Correlações canônicas para rabanete (Raphanus sativus l.) e as variáveis de crescimento
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3799Palavras-chave:
Análise multivariada, Correlação de Pearson, Atributos morfológicosResumo
O rabanete apresenta poucos estudos que envolvem atributos de crescimento e suas relações, que são de grande importância para avaliar o rendimento final da cultura. O objetivo deste trabalho foi estimar as relações lineares entre variáveis de crescimento, avaliar grupos de variáveis da parte aérea e radicular por meio da análise de correlações canônicas e da distância genética entre as três cultivares de rabanete. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, organizado em esquema fatorial: três (cultivares de rabanete) x sete (épocas de coleta das plantas 13, 16, 19, 22, 25, 28 e 31 dias após a semeadura), dispostos em quatro repetições. As plantas foram coletadas em intervalos regulares de três dias, iniciando-se no décimo terceiro dia após a semeadura até o final do ciclo vegetativo. As variáveis analisadas em cada coleta foram: número de folhas, área foliar, diâmetro transversal e longitudinal, comprimento da raiz, parte aérea, raiz e matéria seca total. Os dados obtidos foram submetidos a uma análise conjunta, e as variáveis medidas foram submetidas à correlação linear com a significância baseada no teste t a 1 e 5% de probabilidade, esta análise teve o intuito de evidenciar a tendência de associação linear para as variáveis e análise de correlações canônicas. Plantas de rabanete com maior área foliar apresentam menor desenvolvimento radicular, com base no coeficiente de correlação canônica. Houve correlações positivas entre todas as variáveis analisadas, com destaque para área foliar com matéria seca, altura de planta e número de folhas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.