Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema <h2><br />Qualis Periódicos/CAPES - A2</h2> <p>Quadriênio 2017/2020 - (disponível em: <a href="https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.xhtml" target="_blank" rel="noopener">clique aqui</a>; acesso em: 02 jan. 2023)<br /><br /></p> <p>A <strong>Revista Thema</strong> (ISSN Eletrônico <strong>2177-2894</strong>) é um periódico trimestral multidisciplinar focado nas áreas de Ensino e de Educação, editado pelo <strong>Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense</strong> (<strong>IFSul</strong>). A gestão editorial desta revista é automatizada por meio do <em>Open Journal Systems</em> (OJS), aplicativo computacional de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas desenvolvido pelo <em>Public Knowledge Project</em> (PKP), da <em>University of British Columbia</em>. 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O estudo é de caráter bibliográfico, qualitativo que amplia horizontes filosóficos e antropológicos por meio de autores referência nesta temática, sendo que o principal referencial se dá por meio da ótica de Nadja Hermann e de suas contribuições no livro: </span><span style="color: #000000;"><em>Ética e estética - a relação quase esquecida</em></span><span style="color: #000000;"> (2005). </span><span style="color: #000000;">Por fim, percebe-se que a relação entre ética e estética precisa ser retomada na educação, pois ela abre uma nova perspectiva </span><span style="color: #000000;"><span style="background: #ffffff;">para estruturar </span></span><span style="color: #000000;"><span style="background: #ffffff;">a </span></span><span style="color: #000000;"><span style="background: #ffffff;">ação educativa, não apenas sob a perspectiva de uma ética racional, </span></span><span style="color: #000000;"><span style="background: #ffffff;">mas tamb</span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Tahoma, sans-serif;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;"><span style="background: #ffffff;">ém</span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="background: #ffffff;"> é necessári</span></span><span style="color: #000000;"><span style="background: #ffffff;">a para</span></span><span style="color: #000000;"><span style="background: #ffffff;"> conectar as dimensões estéticas e éticas. </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Tahoma, sans-serif;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;"><span style="background: #ffffff;">É </span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Tahoma, sans-serif;"><span lang="pt-BR"><span style="font-weight: normal;"><span style="background: #ffffff;">necessário</span></span></span></span></span><span style="color: #000000;"><span style="background: #ffffff;"> compreender que ambas refletem diariamente a condição humana de cada sujeito,</span></span><span style="color: #000000;"> uma vez que se inserem na sociedade e caracterizam o comportamento humano diante das diversas ações cotidianas, sejam elas no ambiente escolar ou não.</span></span></p> Bruna Eduarda Rocha, Beatriz Menegaz, Alana Brandelero Porto, Celine Natali Daronch Tonial Copyright (c) 2023 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2532 Mon, 18 Sep 2023 00:00:00 +0000 A formação docente na e pela pesquisa no contexto do estágio curricular supervisionado https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3298 <p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">O presente texto trata de recorte de pesquisa mais ampla, cujo objeto de estudo é o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na e pela pesquisa no âmbito de um Instituto Federal de Educação, em que um grupo de pesquisa registrado no CNPQ tem se debruçado para compreender o ECS na instituição e a encontrar caminhos para (res)significá-lo. Neste recorte da pesquisa, pretendeu-se identificar as possibilidades e desafios para a efetivação do ECS na e pela pesquisa. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando como procedimento de recolha de dados a entrevista e como técnica para análise de dados a análise de conteúdo. Os resultados <span style="color: #000000;">revelam como possibilidades, a imersão no ambiente escolar de forma investigativa com a utilização de procedimentos e instrumentos de recolha de dados, bem como o processo de escrita e socialização dos resultados; como desafios, constatou-se o sentimento de insegurança durante o período de regência e desenvolvimento dos projetos de investigação, o tempo para o desenvolvimento dos projetos, bem como fragilidade de conhecimento acerca dos elementos teóricos-metodológicos para a análise dos dados e sistematização dos resultados.</span></span></p> Adrielly Aparecida de Oliveira, Rosenilde Nogueira Paniago Copyright (c) 2023 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3298 Mon, 28 Aug 2023 00:00:00 +0000 Desenvolvimento emocional na educação de alunos disléxicos https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3271 <p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">Este artigo objetivou analisar como a dislexia pode impactar o desenvolvimento emocional de crianças em idade escolar e os desafios enfrentados pelas políticas públicas educacionais brasileiras para lidar com essa questão. Foi utilizado o método dedutivo com abordagem qualitativa, juntamente com pesquisa bibliográfica e documental. O texto foi dividido em duas partes: (i) conscientização sobre o desenvolvimento emocional de crianças com dislexia e (ii) a importância da inteligência emocional para crianças disléxicas em idade escolar e um breve debate sobre políticas educacionais no Brasil. Conclui-se que profissionais da Educação, Direito e Psicologia podem contribuir na criação de novas políticas que incluam a inteligência emocional como um aspecto fundamental para o desenvolvimento integral das crianças disléxicas.</span></p> Mara Dantas Pereira Copyright (c) 2023 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3271 Tue, 01 Aug 2023 00:00:00 +0000 Evasão na Educação Profissional e Tecnológica https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3255 <p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">O artigo apresenta resultados de pesquisa que objetivaram identificar as motivações que levaram os estudantes que ingressaram no semestre anterior à pandemia, no curso de Técnicos de Edificações, forma subsequente, do Câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense, a evadirem. A evasão é assumida como um fato complexo, que compreende um conjunto de fatores institucionais e individuais e, considerando esses fatores, um questionário foi aplicado por meio de contato telefônico a estudantes evadidos do referido curso. Responderam à pesquisa nove estudantes de uma população alvo de dezoito sujeitos. Evidenciou-se que a necessidade de trabalhar, a falta de flexibilidade nos horários para cursar as matérias, a escola ser distante da casa e/ou do trabalho, a mudança de bairro ou cidade, a possibilidade de fazer um curso superior, o não considerar o curso atrativo e/ou o não ter interesse e afinidade ou gosto pela área/profissão foram as principais motivações para evasão. A pesquisa não evidencia efeitos diretos da pandemia como motivação para a evasão, todavia, alterações do processo educacional podem ter afetado a percepção dos estudantes sobre seu processo de evasão.</span></p> Jair Jonko Araujo, Zaira Peres Corrêa Copyright (c) 2023 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3255 Thu, 31 Aug 2023 00:00:00 +0000 Estilos de aprendizagem na formação continuada do professor https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3224 <p style="margin-top: 0.25cm; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">O curso de extensão intitulado “Formação de professores sob a perspectiva dos perfis de aprendizagem: uma vivência com a Sequência Fedathi e a Teoria da Objetivação” foi uma ação do Grupo de Estudos e Pesquisas Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem da Universidade Federal do Ceará - G-Tercoa (<span style="color: #00000a;">CNPq/PPGE/</span>UFC). O objetivo desse estudo foi <span style="color: #00000a;">analisar as reflexões sobre as práticas dos professores a partir das interações nos fóruns da plataforma TelEduc. No curso foram trabalhados os estilos de aprendizagem, à luz da Sequência Fedathi e da Teoria da Objetivação</span>. O estudo se caracteriza por ser qualitativo e do tipo descritivo. <span style="background: #ffffff;">A análise dos dados foi pautada nos procedimentos da Análise de Conteúdo, a partir das interações entre os cursistas nos fóruns de discussão</span>. Foram selecionadas as interações de cinco cursistas, no fórum de discussão. Ao analisar os dados, foi possível refletir a mudança de postura do professor por meio das práticas compartilhadas entre os participantes durante o fórum de discussão. Neste sentido, observou-se a compreensão dos professores quanto à importância do conhecimento e prática dos estilos de aprendizagem, possibilitando uma melhoria no ensino e aprendizagem.</span></p> Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, Felismina de Sousa Neta, José Ademir Damasceno Júnior, Daniel Brandão Menezes, Maria José Costa dos Santos Copyright (c) 2023 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3224 Wed, 05 Jul 2023 00:00:00 +0000 Por que me tornei um físico https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3166 <p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">A Física é uma Ciência que, pela sua amplitude e abrangência, traz conhecimentos indispensáveis para o avanço de diversas áreas do conhecimento humano e da tecnologia. Mesmo sendo uma área tão importante, não se tem conseguido atrair tantos jovens para a Física; tanto é verdade que as turmas de licenciaturas em Física são extremamente pequenas, mesmo quando comparadas às de Matemática, cuja procura também é reduzida. Esta pesquisa, de natureza quali-quantitativa, investigou o que tem motivado as pessoas a se decidirem pela Física como profissão e a construírem suas trajetórias na área. A coleta de dados, realizada através da análise de conteúdo das entrevistas conduzidas por ocasião do Dia do Físico (2020), permitiu constatar que as principais motivações que levaram os entrevistados a se tornarem físicos foram: curiosidade científica; divulgação científica, jogos, brinquedos e experimentos científicos; a ponte que a Física estabelece com outras áreas do conhecimento, além do incentivo financeiro, das olimpíadas científicas e dos programas governamentais e projetos de extensão universitária. Todas as motivações citadas ganham reforço com a presença de professores inspiradores, cujas principais características são a didática, o domínio do conteúdo, o aspecto humano e acolhedor, a paixão pelo ensino, além da capacidade de relacionar a Ciência com o cotidiano dos estudantes.</span></p> Antônio Nunes de Oliveira, José Wally Mendonça Menezes Copyright (c) 2023 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3166 Thu, 14 Sep 2023 00:00:00 +0000 Um olhar sobre as mudanças e os desafios para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2019 nos cursos de engenharia https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2988 <p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">A organização curricular dos cursos de graduação é fundamentada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) propostas pelo Conselho Nacional de Educação. Em abril de 2019, foram instituídas novas diretrizes para os cursos de graduação em engenharia. Tendo isso em vista, este artigo buscou avaliar as mudanças apresentadas na nova resolução, a fim de verificar as principais adequações que os cursos de engenharia precisam realizar em seus currículos para alinharem-se às novas diretrizes. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se da legislação pertinente para verificar as alterações previstas, bem como de artigos e livros para a discussão de aspectos relevantes. O estudo mostrou que as novas DCNs trazem várias alterações importantes com vistas a adequar os cursos ao contexto atual da engenharia. Alguns desafios para a readequação dos currículos e críticas ao direcionamento dado pelas diretrizes também foram analisados à luz da literatura. Espera-se que os apontamentos relatados por esta pesquisa auxiliem no esclarecimento dos pontos mais importantes das novas diretrizes curriculares dos cursos de engenharia.</span></p> Fabio Telles Copyright (c) 2023 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2988 Thu, 14 Sep 2023 00:00:00 +0000 Os desafios da Educação Infantil frente à crise pandêmica https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2004 <p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">Este estudo articula a reflexão sobre os impactos sociais da pandemia ocasionada pelo COVID-19 na educação infantil e a observância das especificidades do currículo para os bebês e para as crianças pequenas. Para isso, expõe-se como as normativas que embasam essa etapa educacional articulam o direito à educação em um cenário pandêmico e de que modo elas dialogam com as funções sociais e políticas da primeira etapa da educação básica, apoiado nas discussões sobre a indissociabilidade entre cuidado e educação. Embora a legislação educacional destaque as especificidades da infância e a necessidade de adequação de papéis e funções em defesa dos bebês e das crianças, compreendidos enquanto cidadãos de direitos, este estudo se propõe a refletir sobre como isso se revela no cenário nacional a partir da análise da proposição das normativas para essa etapa educacional e a observância de como as necessidades de bebês e crianças têm sido consideradas frente às ações de enfrentamento da crise pandêmica.</span></p> Danielle Bonamin Flores, Marcos Gervânio de Azevedo Melo Copyright (c) 2023 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2004 Tue, 29 Aug 2023 00:00:00 +0000 Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3311 <p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">Apesar do crescente avanço verificado nos últimos anos, poucas são as pesquisas sobre inclusão escolar realizadas a partir das narrativas dos sujeitos. Nessa perspectiva, o presente artigo, baseado em um trabalho de conclusão de curso de uma Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, apresenta uma investigação com um estudante surdo de um curso técnico subsequente em Mecânica, em uma instituição federal de ensino. Utilizando a pesquisa narrativa, buscou-se analisar as experiências deste estudante, com o propósito de identificar e discutir aspectos positivos e eventuais lacunas na política de inclusão adotada no curso e na instituição. As narrativas foram compiladas em três grandes grupos: ensino remoto, metodologias/avaliações e instituição de ensino. A análise destas narrativas evidenciou que, embora existam alguns pontos de atenção a serem considerados, o estudante possui um sentimento de pertencimento à instituição, reconhecendo os esforços realizados para materializar o processo de inclusão.</span></p> Vinícius Spanhol Bordignon, Leonardo Cardozo Vieira Copyright (c) 2023 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3311 Tue, 15 Aug 2023 00:00:00 +0000 Onde estão as pessoas negras no serviço público? https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3289 <p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">O objetivo é observar a Lei nº 12.990/2014, analisando os municípios de Pelotas e Rio Grande no Rio Grande do Sul. Ao levantar a base teórica que discute as ações afirmativas no Brasil, surgiram questionamentos, principalmente sobre a Lei nº 12.990/2014 e seus reflexos na aplicação na esfera municipal. Contudo, ainda que ocorra alusão às legislações já existentes, foram observadas lacunas e discussões equivocadas nos editais que datam até o ano de análise, 2019. Entende-se que a participação dos negros e negras nos órgãos públicos visa possibilitar não só a mobilidade social e quebra do padrão hegemônico branco de manutenção do poder, mas, sobretudo, uma forma de desenvolver um letramento racial crítico visando atingir o campo da reflexão e da ação de todos os servidores públicos.</span></p> Cassiane de Freitas Paixão, Helen Rejane Silva Maciel Diogo Copyright (c) 2023 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3289 Thu, 06 Jul 2023 00:00:00 +0000 Desenvolvimento profissional docente à luz dos conceitos do TPACK https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3269 <p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">O presente artigo tem como objetivo investigar de que forma os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental da rede estadual de Sergipe e do Rio Grande do Sul fizeram uso das ideias do TPACK na práxis docente durante a pandemia da COVID-19, em 2020/2021, e, para tal, adotou-se o viés metodológico qualitativo. Os dados foram obtidos a partir de um questionário aplicado no <em>Google Forms</em><sup>©</sup> com <em>link</em> enviado via <em>WhatsApp</em><sup>©</sup>. Posteriormente, essas informações foram compiladas junto às contribuições teóricas de autores que debatem sobre o modelo TPACK, assim como Formação Continuada de professores de Matemática, Formação Permanente e o Ensino Remoto Emergencial. A partir da análise realizada, nota-se que os docentes ainda possuem diversas dificuldades no que diz respeito ao uso do TPACK em sala de aula e que, apenas com uma vivência que seja articulada ao uso pedagógico da tecnologia, em especial nos moldes do TPACK, durante a formação inicial, continuada ou permanente do professor de matemática, é que será possível potencializar o uso de tecnologias na Educação Básica com implicações diretas na prática docente.</span></p> Rodrigo Sychocki da Silva, Josefa Taciane Oliveira Souza Copyright (c) 2023 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3269 Wed, 05 Jul 2023 00:00:00 +0000 Brincar de pensar https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3253 <p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">Neste texto, compartilhamos uma experiência extensionista realizada como atividade curricular por estudantes do ensino médio integrado ao ensino técnico. Intitulada “Filosofinhos: brincar de pensar”, a ação teve como objetivo desenvolver a criticidade em estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, a partir de eixos temáticos relacionados à área da filosofia que estimulassem e valorizassem a curiosidade do ser humano. Realizamos uma abordagem interdisciplinar que relaciona filosofia e a realidade cultural e social do público-alvo, tendo como aporte teórico a Pedagogia da Curiosidade, de Paulo Freire. Acreditamos que esta ação de extensão possibilitou a realização de experiências de aprendizagem significativas de modo a ampliar o horizonte de compreensão acerca da filosofia e suas relações interdisciplinares. Entendemos que contribuímos para o desenvolvimento de uma postura crítica, questionadora, curiosa e protagonista dos/nos processos de aprendizagem. A ação colaborou para o estreitamento de laços afetivos com o ambiente institucional de ensino, os quais foram severamente abalados ao longo do período pandêmico em todos os espaços educacionais.</span></p> Mariana Jantsch de Souza, Luiza Stertz Teixeira, Maria Laura Rosa e Royer, Gabriel Schwendler Soares Copyright (c) 2023 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3253 Wed, 05 Jul 2023 00:00:00 +0000 Os estudos decoloniais e as interfaces entre extensão e pesquisa na formação de pesquisadores https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3232 <p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">Usualmente a extensão universitária se manifesta como prestação de serviços de caráter assistencial ou mercantil, reproduzindo, assim, a visão de mundo do colonizador. No entanto, ela deveria ser sinônimo de <span style="background: #ffffff;">aproximação entre a universidade e a sociedade, de democratização dos saberes, de transformação social e de retroalimentação nas mudanças das universidades. Desta forma, foi elaborado um curso de extensão a partir da interação de três grupos de pesquisas que estão interligados pelos estudos decoloniais, com o escopo de auxiliar na formação dos seus respectivos organizadores e de possibilitar o </span>reconhecimento e a compreensão dos cursistas dos principais conceitos e temas decoloniais, contextualizando, assim, com suas práticas e atribuindo estas informações às suas atividades profissionais<span style="background: #ffffff;">. Foram realizadas entrevistas com os organizadores, tomando como pilar a Análise de Conteúdo, demonstrando que embora tenha sido um grande desafio, foi um momento </span>ímpar de aprendizagem, de trocas e de aproximação com grandes pesquisadores desta temática.</span></p> Fabiana de Freitas Poso, Bruno Andrade Pinto Monteiro Copyright (c) 2023 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3232 Tue, 01 Aug 2023 00:00:00 +0000 Do Insular ao Peninsular https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3204 <p style="font-weight: normal; line-height: 115%; orphans: 2; widows: 2; margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">Este artigo é recorte de uma tese de Doutorado cuja indagação principal foi: “Como utilizar as tecnologias da informação e comunicação, à luz do pensamento complexo, na produção de práticas de ensino que potencializem a aprendizagem dos alunos da educação profissional e tecnológica, e, quais as reverberações oriundas deste movimento no conhecimento e no fazer docente?”. O estudo realizado trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de objetivo exploratório, apoiada, em termos de procedimentos técnicos, por uma pesquisa-ação, com fundamento no pensamento complexo. Através de uma racionalidade aberta e complexa, foi possível delinear, com base no pensamento complexo, elementos teórico-metodológicos para produção de práticas de ensino mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC), como forma de potencializar a aprendizagem dos alunos, e, numa lógica recursiva, própria do pensamento complexo, promover a análise das reverberações oriundas deste processo de pensar e concretizar práticas de ensino mediadas pelas TIC no conhecimento e no fazer docente, uma vez que os movimentos da pesquisa-ação realizada viabilizaram uma verdadeira formação docente entre pares.</span></p> Igor Radtke Bederode Copyright (c) 2023 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3204 Tue, 05 Sep 2023 00:00:00 +0000 Perfil, concepções e práticas de professores de Sociologia na região da 16ª CRE/RS https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3057 <p style="margin-bottom: 0.25cm;" align="justify"><span style="font-size: small;">Embora a Sociologia não constitua mais uma disciplina obrigatória no currículo do ensino médio, a Base Nacional Comum Curricular menciona a necessidade de abordar conteúdos relacionados à área. Já nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul, a oferta da Sociologia segue obrigatória no currículo do segundo ano. Contudo, o Censo da Educação Básica indica que a maioria das turmas de nível médio no Brasil não conta com professores licenciados em Sociologia ou Ciências Sociais. Assim, realizamos um estudo exploratório sobre o ensino de Sociologia em escolas da região de abrangência da 16ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul, cuja sede é localizada em Bento Gonçalves. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário virtual a docentes da disciplina, de modo a delinear seu perfil sociodemográfico e profissional, além de conhecer aspectos ligados à sua prática de ensino. O questionário teve a participação de 13 professores, dos quais a maioria atua na rede estadual e leciona em mais de uma escola. Onze respondentes ministram mais de um componente curricular e apenas três são licenciados na área, predominando professores graduados em História. </span></p> Jonathan Henriques do Amaral, Robert Reiziger de Melo Rodrigues, Bianca Lazzaretti Motta, Janine Bendorovicz Trevisan Copyright (c) 2023 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3057 Fri, 15 Sep 2023 00:00:00 +0000 Blueberry (Vaccinium ashei Reade) cv. Powderblue https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3246 <p class="western" align="justify"><span style="font-size: small;">Blueberry cultivation has gained significant attention due to its bioactive profile and antioxidant potential. The productive characteristics of blueberry plants play a crucial role in influencing the quantity and quality of the fruits produced. Therefore, the objective of this study was to evaluate the productive characteristics and their impact on the physicochemical profile of the blueberry cultivar Powderblue over two harvest seasons. The study revealed that there was a greater number of flowering buds interspersed with vegetative buds at the apical level of the shoots. The presence of floral primordia was more prominent in the medial and apical shoot levels, and this influenced the distribution of flowers and fruits, which were found in higher quantities at the apical shoot level. During both harvest seasons, the fruits located at the apical shoot level exhibited higher levels of soluble solids, phenolic compounds, anthocyanins, and antioxidant potential. They also had a higher pH and lower acidity compared to the fruits located at the medial and basal shoot levels. The positions of the flowering and vegetative buds had a direct impact on the abundance of floral primordia, flowers, and fruits. This, in turn, was closely associated with the antioxidant activity, total phenolic compounds, total anthocyanins, and physicochemical parameters of the fruits.</span></p> André Luiz Radünz, Flávio Gilberto Herter, Marjana Radünz, Maurício Albertoni Scariot, Rafael Dal Bosco Ducatti, Ana Carolina Sampaio Silva, Willian Floriano Carvalho de Castro, Vanessa Neumann Silva, Siumar Pedro Tironi, Lauri Lourenço Radünz Copyright (c) 2023 Revista Thema https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3246 Wed, 05 Jul 2023 00:00:00 +0000