Recurso didáctico accesible para la enseñanza de Química Orgánica
aplicación de técnicas de bordado
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.234-253.3033Palabras clave:
Enseñanza de Química, discapacidad visual, recurso didáctico accesible, bordado libreResumen
Este trabajo tuvo como finalidad presentar el desarrollo de cuatro recursos accesibles para personas con discapacidad visual (DV) para la enseñanza de la nomenclatura de los alcanos. Inicialmente, se desarrolló un prototipo, que consistía en un recorte de tela de algodón crudo, de 20 x 25 cm. En él se incluía la estructura química del 3-etil-2-metilexano, con nomenclatura, fórmula molecular en braille y en letra de palo. Se utilizó el bordado libre para bordar la información con diferentes relieves y texturas. El prototipo fue probado por dos estudiantes con DV, uno ciego y otro con baja visión. A través de una entrevista semiestructurada, se establecieron conversaciones sobre: organización de la información, estructura química, braille y letra de palo. Los resultados fueron analizados a partir de la evaluación de los estudiantes y, con base en las sugerencias realizadas, se construyeron los cuatro recursos accesibles de los alcanos: octano, 3-etil-2-metilexano, ciclohexano y 1-etil-2-metilciclopentano. Se concluyó que el bordado fue eficiente para la construcción de los recursos accesibles, por su versatilidad para crear relieves, ayudando en la formación de imágenes mentales. Así como los recursos tienen potencial para mejorar la comprensión del tema.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.