Canonical correlations for radish (Raphanus sativus l.) Growth variables

Autores/as

  • Tiago Pedó Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Tiago Zanatta Aumonde Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Geison Rodrigo Aisenberg Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Maicon Nardino Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Vinícius Jardel Szareki Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Ivan Ricardo Carvalho Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Francine Lautenchleger Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Cristina Rossetti Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Lilian Vanussa Madruga de Tunes Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Velci Queiróz de Souza Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Willian Silva Barros Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Francisco Amaral Villela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3799

Palabras clave:

Multivariate analysis, Pearson correlation, Morphological attributes

Resumen

The importance to evaluate the final yield of the crop. The objective of this work was to estimate the linear relationships among growth variables, to evaluate groups of shoot and root variables by analyzing canonical correlations and the genetic distance among the three radish cultivars. The experimental design was a randomized block design, organized in a factorial scheme: three (radish cultivars) x seven (collection times of plants 13, 16, 19, 22, 25, 28 and 31 days after sowing), arranged in four replicates. The plants were collected at regular intervals of three days, starting on the thirteenth day after sowing until the end of the growing cycle. The variables analyzed in each collection were: number of leaves, leaf area, transverse and longitudinal diameter, root length, shoot, root and total dry matter. The obtained data were submitted to a joint analysis, and the measured variables were submitted to linear correlation with the significance based on the t test at 1 and 5% of probability, this analysis had the intention of evidencing the trend of linear association for the variables and analysis of canonical correlations. Radish plants with larger leaf area demonstrate lower root development, based on the coefficient of canonical correlation. There were positive correlations among all the analyzed variables, especially the leaf area with dry matter, plant height and leaf number.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tiago Pedó, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Professor da Carreira do Magistério Superior na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas. Engenheiro Agrônomo pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Agronomia com ênfase em Produção Vegetal / Fisiologia da Produção PPGSP Agrícola Familiar. Doutor pelo PPGC&T de Sementes, nas áreas de fisiologia da produção, do estresse e de sementes de plantas de lavoura. Pós Doutor no PPGC&T de Sementes, na área de pseudo

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0799661863186569

Tiago Zanatta Aumonde, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Professor de Produção e Tecnologia de Sementes na Universidade Federal de Pelotas, desenvolvendo pesquisa relacionada à Produção e a Tecnologia de Sementes, Estratégias de Produção para alta Qualidade de Sementes, Pós-Colheita de Sementes, Fisiologia da Produção e do Estresse, Qualidade Fisiológica e Metabolismo de Sementes de Plantas Cultivadas. Possui Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Tecnologia de Sementes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mestrado em Fisiologia Vegetal e Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas. Possui Curso Técnico Profissionalizante com habilitação em Agropecuária pelo Colégio Agrícola de Frederico Westphalen da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Integra o corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes e do Curso de Especialização em Ciência e Tecnologia de Sementes.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3499020467982627

Geison Rodrigo Aisenberg, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (2007-2012). Apresenta Mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (2013-2015). Atualmente é Bolsista CAPES, aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (2015-2018), atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de sementes; vigor de sementes; crescimento de plantas; herbicidas; estresse; fisiologia de sementes; soja; trigo; feijão; arroz. 

Maicon Nardino, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Maicon Nardino é graduado em agronomia (2011), mestrado em agronomia com ênfase em genética e melhoramento pela universidade federal de santa maria - campus de frederico westphalen (2013). possui doutorado em agronomia, com ênfase em genética e melhoramento (2015) e pós doutorado na área de biometria pela universidade federal de pelotas (2018). atualmente é professor adjunto da universidade federal de viçosa (UFV), campus viçosa, está lotado no departamento de agronomia (DAA). atua como docente e orientador nos programas de pós graduação em genética e melhoramento (PPGGM) e fitotecnia (PPGFIT) da UFV. tem seus projetos e pesquisas voltados para a área de genética e melhoramento de plantas, atualmente é o coordenador de pesquisa do programa trigo da ufv e presidente da diretoria regional de minas gerais da sociedade brasileira de melhoramento de plantas, 2024-2025. e-mail: nardino@ufv.br 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7811009170361239

Vinícius Jardel Szareki, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Atua como coordenador de produção de semente genética da GDM no estado de São Paulo. Foi coordenador de produção agrícola no grupo SLC Agrícola (fazenda Panorama/BA), sendo responsável por implantar e executar o planejamento da unidade de 22 mil hectares destinado a produção de sementes de soja, algodão e milho. Foi Trainee e Responsável Técnico de Produção e Qualidade de Sementes na mesma, atuando na supervisão de campos de produção de sementes de soja e algodão nos estados de Goiás, Bahia e Tocantins. Possui mestrado (2017) e Doutorado (2020) em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Engenheiro Agrônomo (2015) pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM - Campus de Frederico Westphalen - RS. Realizou o curso Técnico em Agropecuária (2011) pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM). 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1069795934274923

Ivan Ricardo Carvalho, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Especialista em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2018). Mestre em Agronomia pelo Programa de Pós Graduação em Agronomia, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal de Santa Maria (2015). Doutor em Agronomia pelo Programa de Pós Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Pelotas (2018).Pós Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes/Plantas de Lavoura através da Universidade Federal de Pelotas (2018/2019).Atualmente é Professor de Agronomia e Medicina Veterinária, Coordenador do Programa de Melhoramento Genético na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - (Linha de Pesquisa Grãos).Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) e Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC). Coordenador da Especialização em Plantas de Lavoura.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7945266734797620

Francine Lautenchleger, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Possui doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com ênfase em melhoramento genético de milho e fitopatologia. Cursou mestrado em Ciências Agrárias pelo Universidade Estadual de Maringá, com dissertação voltada à área de melhoramento genético. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e especialização em Proteção de Plantas pela Faculdade Integrado (2016). Trabalhou como professora de inglês. Foi professora de Entomologia e Fitopatologia na Universidade de Cruz Alta e atualmente é encarregada do Laboratório de Fitopatologia da CCGL (RTC).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6498231937716051

Cristina Rossetti, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Pelotas (2014/2019) escrevendo a monografia sobre Controle de Qualidade de Sementes de Soja - Sementeira Cambaí em São Luiz Gonzaga; Mestra em Ciência pelo Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes-UFPel, sob orientação da professora doutora Lilian Vanussa Madruga de Tunes (2019/2021).

Lilian Vanussa Madruga de Tunes, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Atualmente Coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes e Especialização em Sementes. Professora associada do curso de Agronomia (FAEM / UFPel); PPG Sementes Acadêmico e Profissional e Especialização; atuando na área de Controle de Qualidade de Sementes Gestão dos Processos para Qualidade de Sementes e responsável pelo Laboratório Didático de Análise de Sementes do PPG Sementes. Orienta alunos de Iniciação Científica, especialização, Mestrado Acadêmico e Profissional e de Doutorado. Professora engenheira Agrônoma formada na Universidade Federal de Pelotas (UFPel / RS / 2007), Mestre em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPel / RS / 2009); Doutora em Agronomia (UFSM / RS / 2011) e Pos Doutora em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPel / RS / 2012).

Velci Queiróz de Souza, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (2002), mestrado em Pós-Graduação em Agronomia - Melhoramento Vegetal pela Universidade Federal de Pelotas (2004) e doutorado em Pós-Graduação em Agronomia - Melhoramento Vegetal pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Genético Vegetal e Experimentação Agropecuária.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6515305945460230

Willian Silva Barros, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é professor Titular (2025) da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Biometria e Estatística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística genômica, análise de dados, estatística, planta medicinal e diversidade genética.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3248624160410975

Francisco Amaral Villela, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel (1979), especialização em Ensino de Física pela Universidade Católica de Pelotas-UCPel (1980), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas-UFPel (1985), doutorado em Fitotecnia pela Universidade de São Paulo-USP (1991) e pós-doutorado no Departamento de Produção Vegetal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-ESALQ/USP (2001). Professor Titular da Universidade Federal de Pelotas.

Descargas

Publicado

2025-09-23

Cómo citar

PEDÓ, T.; AUMONDE, T. Z. .; AISENBERG, G. R. .; NARDINO, M. .; SZAREKI, V. J. .; CARVALHO, I. R.; LAUTENCHLEGER, F. .; ROSSETTI, C.; TUNES, L. V. M. de .; QUEIRÓZ DE SOUZA, V.; SILVA BARROS, W.; AMARAL VILLELA, F. Canonical correlations for radish (Raphanus sativus l.) Growth variables . Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–10, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3799. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3799. Acesso em: 25 sep. 2025.

Número

Sección

Ciências Agrárias

Artículos más leídos del mismo autor/a