Relações entre caracteres agronômicos e caracterização do ideótipo de aveia branca para cultivo com e sem adubação química
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.532-544.3621Palavras-chave:
Avena sativa, correlação, análise de trilha, árvore de regressão, mapa de KohonenResumo
Os objetivos deste trabalho foram caracterizar e verificar se as relações lineares entre caracteres agronômicos da aveia branca são distintas entre cultivos com e sem adubação química; e identificar o ideótipo agronômico que potencializa o desempenho agronômico da aveia branca. Realizaram-se dois ensaios de uniformidade com e sem adubação química na safra de 2020. Em cada ensaio, em 285 plantas, mensuraram-se os caracteres agronômicos. Calcularam-se os coeficientes de correlação linear de Pearson e os efeitos diretos e indiretos da análise de trilha. O algoritmo de árvore de regressão e a rede neural de mapas de Kohonen foram utilizadas para identificar o ideótipo agronômico. As relações lineares entre caracteres agronômicos da aveia branca são similares entre cultivos com e sem adubação química. Os genótipos de aveia branca com maior massa de grãos da panícula podem ser selecionados indiretamente pela massa da panícula, independentemente do cultivo com ou sem adubação. Os genótipos de aveia branca com 114.57 cm de altura, 97.41 cm de inserção da panícula, 18.11 cm de comprimento da panícula, 1.31 g de massa da panícula e 27.92 grãos na panícula caracterizam o ideótipo agronômico que maximiza a massa de grãos da panícula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.