“Lutando pela vida”

aplicação de um jogo sobre Educação Ambiental em turmas de Ensino Fundamental

Autores

  • Marcus Serafim ULBRA
  • Solange Joanoni Veiga SEcretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul
  • Leticia Azambuja Lopes

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.688-704.2117

Resumo

O ensino de ciências é algo desafiador para o docente e um dos desafios consiste em escolher uma estratégia que seja eficiente, sendo isto o foco deste trabalho: o desenvolvimento de um jogo como estratégia de ensino. Este estudo é uma pesquisa de natureza qualitativa, com caráter exploratório e trazendo elementos de pesquisa de campo e pesquisa participante. O trabalho foi realizado com duas turmas de ensino fundamental, uma de nono ano da rede municipal de Caxias do Sul e outra de quarto ano, esta de uma escola da rede estadual, também de Caxias do Sul. O trabalho consistiu na aplicação de um jogo de cartas com o objetivo de ensinar consumo racional e ao final do estudo foi aplicado um questionário a fim de verificar a aceitação do jogo junto aos estudantes. Os alunos se envolveram na proposta e demonstraram que é possível levar para a sala de jogos ou atividades com elementos de jogos a fim de estimular a aprendizagem.

Palavras-chave: Jogos; educação ambiental; jogos de cartas; aprendizagem por jogos.

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Publicado

2022-08-09

Como Citar

Serafim, M., Joanoni Veiga, S., & Azambuja Lopes, L. (2022). “Lutando pela vida”: aplicação de um jogo sobre Educação Ambiental em turmas de Ensino Fundamental. Revista Thema, 21(3), 688–704. https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.688-704.2117

Edição

Seção

Ciências Humanas