Avaliação espaço-temporal da qualidade da água do Rio Comandaí, através do Índice de Qualidade da Água

Autores

  • Danilo Thomaz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Pelotas/RS - Brasil.
  • Luana Nunes Centeno Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil.
  • Samanta Tolentino Cecconello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Pelotas/RS - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.79-103.3068

Palavras-chave:

FEPAM, monitoramento ambiental, gestão hídrica, parâmetros limnológicos

Resumo

O monitoramento dos recursos hídricos é um poderoso instrumento de avaliação e gestão da qualidade da água, uma vez que auxilia na redução dos impactos atrelados às atividades antrópicas. Contudo, para a realização do monitoramento da qualidade da água, é essencial conhecer o comportamento das características físicas, químicas e biológicas da água, ao longo do tempo e do espaço. Sendo assim, este estudo objetivou avaliar espacial e temporalmente a qualidade da água do Rio Comandai, localizado na Região Hidrográfica do Uruguai, através do Índice de Qualidade da Água (IQA-Cetesb). Foram coletados dados de três pontos diferentes ao longo dos anos de 2018, 2019 e 2020. Nestes dados foram aplicados a formulação matemática multiplicativa aglomerativa do IQA Cetesb e por meio desta foi possível identificar três faixas de qualidade da água ao longo da variação espacial estudada, a saber, ruim, aceitável e boa, sendo o ponto 2 o que apresentou a maior variabilidade temporal. Por fim, concluiu-se que o IQA-Cetesb, poderá servir de base preliminar para o monitoramento e gestão do rio Comandaí e servir como uma ferramenta de comunicação com a sociedade em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Nunes Centeno, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil.

Graduada em Tecnologia em Saneamento Ambiental, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas; Mestre em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pelotas e Doutoranda em Recursos Hídricos através da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2023-03-17

Como Citar

THOMAZ, D.; CENTENO, L. N.; TOLENTINO CECCONELLO, S. Avaliação espaço-temporal da qualidade da água do Rio Comandaí, através do Índice de Qualidade da Água. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 1, p. 79–103, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.79-103.3068. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3068. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)