 2024 00:00:00 +0000 Recursos utilizados por professores em formação na implementação de práticas com atividades de modelagem matemática no contexto remoto https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3617 <p style="margin-top: 0.25cm; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">Neste artigo apresentamos uma pesquisa em que evidenciamos os recursos utilizados por professores em formação continuada ao implementarem práticas com atividades de modelagem matemática em turmas do Ensino Fundamental no contexto remoto. Os recursos são entendidos como meios para auxiliar no desenvolvimento de uma atividade e a modelagem é considerada uma alternativa para o ensino de conteúdos matemáticos. As práticas implementadas foram planejadas em uma disciplina de Modelagem Matemática de um mestrado, em 2021, em que a pesquisadora foi a professora-formadora. Os dados são oriundos de gravações de vídeo das implementações, bem como de registros escritos dos professores e dos seus alunos. A análise qualitativa, da experiência ocorrida no âmbito da disciplina de mestrado, subsidiada no processo de triangulação considerou como sujeitos os professores em formação, como objeto os recursos utilizados e como fenômeno a necessidade de seu uso. Os resultados revelaram que, no contexto remoto, os professores utilizaram especialmente recursos tecnológicos para a coleta de dados, para a comunicação e troca de ideias entre grupos, para abordar conteúdos matemáticos e para acessar anotações de alunos. Isso denotou que a tecnologia se mostrou necessária para a implementação das práticas.</span></p> Karina Alessandra Pessoa da Silva Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3617 Mon, 24 Jun 2024 00:00:00 +0000 Estudo Bibliométrico da produção científica sobre conversores de energia das ondas do mar https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2812 <p style="margin-top: 0.25cm; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;"><span style="color: #000000;"><span style="background: transparent;">O crescimento da demanda global de energia, juntamente com a necessidade de conservação de recursos naturais, levou a uma diversificação do mercado energético, focado em fontes renováveis. A matriz energética brasileira é caracterizada como a mais renovável do mundo, com 61,90% de sua composição proveniente de energia hidroelétrica. Estudos indicam a viabilidade para a exploração energética das ondas no litoral do país e diversas soluções têm sido estudadas para o aproveitamento desta energia, porém ainda não existe uma alternativa consolidada do ponto de vista comercial. Com o intuito de fornecer uma visão geral das pesquisas realizadas nos últimos cinco anos na área de conversão de energia das ondas do mar, foi conduzido um estudo bibliométrico utilizando o método </span></span><span style="color: #000000;"><span lang="la-VA"><span style="font-style: normal;"><span style="background: transparent;">Ordinatio</span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="background: transparent;"> nas bases de dados </span></span><span style="color: #000000;"><span lang="en-US"><em><span style="background: transparent;">Web of Science</span></em></span></span><span style="color: #000000;"><span style="background: transparent;"> e </span></span><span style="color: #000000;"><span lang="en-US"><em><span style="background: transparent;">Scopus</span></em></span></span><span style="color: #000000;"><span style="background: transparent;">. Os resultados permitiram a visualização dos estudos realizados em países com elevado desenvolvimento socioeconômico nos últimos cinco anos. O método mostrou-se eficaz ao revelar tendências e destaques entre as publicações, destacando a baixa produção científica brasileira e a necessidade de fomentar pesquisas que nortearão o avanço do setor.</span></span></span></p> Rodrigo Costa, Mateus das Neves Gomes Copyright (c) 2024 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2812 Mon, 10 Jun 2024 00:00:00 +0000