Recurso Didáctico Accesible para la Enseñanza de la Química Orgánica
Aplicación de Técnicas de Bordado
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.234-253.3033Palabras clave:
Ensino de Química, deficiência visual, recurso didático acessível, bordado livreResumen
Este trabajo tuvo como objetivo desarrollar cuatro recursos accesibles para personas con discapacidad visual para la enseñanza de la nomenclatura de alcanos. Inicialmente se desarrolló un modelo piloto, que consistía en un corte de algodón crudo, de 20 x 25 cm. Contenía la estructura química del 3-etil-2-metilhexano, con nomenclatura y fórmula molecular en Braille y en letras de palo. Se utilizaba bordado para “escribir” la información, con diferentes relieves y texturas. El piloto fue probado por dos estudiantes con discapacidad visual, uno ciego y otro con baja visión. Y a través de entrevistas semiestructuradas se establecieron conversaciones sobre: organización de la información, estructura química, braille y stick lettering. Los resultados se analizaron a partir de la valoración de los alumnos. A partir de las sugerencias realizadas se construyeron las cuatro fuentes accesibles de alcanos: octano, 3-etil-2-metilhexano, ciclohexano y 1-etil-2-metilciclopentano. Se concluyó que el bordado fue eficiente para la construcción de recursos accesibles, debido a la versatilidad en la creación de relieves, auxiliando en la formación de imágenes mentales. Además de los recursos, tiene el potencial de mejorar la comprensión del tema.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.