Desempenho inicial de acessos de Opuntia spp. com resistência à Dactylopius opuntiae no Semiárido paraibano
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.298-315.3203Palavras-chave:
adaptação, produtividade, trocas gasosas, palma forrageiraResumo
No Semiárido Brasileiro, espécies do gênero Opuntia detêm relevante importância como reserva forrageira. No entanto, algumas pragas, como Dactylopius opuntiae, representam um entrave para essa cultura. Nesse sentido, avaliou-se 15 acessos de Opuntia com resistência esta praga, quanto aos aspectos morfológicos, produtivos e de trocas gasosas. As avaliações foram feitas 180 dias após o plantio, sendo mensuradas variáveis como altura e largura de plantas, índice de área de cladódio, sobrevivência, produtividade de matéria fresca, taxa de captação de CO2, eficiência instantânea de uso da água, eficiência intrínseca do uso de água e eficiência de carboxilação instantânea. Os resultados demonstraram elevada variabilidade entre os acessos para as variáveis morfológicas e produtivas. A análise de componentes principais evidenciou forte associação entre as características morfológicas e a taxa de captação de CO2, eficiência instantânea de uso da água, eficiência intrínseca do uso de água e eficiência de carboxilação instantânea. Neste estudo foram identificados acessos de Opuntia com características superiores, como os acessos 48, 49, 75, 91 e 100.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.