Recurso didático acessível para o ensino de Química Orgânica
aplicação de técnicas de bordado
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.234-253.3033Palavras-chave:
Ensino de Química, deficiência visual, recurso didático acessível, bordado livreResumo
Este trabalho teve por finalidade apresentar o desenvolvimento de quatro recursos acessíveis a pessoas com deficiência visual (DV) para o ensino de nomenclatura de alcanos. Inicialmente, foi desenvolvido um piloto, que consistia em um recorte de tecido de algodão cru, com 20 x 25 cm. Nele constavam a estrutura química do 3-etil-2-metilexano, com nomenclatura, fórmula molecular em braille e em letra bastão. Foi utilizado o bordado livre para bordar as informações com diferentes relevos e texturas. O piloto foi testado por dois alunos com DV, um cego e um com baixa visão. Por meio de entrevista semiestruturada, foram estabelecidas conversações sobre: organização das informações, estrutura química, braille e letra bastão. Os resultados foram analisados a partir da avaliação dos estudantes e com base nas sugestões realizadas foram construídos os quatro recursos acessíveis dos alcanos: octano, 3-etil-2-metilexano, cicloexano e 1-etil-2metilciclopentano. Concluiu-se que o bordado foi eficiente para a construção dos recursos acessíveis, pela versatilidade em criar relevos, auxiliando na formação de imagens mentais. Bem como os recursos têm potencial para melhorar a compreensão do assunto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.