Agronomic characteristics of barley cultivars in response to nitrogen fertilization

Autores

  • Lanes Beatriz Acosta Jaques Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Bagé/RS - Brasil
  • Ivan Ricardo Carvalho Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, Ijuí/RS - Brasil
  • Henrique Eguilhor Rodrigues Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil
  • Ítala Thaisa Padilha Dubal Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Bagé/RS - Brasil
  • Ruddy Alvaro Veliz Escalera Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil
  • João Roberto Pimentel Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil
  • Cristian Troyjack Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil
  • Vinícius Jardel Szareski Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil
  • Francine Lautenchleger Universidade do Centro Oeste - Unicentro, Guarapuava/PR - Brasil
  • André Luiz Radünz Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS - Campus Chapecó) Professor Adjunto http://orcid.org/0000-0002-2397-011X
  • Ana Carolina Sampaio Silva Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Chapecó/SC - Brasil
  • Rafael Dal Bosco Ducatti Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Curitiba/PR - Brasil
  • Tiago Aumonde Zanatta Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil
  • Tiago Pedó Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.676-691.3241

Palavras-chave:

Cereal, Seed production, Hordeum vulgare,, genotype x environment interaction,

Resumo

The aim of this study was to assess the impact of nitrogen doses on the yield of two barley cultivars, namely BRS Brau and BRS Cauê, cultivated in various growing environments in Southern Brazil. The research was conducted during the 2017 harvest season in Alegrete and Pelotas, RS, Brazil. A randomized block design with a factorial scheme of 2 x 2 x 4 (growing environments x barley cultivars x nitrogen doses) was employed, with four replications. Various parameters were evaluated, including plant height, number of tillers per plant, number of ears per square meter, number of seeds per plant, thousand seeds weight (TSW), and yield. The results indicated that the two barley cultivars responded differently to the growing environments and nitrogen doses. In Pelotas, BRS Brau exhibited superior performance in terms of plant height and TSW, while BRS Cauê showed a higher number of seeds per plant and seed yield. Furthermore, the combination of the Pelotas growing environment and a nitrogen dose of 200 kg ha-1 resulted in optimized growth and yield of barley seeds.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lanes Beatriz Acosta Jaques, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Bagé/RS - Brasil

Professora Substituta na Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA, Campus Alegrete, atuando no curso de Bacharelado em Engenharia Agrícola. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Santa Maria (2018/2021). Têm experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas, Engenharia e Tecnologia de Pós-Colheita de Produtos Agrícolas, atuando principalmente nas linhas de pesquisas de: Beneficiamento, Processamento, Secagem, Armazenamento e Qualidade de Produtos Agrícolas. Durante o doutorado desenvolveu e validou um um dispositivo para monitoramento da qualidade da massa de grãos de soja no transporte rodoviário. Mestre em Ciências pelo programa de Ciência e Tecnologia de Sementes da Universidade Federal de Pelotas- UFPel (2018). No mestrado trabalhou com pesquisas na área de produção e tecnologia de sementes, fisiologia e pós-colheita. Engenheira Agrícola formada pela Universidade Federal do Pampa em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Durante a graduação foi Bolsista de Iniciação Científica da FAPERGS e CNPq, desenvolvendo atividades de pesquisa e extenção voltadas a pós-colheita de grãos e sementes.

Ivan Ricardo Carvalho, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, Ijuí/RS - Brasil

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Especialista em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2018). Mestre em Agronomia pelo Programa de Pós Graduação em Agronomia, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal de Santa Maria (2015). Doutor em Agronomia pelo Programa de Pós Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Pelotas (2018).Pós Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes/Plantas de Lavoura através da Universidade Federal de Pelotas (2018/2019). Atualmente é Professor de Agronomia e Medicina Veterinária, Coordenador do Programa de Melhoramento Genético na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - (Linha de Pesquisa Grãos) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade.

Henrique Eguilhor Rodrigues, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil

Engenheiro Agrícola formado pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IF Farroupilha) - Campus Alegrete - RS. Foi integrante do GESTAR - Grupo de Estudos em Ergonomia, Saúde e Segurança do Trabalho Agroindustrial e Rural. Foi bolsista de iniciação científica, durante o período de graduação. Mestre e doutorando em Engenharia Agrícola (PPGEA) na Universidade Federal de Santa Maria, com ênfase em Mecanização Agrícola. Membro do Laboratório de Agrotecnologia (Agrotec) do Núcleo de Ensaios de Máquinas Agrícolas (NEMA).

Ítala Thaisa Padilha Dubal, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Bagé/RS - Brasil

Engenheira Agrícola pela Universidade Federal do Pampa em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFar (2015). Durante a graduação foi bolsista PIBIC, desenvolvendo atividades voltadas ao estado de conservação de colhedoras automotrizes. Mestra em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2018). Trabalhava com produção e tecnologia de sementes, fisiologia de sementes e pós-colheita. Doutoranda do Programa de Pós-Gradução em Engenharia Agrícola - PPGEA na Universidade Federal de Santa Maria (2019-2022), com ênfase em Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas, Pré-Processamento de Produtos Agrícolas e Armazenamento de Produtos Agrícolas. Professora Substituta na Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA, Campus Alegrete (2018 a 2020), atuando nos cursos de Bacharelado em Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Telecomunicações. Atualmente é Analista de Meio Ambiente na Cooperativa Agroindustrial Alegrete Ltda, responsável pela coleta de resíduos sólidos, atualizações de Licenças de operação e documentos para o Ibama e Fepam. Responsável pela análises da qualidade de água das cadeiras de secagem e da caldeira da fábrica de ração da cooperativa. Integrante do Comitê de gestão ambiental e do comitê de pesquisas dentro da indústria. Responsável também pelas análises de qualidade interna das sementes recebidas na safra pela cooperativa.

Ruddy Alvaro Veliz Escalera, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil

Possui graduação em Engenhería Agronómica - Universidad Autonoma Gabriel René Moreno (2014). Tem experiência na área de Agronomia. Atualmente é Mestrando do Programa de Pós - graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes na Universidade Federal de Pelotas.

João Roberto Pimentel, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2014), mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2018) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2022).

Cristian Troyjack, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes da Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2017/2020). Atua nas linhas de produção e tecnologia de sementes, fisiologia de sementes e fisiologia da produção. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2017). Agrônomo formado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo (2015). Possui formação em Técnico em Agropecuária pela Escola Estadual Técnica Guaramano (2010). Durante a graduação foi bolsista de Extensão universitária, desenvolvendo atividades voltadas a isolamento térmico de edificações rurais e a utilização de softwares de desenho técnico assistido por computador.

Francine Lautenchleger, Universidade do Centro Oeste - Unicentro, Guarapuava/PR - Brasil

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e especialização em Proteção de Plantas pela Faculdade Integrado (2016). Cursou mestrado em Ciências Agrárias pelo Universidade Estadual de Maringá, com dissertação voltada à área de melhoramento genético. Está cursando doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com ênfase em melhoramento genético de milho e fitopatologia. Trabalhou como professora de inglês e atualmente é professora de Entomologia na Universidade de Cruz Alta.

Ana Carolina Sampaio Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Chapecó/SC - Brasil

Discente do curso de graduação em Agronomia (ênfase em agroecologia), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. Participa do grupo de pesquisa Agrometeorologia e produção sustentável de alimentos (AGROMETS), foi bolsista no projeto de pesquisa Eficiência Repelente, Inseticida e a Persistência de Óleo Essencial de Neem Líquido e Microencapsulado Sob Infestação de Sitophilus Zeamais em Grãos de Milho Armazenados.

Rafael Dal Bosco Ducatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Curitiba/PR - Brasil

Tem experiência na área de agricultura possuindo formação em curso técnico em agropecuária pela escola La Salle - Xanxerê. Após o término do curso técnico realizou estágio agrícola nos Estados Unidos da América (EUA) por 2,5 anos entrando em contato com pessoas voltadas a área agrícola, sendo que no primeiro ano especializou-se na área de floricultura estagiando no estado de Minnesota e nos outros 1,5 anos especializou-se na área de culturas anuais em Oklahoma, realizando plantio, colheita e fertilizações. Após seu retorno ao Brasil ingressou na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para cursar Agronomia. Em 2014 retornou aos EUA para cursar um ano de agronomia pela Universidade Cornell University onde obteve exemplar desempenho, alcançando um GPA de 3,95. Em 2015, retornou ao Brasil para continuar sua formação agronômica. Ministrou aulas de inglês por sete anos (2010-2017) pela escola de idiomas Wizard. Atuou como trainee no grupo Olmix (Olmix do Brasil) entre Agosto e Novembro de 2017. Atuou como gerente técnico comercial do Grupo Olmix - Plant Care para a América do Sul. Em 2021 adquiriu seu título de Mestre em Agronomia (linha de pesquisa em produção vegetal. Area de concentração: proteção de plantas) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Atualmente atua como Diretor Técnico/Comercial da empresa Solo Sagrado Agronegócios e cursa doutorado em produção vegetal (área de concentração: proteção de plantas) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco.

Tiago Aumonde Zanatta, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil

Possui Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência & Tecnologia de Sementes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) atuando na linha de pesquisa Fisiologia da Semente com pesquisa relacionada a Fisiologia da Produção e do Estresse, Qualidade Fisiológica e Metabolismo de Sementes de Plantas Cultivadas. Mestrado em Fisiologia Vegetal, linha de pesquisa Fisiologia da Produção Vegetal e Graduação em Agronomia e, pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Possui Curso Técnico Profissionalizante com habilitação em Agropecuária pelo Colégio Agrícola de Frederico Westphalen da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. É Professor Adjunto na Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel - Departamento de Fitotecnia, onde também integra o corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes e do Curso de Especialização em Ciência e Tecnologia de Sementes. Foi Coordenador do Curso de Especialização em Ciência e Tecnologia de Sementes - UFPel com inserção em países da América Latina (Portaria No.074 de 09 Janeiro de 2014) a outubro de 2014 (De portaria No. 1.992 de 21 de Outubro de 2014). Foi Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes, modalidade Mestrado Acadêmico e Doutorado de outubro de 2014 (Portaria No. 1.994 de 21 de Outubro de 2014) a setembro de 2016 (Portaria 1.217 de 05 de setembro de 2016) e do Curso de Mestrado Profissional de abril de 2015 (Portaria No. 562 de 22 de abril de 2015) a setembro de 2016 (Portaria No. 1207 de 01 de setembro de 2016) da Universidade Federal de Pelotas. Orienta alunos de Iniciação Científica, Mestrado e de Doutorado. Participou do projeto com inserção internacional intitulado "Produção, avaliação e conservação de sementes de quinoa (Chenopodium quinoa Wild)" , realizado em parceria entre UFPel, Embrapa e a Oregon State University (USA). É revisor de periódicos Nacionais e Internacionais, especializados na área de agronomia. Possui experiência em Produção e Tecnologia de Sementes de Alta Performance. Atua como Coordenador de Projeto na área de Ciência e Tecnologia de Sementes, sendo, também colaborador em projetos na mesma área. Foi Prof. Responsável/regente da Disciplina de Produção e Tecnologia de Sementes ministrada ao Curso de Agronomia - UFPel. É representante Titular da UFPel na Comissão de Sementes e Mudas do Estado do Rio Grande do Sul (CSM/RS) - Portaria 1621, de 13 de Julho de 2018 substituida pela Portaria 607 de12 DE ABRIL DE 2021. Representante suplente da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes (PPGCTS) junto à Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (APASSUL). Responsável pelo Laboratório de BioSementes vinculado ao DFt/PPG em C&T de Sementes - UFPel. Atualmente é Coordenador Adjunto do PPG em Ciência e Tecnologia de Sementes (Mestrado Acadêmico e Doutorado) - PORTARIA Nº 1552, DE 08 DE OUTUBRO DE 2020; e, Coordenador Adjunto do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes - UFPel - PORTARIA Nº 1551, DE 08 DE OUTUBRO DE 2020. Desenvolve Pesquisa em Produção, Pós-Colheita e Fisiologia de Sementes, asssim como, Ensino e Extensão. Atualmente esta como coordenador do Curso de Especialização em Ciência e Tecnologia de Semente - UFPel que possui convênio com a APROSEMP (Associação de Produtores de Sementes do Paraguai) - Portaria 2183, de 29 de dezembro de 2021.

Tiago Pedó, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas/RS - Brasil

Professor da Carreira do Magistério Superior na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas. Engenheiro Agrônomo pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Agronomia com ênfase em Produção Vegetal / Fisiologia da Produção PPGSP Agrícola Familiar. Doutor pelo PPGC&T de Sementes, nas áreas de fisiologia da produção, do estresse e de sementes de plantas de lavoura. Pós Doutor no PPGC&T de Sementes, na área de pseudocereais. Possui Curso Técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola de Frederico Westphalen/Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolve projetos de pesquisa em parceria com Professores da Universidade Federal do Rio Grande e Universidade Federal Fronteira Sul, e com Pesquisadores da EMBRAPA Clima Temperado. Atualmente integra o corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes e do Curso de Especialização em Ciência e Tecnologia de Sementes, sendo o atual Coordenador do Curso (PORTARIA Nº 1037, DE 25 DE ABRIL DE 2019) e do PPG (PORTARIA Nº 1552, DE 08 DE OUTUBRO DE 2020), com inserção em países da América Latina e com convênio ativo com a Asociación de Productores de Semillas Del Paraguay (APROSEMP) (EDITAL Nº 163/2019). Representante titular da FAEM junto Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (APASSUL) e Suplente junto à Comissão de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul ? CSM/RS. Orienta alunos de Iniciação Científica, TCC, estágio final, monografia, Mestrado e de Doutorado. É revisor de periódicos Nacionais e Internacionais, especializados na área de Plantas de Lavoura e Sementes. Possui experiência na área de Agronomia com ênfase em Fitotecnia, Plantas de Lavoura, Produção e Beneficiamento de Sementes, Fisiologia da Produção e do Estresse das Plantas de Lavora. Participar de projetos de pesquisa e extensão como Coordenador e colaborador na FAEM-UFPel.

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

JAQUES, L. B. A.; CARVALHO, I. R. .; RODRIGUES, H. E. .; DUBAL, Ítala T. P.; ESCALERA, R. A. V. .; PIMENTEL, J. R. .; TROYJACK, C. .; SZARESKI, V. J. .; LAUTENCHLEGER, F. .; RADÜNZ, A. L.; SILVA, A. C. S. .; DUCATTI, R. D. B. .; ZANATTA, T. A. .; PEDÓ, T. . Agronomic characteristics of barley cultivars in response to nitrogen fertilization. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 3, p. 676–691, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.676-691.3241. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3241. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)